TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o RESUMO DE TODA A LEI de Deus?

Por:   •  9/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 14

>> Qual é o RESUMO DE TODA A LEI de Deus??
_______________________________________________

1 - Faça a teu próximo tudo aquilo que ele fizer contra ou a favor de você??

OU...

2 - Faça a teu próximo aquilo que você gostaria que ele fizesse a você??
_______________________________________________

Para sabermos isso, antes, qual era a base da LEI DE MOISÉS que o povo tanto amava?? Era o ódio. Moisés resumiu o comportamento amado pelo povo enunciado nestas regras bem simples... vejamos a informação dada por Moisés:

(Deuteronômio 7:16) 16 Devorarás todos os povos que Jeová teu Deus te entregar; OS TEUS OLHOS NÃO TERÃO PIEDADE (MISERICÓRDIA) DELES, nem servirás aos seus deuses; pois isso te será por laço.

(Deuteronômio 13:8-10) 8 não lhe cederás, nem o ouvirás, O TEU OLHO NÃO TERÁ PIEDADE DELE, nem o pouparás, nem o esconderás; 9 mas CERTAMENTE O MATARÁS. A TUA MÃO SERÁ A PRIMEIRA contra ele PARA O MATAR, e DEPOIS A MÃO DE TODO O POVO. 10 Tu o APEDREJARÁS, ATÉ QUE MORRA; porque procurou apartar-te de Jeová teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa de servidão.

(Deuteronômio 19:12-13) 12 os anciãos da sua cidade enviarão e o tirarão dali, e o entregarão nas mãos do VINGADOR DE SANGUE, PARA QUE MORRA. 13 NÃO TERÁ PIEDADE DELE O TEU OLHO, mas tirarás o sangue inocente do meio de Israel, para que te vá bem.

(Deuteronômio 19:21) 21 NÃO TERÁ PIEDADE DELE O TEU OLHO; dar-se-á VIDA por VIDA, OLHO por OLHO, DENTE por DENTE, MÃO por MÃO e PÉ por PÉ. [ Êxodo 21:23-25 / Levítico 24:20]

(Deuteronômio 25:11-12) 11 Quando brigarem dois homens, um com o outro, e a mulher de um se chegar para livrar o marido da mão daquele que o fere, e estender a mão e lhe pegar pelas suas vergonhas; 12 decepar-lhe-ás a mão, O TEU OLHO NÃO TERÁ PIEDADE DELA.

... os teus olhos não terão piedade deles.
... não terá piedade dele o teu olho.

Segundo a informação dada por Moisés, deviam os pecadores serem tratados com misericórdia dentro do reino de Deus?? Segundo Moisés, deviam sentir dó, compaixão ou piedade pelos pecadores de dentro ou de fora do reino??

- Não tenham piedade daquele que comete pecado, assim dizia Moisés.

Resumindo, qual estava sendo a regra ou a lei usada por Moisés ali?? Não estava sendo "ame quem te ama e odeie quem te odeia"?? Está bem óbvio, não está?? Moisés não estava ensinando e "fazendo ao próximo tudo aquilo que faziam contra ele e o povo ou a favor dele e o povo"??

Esta era a regra (lei, mandamento) dada ao povo. Segundo Moisés, sendo tanto dentro como fora do reino de Deus, os pecadores não deviam ser tratados com misericórdia. "Devia ser dado a cada um segundo o que ele merecia em face de seu pecado".

Segundo Moisés, este era o desejo do Rei Jeová.
Segundo Moisés, esta era a legislação dada pelo Rei Jeová.

> Será mesmo que este era o desejo e a lei de Jeová?? Veremos, mas antes, vamos ver mais um exemplo dos mandamentos que Moisés dava e que tinham como base o ódio e não o amor.

