TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Jovem Rainha Vitória

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI – SENAI CETIQT

Curso de Graduação em Design de Moda

Disciplina de Indumentária II

Professora: Ana Paula de Carvalho

Acadêmico: Raphaella Freitas                                      Turma: B121D

The Young Victoria (A Jovem Rainha Vitória). Direção de Jean-marc Vallée. Reino Unido, Estados Unidos: Gk Films, 2009. (104 min.), son., color. Legendado.

  A era vitoriana na questão da indumentária é dividida em duas fases, a primeira sendo antes da morte do príncipe Albert e a segunda o reflexo de sua morte nas vestimentas, o luto que se estabeleceu na Inglaterra até o fim do reinado da rainha Vitória. O filme retrata bem a primeira fase, quando a rainha Vitória (Emily Blunt) prestes a completar dezoito anos ainda está sendo controlada pela sua mãe e pelo ambicioso John Conroy (Mark Strong), seguindo o rígido "Sistema Kensington” e sofrendo a insistência de John e sua mãe para que ela assine a regência antes de completar os dezoito anos, mas Vitória resiste e não assina, mesmo quando estava doente.

  Antes de ser coroada, Vitória aproximou-se do seu primo Albert (Rupert Friend), o qual foi obrigado pelo seu pai a estudar tudo sobre a rainha e assim conquistá-la. De certo modo foi mais fácil do que ele esperava, pois logo no primeiro momento os dois já tiveram uma grande afinidade e se comunicavam quando estavam  longe, através de cartas. O pedido de casamento, no entanto, deveria vir da rainha.

  Ao completar seus dezoito anos, Vitória foi coroada e mudou-se para o Palácio de Buckingham. As vestimentas no início do seu reinado apresentavam saias rodadas criadas com uma armação de ferro( Figura 1)  ou anágua de arcos. Segundo Laver (1982) as mulheres ainda usavam pantalonas compridas de linho com renda na barra abaixo da armação para que as pernas não aparecessem no caso de um imprevisto. Seu corpo também era exemplo de beleza, ou seja, como era pequena, as mulheres deveriam aparentar ter pés e mãos pequenas.

Figura 1-  Crinolina da época

[pic 1]

Fonte: Mega Curioso, 2015

Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71438-7-regras-absurdas-de-etiqueta-que-eram-comuns-na-era-vitoriana.htm, acesso em 17 Mar 2017

  Os vestidos além de rodados, apresentavam babados, as mangas eram bufantes e muitas vezes caídas no ombro, principalmente a noite, que era comum usar decote. As cores eram mais suaves em relação a segunda fase da era vitoriana. ( Figura 2)

Figura 2- Representação dos vestidos da época no filme.

[pic 2]

Fonte: Pinterest.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/400398223099966417/, acesso em 17 Mar 2017

  No filme, após ser coroada, o  lorde Melbourne (Paul Bettany) e o atual primeiro ministro joga seu charme para a rainha e a mesma por sua vez começa a ter uma admiração por ele, confundindo a cabeça tanto dela quanto do príncipe Albert. E no meio de uma insatisfação politica provocada pelos conselhos de Melbourne, a rainha sofre um atentado, mas é salva pelo príncipe Albert, o qual leva um tiro por sua causa. Esse acontecimento faz com que o amor dos dois finalmente se estabeleça e assim Vitória o pede em casamento.( Figura 3; Figura 4)

Figura 3- Imagem real da Rainha Vitória e do príncipe Albert no casamento e detalhes do vestido.

[pic 3]

Fonte: Balzaquiana, 2017.

Disponível em: http://balzaquiana.com.br/vestido-de-noiva-colorido/, acesso em 17 Mar 2017

Figura 4- Figurino do casamento da rainha no filme.

[pic 4]

Fonte: Period Dramas, 2009

Disponível em: http://www.perioddramas.com/articles/cheerful-weather-for-the-wedding-top-period-weddings-in-film.php , acesso em 17 Mar 2017

  Após o casamento, Albert tornou-se não só seu marido, mas também um companheiro e aliado nas questões politicas da rainha até a sua morte. Na moda, com o passar do tempo as crinolinas foram se deslocando para a parte de trás do corpo, deixando a frente reta, sendo assim uma meia-crinolina ( Figura 5). O vestido terminava numa cauda e logo a crinolina foi eliminada, reduzindo para uma anquinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (462.8 Kb)   docx (852.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com