TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resume livro formação de um lider

Por:   •  1/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Aluno: Ocimar Rogério Luiz       Ra. 380331

Sumario

Desenvolvimento do potencial............................................................pag.02

Testes de liderança..............................................................................pag.03

Requisitos da liderança.......................................................................pag.06

A importância de uma vida equilibrada..............................................pag.08

[pic 2] 

Desenvolvimento do potencial

Um líder nato tem o dom de ter nascido com a qualidade de liderança, possui ousadia, personalidade forte, sabem ser firmes com seus comandados e ao mesmo tempo possuem uma qualidade de trabalho em equipe, geralmente estão em cargos de chefia ou em cargos que tomem as decisões que às vezes pessoas comuns não conseguiriam tomar. Lideres com potencial são em geral bem sucedidos financeiramente, no mundo em que vivemos hoje até programas de TV tem buscado no mercado pessoas que tem este traço de liderança, em um mundo competitivo que vivemos esta característica em uma pessoa faz enriquecer os cofres de muitas empresas, a competição empresarial é acirrada e não é só o produto ou a “marca” que conta hoje e sim o preço, qualidade de serviços, bom atendimento, entrega, assistência técnica entre outras coisas, por isso, pessoas assim hoje são valorizadas no mercado de trabalho.

Deus, porém, sabe que muitos de nós temos potenciais escondidos que o mundo não conhece. Deus sabe por que foi “Ele” que nos formou e sonda nossos corações, sabendo como trabalhar em nossas vidas de forma a nos moldar de acordo com o propósito que Ele traçou para nós, e o que precisamos fazer é deixar-nos ser moldado, aprender a buscar este senso de liderança com o “Pai”, a própria palavra diz que fomos colocados por cabeça e não por cauda (Dt 28:13). Muito trabalho é preciso, dedicação, oração e principalmente ação, tentar fazer algo para o Senhor é fundamental mesmo que seja no pouco, ainda que, tudo não saia como esperado ou quando as nossas expectativas não se confirmam. Agir é fundamental, pois, só assim descobriremos nossa vocação, e vocação pode ser uma área que mais nos identificamos ou que temos maior interesse.

Há um potencial dentro de nós que pode e deve ser desenvolvido, aperfeiçoado, ou até adquirido através de treinamento e a pratica deste treinamento pode levá-lo até a perfeição, mesmo sem saber pregar uma pessoa poderá se colocar em um treinamento de hermenêutica e homilética e começar a pregar, logicamente na dependência do Espírito Santo, mas a arte de falar em publico poderá ser adquirida com a simples prática.

Temos em Deus um futuro cheio de sonhos e realizações que “Ele” sonhou e deseja concretizar neste mundo e nos chamou para sermos seus instrumentos; (Jr 50:25...”instrumentos de sua indignação”) dos quais poderemos ser usados quando e como Deus desejar. A indignação de Deus é com o diabo senhor deste mundo que corrompeu toda criação com o pecado e com seus feitos malignos, precisamos estar atentos para não cairmos nas ciladas do diabo especialmente quando Deus estiver nos usando com grande poder, a “glória” pode nos destruir não só como pessoas nos fazendo arrogantes, duras, gananciosas, prepotentes e insensíveis aos outros, mas, especialmente o mesmo Deus que exalta também abate.  1Samuel 2:7 “o Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

 Tiago 4:10 “Humilhai vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”

Que o Espírito Santo nos cubra com sua graça, que é a capacidade de ser o que nasci para ser e a fazer as coisas que nasci para fazer que as quais sem sua ajuda jamais conseguiríamos fazer sem Ele. Que a glória seja dada a Deus.

2 Co 4: 7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte”.

Existe um tesouro em nós que se chama Jesus Cristo que nos potencializa a ser aquilo que fomos gerados para ser desde o principio, devemos nos motivar e buscar esta força que há em nós para que possamos superar os limites impostos pelo mundo, diabo, sentimentos, emoções, preocupações, adversidades, desanimo, distrações, diversão e

o pecado, tudo isto junto nos tira do centro da vontade de Deus, precisamos ter auto controle e também o controle da situação, sendo autodisciplinados com relação às todas as áreas da nossa vida tanto secular como espiritual, a separação do pecado e de tudo que nos barra é essencial para uma vida com propósito, não podemos cair na preguiça ou na indiferença no tratar as pessoas, temos que nos moldar a Cristo nos adequando a estatura de varão perfeito Ef 4:13, temos a mente de Cristo, temos talentos que o mundo não conhece graças a “Graça de Deus” o que temos que fazer é sermos pacientes e perseverantes, crendo que Ele é fiel e justo para cumprir aquilo que nos foi prometido, nunca devemos nos deixar dominar pelo medo ou por sentimentos do que há de vir, se vamos falhar ou não isto tudo impede nosso crescimento e frutificação. Jesus é a videira nós os ramos temos que frutificar este fruto do potencial.

2 Co 9:8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;

Os testes de liderança

O Dicionário Aurélio define teste ou experiência tudo que pode ser provado, experimentado, colocado para funcionar é o mesmo que provar o uso.

Estamos sendo testados diariamente e continuamente por Deus e em todas as áreas da nossa vida. Não importa que momentos estamos passando os teste irão acontecer para provar aquilo que há no nosso coração, os teste em um líder são para provar se é possível aprovar realmente tal pessoa, no exercício de um ministério ou  de uma liderança em um grupo. Em momentos como estes que o tempo é fundamental, pois, só o tempo dirá se fomos aprovados ou se reprovamos, teste nos mostra o caráter e a motivação do coração, exterioriza o que somos por dentro de verdade, qual é meu grau de preparo para enfrentar dificuldades e desafios. Descobrir em que teste estou passando no momento muitas vezes é difícil, por que as coisas podem estar indo de mal a pior que não conseguimos entender que sentido tem de passar por aquilo tudo ou que ganho irei ter no meu caminhar com Jesus, muitas vezes até questionamos se estamos no lugar certo, fazendo a coisa certa, na hora certa. Não é difícil parecer que estamos em um campo de provas e eu sou o piloto de teste, aquele que tem que suportar e superar os limites, quebrar recordes, explorar nossos limites de reação, tudo isto é importante para Deus que sempre trabalha em nossas vidas. A paciência é fundamental, assim como na experiência de Jó que teve paciência para ouvir e entender tão grande número de testes passou em sua vida mostrando verdadeiramente seu caráter torto e soberbo. Deus não trabalha com quem não espera Nele respostas para tudo, o desejo Dele é que sejamos dependentes em tudo e em todas as áreas. A confiança é o que Ele deseja nos mostrar, dependência total é seu desejo e o alvo principal é o relacionamento do Criador com sua criatura. Assim como Jó obteve as repostas no final da sua provação, assim como Deus usou variadas situações e até pessoas para afrontá-lo, assim também será nas nossas provações. Respostas podem demorar e continuar dentro do processo de seleção é fundamental, pois, só assim seremos reconhecidos pelas pessoas mesmo que não nos valorizem, estas mesmas pessoas serão testemunhas da realização de Deus em nossas vidas, se perseverarmos em conhecer Deus e em nos conhecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com