TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do Livro Hermenêutica Regras Fundamentais da Hermenêutica

Por:   •  22/3/2020  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Bibliográfica do Livro Hermenêutica

Cap. 2 – Regras Fundamentais da Hermenêutica

CONTU. Lécio Rafael João. Hermenêutica. 1º Edição. São Paulo: SGEC – Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2011. p 19 – 28.

Lécio Rafael João Contu possui graduação em Licenciatura em Teologia pelo Instituto e Seminário Bíblico de Londrina(1999). Atualmente é Professor do Instituto Teológico Quadrangular. Acadêmico graduado em Licenciatura em Teologia em 1988 – 1999 pelo , possui extensão universitária em Licenciatura em Filosofia. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

O livro Hermenêutica, editado e publicado no Brasil em 2011, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto de 100 paginas e 7 capítulos, o livro aborda dois temas principais, a saber: O que é Hermenêutica e Regras Fundamentais da Hermenêutica.

O capitulo 2 objetivo desta resenha tem como titulo : Regras Fundamentais da Hermenêutica. Na introdução do capitulo, o autor faz uma referência definido a Hermenêutica como a ciência da interpretação. Portanto como toda ciência, possui um objeto especifico de investigação e o método próprio para fazê-los. Seus objetivos são os os textos bíblicos, filosóficos, legais etc. O autor relata que a hermenêutica é a principal regra da Bíblia e que e explicada pela própria Bíblia, ou seja a escritura é sua própria interprete. A Bíblia ela e inerrante logo então podemos observar que ela não pode ser alterada. Se levarmos em conta esta regra observamos que o salmista Davi diz afirmando a inerrância da escritura “ A lei do Senhor é Perfeita “. Quando o salmista Davi faz esta colocação logo podemos observar que não se pode adicionar ou subtrair qualquer coisa nela contida.

O autor salienta que a análise morfossintática, trata-se da análise de vários elementos gramaticais contidos num texto. Observamos um bom trabalho de análise morfossintática respeitando os vernáculos, leva-se em conta as regras do próprio idioma que é de fundamental importância. Também ao analisar os termos originais, devemos analisar as palavras na sua forma original. Como a Bíblia é uma coletânea de escritos judaicos, seus estilos literários são variados. Nas paginas do Antigo e Novo Testamento, podemos encontrar formas que vão da poesia aos oráculos, do romance a história. Vejamos alguns exemplos. Historia ou narrativa é o registo dos eventos ocorridos em um determinado lugar durante um determinado tempo, Poesia são testos escritos de forma poética, Profecias são mensagens proclamadas por mestres chamados para Falar com autoridades em nome de Deus, Provérbios as características principal dos provérbios e dos demais textos voltados à sabedoria é tratar de questões práticas da vida, e isso esta relatado como prova disso nos livros de Jó, Provérbios e Eclesiastes, Epístolas são cada uma das cartas que compõe o novo testamento, enviadas pelos apóstolos ou com a sanção destes.

Contu finaliza o capitulo refletindo no tópico 4 deste capitulo a respeito das funções básicas da linguagem. Um dos erros mas frequentes na prática da interpretação da Bíblia é o de se ignorar a multiplicidade no uso da linguagem, em três categorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com