TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Rainha Ester - Líder por Excelência

Por:   •  26/1/2018  •  Resenha  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  1.631 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Zilda V.R. França

Prof. Vanessa Fernanda

Data: Setembro/2012

RAINHA ESTER

LIDER POR EXCELÊNCIA

A rainha Esther é uma das sete profetizas do povo judeu e sua história é contada no Livro de Esther- popularmente chamado de "Meguila" - lido em Purim em todas as sinagogas. A história de Esther se passa durante o reinado de Assuero, rei da Pérsia, que, segundo Rashi, era Xerex, sucessor do rei Ciro e que governou o Império Persa durante os 70 anos de exílio do povo judeu.

O Livro de Esther conta que o rei Assuero costumava comemorar anualmente a data de sua ascensão ao trono com um suntuoso banquete no qual reunia em seu palácio todos seus súditos: ministros, servos, nobres, militares dos exércitos da Pérsia e da Média. A tradição conta que o palácio era tão grande, que abrigava milhares de convidados com seus servos e empregados. Nenhum convidado bebia duas vezes na mesma taça. O vinho servido tinha sempre um ano a mais que o convidado a quem era destinado e era produzido por vinhedos de seu próprio país. No terceiro ano de seu reinado, mensageiros - falando as 70 línguas conhecidas na época- foram enviados por todo o reino para convidar para mais uma festa que costumava durar 180 dias.

Num deste dia após uma discussão entre os persas e medos, sobre qual dos dois povos teria as mais belas mulheres, Assuero quis mostrar aos convidados que sua mulher, a rainha Vashti, originária da Caldéia, era a mais bela entre todas as mulheres. Mandou, então, buscá-la e para mostrar sua lendária beleza, pediu, publicamente, que viesse completamente nua, usando somente a coroa real. Mas, Vashti se recusou a comparecer da forma pedida suscitando a ira do rei. Assuero, então, consultou seus ministros sobre o que fazer com a rainha.

Estes afirmaram que a rainha Vashti não só se rebelou e ofendeu o rei, mas também aos príncipes presentes à comemoração. O rei não poderia deixá-la impune, pois se o fato se tornasse do conhecimento das outras mulheres elas poderiam seguir o exemplo e desobedecer aos maridos. O rei, então, repudia Vashti e manda executá-la, incumbindo seus ministros de encontrar candidatas de igual beleza para sucedê-la.

Os ministros mandaram trazer de todas as partes do reino, mesmo dos lugares mais distantes, todas as mulheres jovens e bonitas, não importando se eram casadas ou solteiras. Os delegados reais de cada região reuniam-nas, às vezes, contra própria vontade e o rei mandava buscá-las e levá-las ao palácio real.

Em Shushan, a capital do Império Persa, havia um judeu da tribo de Benjamim que se chamava Mordechai, que acolhera em sua casa sua sobrinha Hadassa, após a morte dos pais.

Hadassa que passou para nossa historia pelo nome de Esther era uma linda moça a quem Mordechai criara como se fosse sua própria filha.

Ester era uma judia que veio da Babilônia, da tribo de Benjamim. Sua história se passa no ano 486 a.C, no reinada de rei Xerxes. (Ester 2.7) Mardoque tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele. Ela era órfã e foi criada por seu primo Mardoqueu, Ela foi escolhida por Artaxerxes, rei da Pérsia, no lugar da rainha.

O que fez Ester se diferenciar para agradar o Rei Xerxes. Ela era uma mulher admirável, uma líder mata.

Era uma jovem meiga e cativante de uma beleza extraordinária. Todos ficavam admirados com sua pessoa. (4.14). Era corajosa. Ela mostra coragem ao dizer se perecer, pereci (4.16), assumindo que irá ariscar a sua vida para defender o seu povo.

Ester era humilde (2:15) toda pessoa humilde traz em seus caráter a gentileza, a submissão, a cortesia o perdão é cortês com o próximo, sabe servir sem pretensão de sempre ganhar algo em troca.

Ester foi uma rainha por excelência não somente por que foi escolhida, mas porque tinha um comportamento nobre. Era uma pessoa que compreendia que não chegaria a lugar algum por ela mesma, entendia que precisava aprender com pessoas mais experientes. Ouvir seus superiores, obedecer, sem reclamar e com muito respeito. (Ester 2.20).

Ela era inteligente, temente a Deus e de uma fé maravilhosa (Ester 4.16).

Ela percebeu o tamanho do problema e logo entendeu que sozinha não daria conta, a primeira coisa que fez foi pedir aos judeus que jejuassem junto com ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com