TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações aos Jovens Teólogos e Pastores

Por:   •  30/10/2018  •  Resenha  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  1.700 Visualizações

Página 1 de 4

Estudante: Karin Rose Pichol

Atividade: Resenha do livro Recomendações aos jovens teólogos e pastores, do autor Helmut Thielicke.

Helmut Thielicke, um conhecido e importante teólogo alemão da época da Segunda Guerra Mundial e Pós-Guerra, além de pregador luterano, doutor em Teologia e Filosofia, escreveu esta pequena obra clássica em 1965, como forma de recomendação aos jovens teólogos de como não deixar a vida acadêmica tomar o lugar ou negligenciar a espiritualidade e a intimidade com Deus. De forma clara e demonstrando grande experiência pessoal no assunto, Thielicke faz uso de exemplos práticos voltados aos inexperientes teólogos.

Thielicke demonstra a importância do professor saber ouvir seus alunos e buscar entender o que eles estão passando para assim ajudá-los. O conteúdo deste livro também é indicado para pastores, isso pelo fato do conteúdo ser bem pastoral.

Ao iniciar o estudo de teologia, o aluno se fascina e se surpreende, porém isso também pode parecer assustador em alguns casos, devido o fato da dificuldade no discernimento das ideias abstratas. Uma grande dificuldade que o aluno encontra no início de seu estudo é acreditar que os cristãos que estão nas comunidades precisam saber sobre todas as novidades que ele acaba de aprender. Mas também há outro extremo, quando o aluno acha que a comunidade não entenderá, e assim se limita em aprofundar-se. Por isso muitas igrejas e comunidades não se animam em enviar pessoas para o estudo da teologia, pois acreditam que retornarão com arrogância.

Existe uma fase de transição, ou seja, uma puberdade teológica nos novos alunos, que é caracterizada pela arrogância e pela falta de maturidade espiritual, pois o aluno sabe a teoria, mas não viveu a experiência da fé em Deus. Parece assim um adolescente, cujo os órgãos internos não acompanham o crescimento externo. Thielicke alerta que é um erro colocar um estudante teólogo que acabara de entrar neste estágio para ensinar na igreja. Obviamente ele já passou a fase inicial, mas ainda não há maturidade suficiente para isso.

É muito comum a teologia despertar no jovem aluno a vaidade e o orgulho, pelo simples fato de se sentirem os conhecedores, pois dá a sensação de alegria e poder intelectual. A verdade porém descoberta no estudo deveria despertar o amor, pois ele é altruísta e humilha a si mesmo. Esse sentimento de orgulho que nasce no coração do estudante o afasta dos outros cristãos, fazendo-o pensar que é superior a pessoas que ignoram ou simplesmente não se importam com questões próprias da teologia, por exemplo, os problemas relacionados ao Jesus histórico. Thielicke enfatiza que é importante a discrição dos teólogos em seus conceitos teológicos diante da comunidade.

O autor ainda fala que o conhecimento e a sabedoria do mundo devem ser usados a favor da fé, não para comprová-la, pois a fé deve ser incondicional e não deve se render ao pensamento iluminista que continua, até hoje, tentando encontrar o meio termo entre fé e razão. Assim, não é com erudições que o teólogo irá convencer, mas com seu testemunho de vida, apenas na experiência viva com Deus.

Questionamentos e perguntas feitas aos teólogos sobre o assunto da teologia, sempre devem ser levadas a sério, pois isso caracteriza o instinto espiritual dos Filhos de Deus, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com