(Deuteronômio 20:17-18) 17 porque DEVES impreterivelmente DEVOTÁ-LOS À DESTRUIÇÃO: os hititas e os amorreus, os cananeus e os perizeus, os heveus e os jebuseus, assim como te mandou Jeová, teu Deus; 18 A FIM DE QUE NÃO TE ENSINEM A FAZER segundo todas as suas COISAS DETESTÁVEIS que fizeram com os seus deuses e deveras pequeis contra Jeová, vosso Deus.

- Será que este mandamento ou lei é mesmo de Jeová?? Vamos pegar este exemplo e colocá-lo em detalhes. Vejamos:

Era a vontade de Jeová exterminar os povos cananeus para que não ensinassem ao povo escolhido, os caminhos que eles estavam andando?? Era o desejo do Pai que os descendentes de Jacó odiassem e matassem os povos da terra de Canaã?? Era o desejo do Pai que existisse esta inimizade mortal entre aqueles humanos?? O que foi dito em relação a vontade do Pai para este caso?? O que Moisés disse, era uma exata repetição da informação dada pelo Pai ou era apenas um ruído?? Era este o real desejo do Pai Jeová??

- Era para matar os humanos ao redor ou ensinar aos humanos ao redor??

Durante centenas de anos, "o povo escolhido DESPREZOU, ODIOU e tentou EXTERMINAR" os povos da terra de Canaã, afirmando que estavam satisfazendo uma vontade de Deus para eles. Como resultado de tantas fracassadas tentativas, tinham sobre si o ódio e o desejo de vingança de todos os povos da terra de Canaã.

Depois de centenas de anos de ódio deles pelos povos da terra de Canaã, O QUE O PAI FALOU PARA SEU MENSAGEIRO?? Centenas de anos depois de Moisés afirmar que era para exterminar todas as nações ao redor (praticar a maldade), o que disse o Pai Jeová para o profeta Jeremias?? SERÁ QUE CONFIRMAVA A INFORMAÇÃO DADA POR MOISÉS?? Era de se esperar que confirmasse não é mesmo?? Vamos ver??

(Jeremias 12:14-17) 14 Assim disse Jeová contra todos os meus maus vizinhos que tocam na propriedade hereditária que fiz que meu povo, sim, Israel, possuísse: “Eis que os desarraígo do seu solo; e desarraigarei a casa de Judá do meio deles. 15 E terá de acontecer que, depois de eu os desarraigar, hei de ter de novo misericórdia com eles e vou trazê-los de volta, cada um à sua propriedade hereditária e cada um à sua terra.” 16 “E terá de acontecer que, se sem falta aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: ‘Por Jeová que vive!’ assim como ensinaram ao meu povo a jurar por Baal, serão também edificados no meio do meu povo. 17 Mas, se não obedecerem, então vou desarraigar essa nação, desarraigando-a e destruindo-a”, é a pronunciação de Jeová.

- Vamos ver por partes o que o Pai Jeová falou para Jeremias, centenas de anos depois de Moisés??

VERSÍCULOS 14 e 15 - Eis que os desarraígo (arranco, tiro) do seu solo; e desarraigarei a casa de Judá do meio deles. 15 E terá de acontecer que, depois de eu os desarraigar (tirar), HEI DE TER DE NOVO MISERICÓRDIA COM ELES e VOU TRAZÊ-LOS DE VOLTA, cada um À SUA PROPRIEDADE HEREDITÁRIA E cada um À SUA TERRA.

Lembra-se do que Moisés tinha dito antes?? Moisés havia dito que o Pai abominava aquelas nações e que as eliminaria da terra de Canaã para que o povo não aprendesse as coisas abomináveis que aqueles povos faziam. Moisés afirmou que, como proteção para seu povo, o Pai iria exterminar aqueles povos que praticavam coisas detestáveis. Segundo a informação de Moisés, aquelas nações ao redor não possuíam qualquer valor diante o Pai Jeová.

- O que estamos vendo agora?? Centenas de anos depois de Moisés, o que o Pai falou para Jeremias?? Não foi algo totalmente oposto??

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com