TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS EM MEIOS AS PERDAS

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS EM MEIOS AS PERDAS

Sergio Roberto Ferreira*

Sérgio L. H. de Almeida **

RESUMO: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma reflexão sobre o reconhecimento da Soberania de Deus em meio as mais diversas situações e acontecimentos na vida do cristão, nos remetendo a uma vida de pautada na fé nos princípios genuinamente bíblicos que em contraste com um “Evangelho Mercantilista” basicamente pregado pelos adeptos da teologia da prosperidade que tem como dogma a promessa de "conforto, saúde e bem-estar financeiro". Como metodologia optou-se por uma pesquisa bibliográfica, trabalhos já produzidos, site, revistas, artigos e livros, além dos modelos de trabalho supracitados, conta com a Bíblia. Como resultado foi possível observar cada vez mais a necessidade de suscitar em nossos dias uma mensagem que ressalte a importância de se compreender a Soberania de Deus, para que se possa viver uma vida cristã plena.

Palavras-chaves: Mensagem, Soberania, Deus, Evangelho, Teologia da Prosperidade.

ABSTRACT: The purpose of this Course Conclusion Paper is to present a reflection on the recognition of God's Sovereignty in the midst of the most diverse situations and events in the life of the Christian, referring to a life based on faith in the genuinely biblical principles that in contrast with a "Mercantilist Gospel" basically preached by the adherents of the theology of prosperity that has as its dogma the promise of "comfort, health and financial well-being." As a methodology, a bibliographical research, works already produced, site, magazines, articles and books were chosen, in addition to the aforementioned working models, it relies on the Bible. As a result, it was possible to observe more and more the need to raise in our day a message that emphasizes the importance of understanding the Sovereignty of God, so that one can live a full Christian life.

Key words: Message, Sovereignty, God, Gospel, Theology of Prosperity.

INTRODUÇÃO

“Sê minha vida, ó Deus de poder;
que eu nunca perca a visão do teu ser.
Se é noite ou dia, tu és minha luz;
tua presença meus passos conduz.

Sê minha fonte de todo saber,
pois a verdade eu desejo aprender.
Eu sou teu filho, ó Pai sem igual.
Em mim habita, Senhor divinal.

Ó soberano do reino eternal,
hei de chegar à vitória final.
Sê o primeiro no meu coração,
sê minha vida, sê minha visão”.

 (Hino 363 HCC Sê minha vida, ó Deus de poder letra irlandesa/Mel. trad. Irlandesa)

        A visão que nós temos de Deus define nosso relacionamento com Ele e naturalmente nos leva a uma vida cristã plena ou não, dependendo das circunstancias da vida. Essa visão não é apenas o que cantamos em prosas e versos de uma canção ou em uma declaração teológica, na qual afirmamos que Deus pode fazer todas as coisas, mas no dia a dia, na maneira de viver e falar é que vamos demonstrar nossa verdadeira visão de Deus, pois quando as dificuldades e as tragédias batem a “porta” de nossas vidas e em meio a tudo reconhecer a Soberania de Deus sobre tudo e todos pode ser ou demonstrar qual é realmente a visão que temos D’Ele.

        Ao entrarmos nesse assunto é inerente que primeiramente reconheçamos a Soberania de Deus sobre todas as coisas, e, mesmo sabendo não ser um campo muito confortável de discursão, onde há muito tempo se discuti a esse respeito sem que haja um consenso pleno do assunto, se faz oportuno mais uma reflexão, pois na contemporaneidade vemos cristãos que por falta de conhecimento, quer seja por doutrinas teológicas, sobretudo a da “prosperidade”, onde tudo na vida do cristão “fiel” será  “vitória” ou até mesmo por falta de uma intimidade relacional com Deus, que propicie um melhor entendimento sobre o assunto.

        A muito se pergunta se tudo o que nos acontece é por acaso, ou se os acontecimentos sejam eles bons ou maus ocorrem por acidentalmente ou de forma aleatória, se há alguma finalidade neles. Será que Deus não determinou, não decretou ou planejou absolutamente nada com relação a vida dos seres humanos, o seu futuro histórico ou eterno e muito menos os acontecimentos diários, portanto tudo é imprevisível como num jogo de futebol?

        Também é comum ouvirmos a frase: “Nada acontece por acaso”, dando a entender que as coisas que nos acontece, mesmo as menores ou piores tem um propósito, mesmo que na maioria das vezes desconhecidos para nós, e nessa linha de pensamento entende-se que Deus criou o mundo conforme um plano, um propósito, um projeto elaborado em conformidade com a sua Soberania e poder.

        De uma forma ou de outra, seja através da pergunta ou da afirmação é mister analisarmos a importância de compreendermos a Soberania de Deus em todo o tempo e acontecimentos da nossa trajetória, para que possamos viver uma vida cristã plena.

REFERENCIAL TEÓRICO

A IMPORTANCIA DE RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS

        A definição da palavra soberania de acordo com o dicionário da língua portuguesa, está definida como ‘autoridade suprema que detém o poder sem restrições’. Teologicamente, ‘soberania’ significa controle e domínio absoluto de Deus sobre tudo e sobre toda a criação. Então entende-se que tudo que existe está debaixo do poder de Deus e que nada acontece sem a Sua permissão.

        Deus por ser soberano e criador sustenta todas as coisas e está envolvido com tudo, mesmo que necessariamente não esteja comprometido com as coisas que são realizadas pelos seres humanos, seres morais – pelos homens – em especial com aquilo que é contrário ao caráter Santo de Deus.

        Deus está dirigindo todos os nossos dias e vemos isso quando o salmista escreve: “SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos...” (Sl. 139), mostrando que os mínimos detalhes estão no controle D’Ele.

        Deus domina sobre tudo que existe e Ele sabe os porquês e necessariamente não necessita dar explicações para o homem, e aliás, a falta de explicações muita das vezes serve para nos colocar no devido lugar. Vemos em Daniel 4:25 “... até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens...” que a vontade de Deus é soberana dentro dos seus propósitos ele age com autoridade e poder. Mesmo quando fatos acontecem dentro do contexto da não vontade de Deus, vemos que Ele mantem a sua soberania da mesma forma através da sua permissão, pois os fatos acontecem dentro da pré-ciência de Deus, que como tal pode passear pelo passado, presente e futuro como uma coisa só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (222.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com