TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Deus e o Big Bang

Por:   •  30/10/2017  •  Abstract  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

Ciência/Religião

O objetivo da ciência é explorar a natureza.

O objetivo da religião é incentivar a prática da ética e espiritualidade.

Parte I

O Big Bang

Capítulo I

No Princípio

O vácuo, tal como o nome indica, é o vazio, no entanto, o vácuo original que originou o Big Bang, encontrava-se variações dos quanta. [pic 1]

                                                Plural de quantum[pic 2]

É o valor mínimo que                  certas grandezas físicas podem apresentar.

A partir dessa variação de partículas foi-se formando algo compacto com temperaturas elevadas, após a temperatura diminuir atingiu a dimensão de uma toranja.

Com o abrandamento da expansão a energia no vácuo precipitou-se sob a forma de partículas e antipartículas, anulando-se entre si, restando apenas uma, que mais tarde se transformou nos blocos que constituem a matéria. Com a destruição das partículas e das antipartículas foi gerada uma radiação que provocou uma expansão infinita na esfera do universo.

No inicio da existência do universo, apenas existia radiação, o que levou tempo até todos os protões e neutrões se unirem e constituírem núcleos simples (deutério e hélio).

Passados 300 mil anos, com o arrefecimento do núcleo do universo, já se havia formado algo como o interior de uma estrela.

Como a radiação não permitia a formação de um átomo, os fotões colidiam com eletrões, se antes dessa mesma colisão não se absorvessem ou dispersassem. Como nenhum fotão ficava impune, a liga de mercúrio entre a radiação e as partículas era opaca formando assim, um espesso nevoeiro.

Passados outros 300 mil anos, quando atingiu os 3000º Kelvin (o equivalente a 2726,85º Célsius), como a energia diminui os fotões já não colidiam com os eletrões, dando margem para formarem átomos simples, que deu origem, mais tarde, a galáxias e a estrelas.

Como os fotões já não entravam em colisão podiam percorrer distâncias sem serem absorvidos ou serem dispersos, desprenderam-se dos blocos de matéria em formação. Como a frequência da sua oscilação era tão baixa começaram a ser visíveis, atravessando o espaço.

A matéria e a radiação já não estavam mais em união, tornando-se assim, um universo transparente.

“Haja luz”- Yehi or      É a tradução da primeira parte da bíblia hebraica conhecida como Génesis I[pic 3][pic 4]

                No princípio, Deus criou o céu e a terra, que era sem forma e vazia, onde a escuridão permanecia no rosto do abismo, assim, o espírito de Deus moveu-se sobre as águas, então, disse Deus: haja luz, e houve luz. Dividindo assim a luz da escuridão.

O eco do B        ig Bang

Desde então, durante 15 biliões de anos, a radiação penetrou o espaço. Com a contínua expansão do universidade e a diminuição da temperatura, a radiação que havia penetrado o espaço continuava a diminuir formando o campo das microondas.[pic 5]

Micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos entre os infravermelhos e ondas de rádio.

Esta radiação cósmica de fundo é o calor residual do Big Bang.

Nos anos 40, o físico George Gamow considerou a hipótese de esse eco ainda estaria a circular pelo universo e que, os cientistas, um dia, iam detetá-lo .

E foi, em 1965 que havia detetado a radiação cósmica de microondas em Nova Jérsia.

Essa radiação mostra-nos como era o universo 300000 anos depois do Big Bang, que foi quando a radiação teve efeito sobre a matéria.

Em 1989, um satélite foi lançado com o objetivo de analisar a radiação de fundo a microscópio e passados três anos detetaram pequenas ondulações na estrutura do tempo no espaço, ou seja, esta matéria não estava distribuída de maneira uniforme, o hidrogénio e o hélio estavam a ser arrastados juntos, assumindo, assim, uma estrutura que poderia evoluir para galáxias e estrelas.

Enquanto éons, as nuvens de gás expandiram-se. Em zonas do universo eram mais densas do que a média então a gravitação começou a surtir efeito abrandando a expansão. Imaginando-se a formação de um proto-núcleo, que, por sua vez, atrai gases e, consequentemente corpos inconstantes de gás quente, dependendo da sua dimensão poderia formar estrelas. À medida que a estrela liberta energia e o centro da estrela é consumido, a estrela é destruída.

A estrela explode, moldando elementos mais pesados com o cobre, ouro, iodo, etc. Estes elementos com os elementos mais leves que provêem da explosão do núcleo são lançados para o espaço, reciclando-se entre si, dando, assim, origem a novos sistemas estelares.

O nosso sistema solar é um exemplo desta reciclagem, uma combinação de matéria feita por ciclos de estrelas. Nós, juntamente com tudo o que existe somos feitos de poeira de estrelas.

Misturar o caldo original

Na Via Láctea, dez biliões de anos após o principio do tempo, uma nuvem de gás e poeira começou a contrair-se, à medida que a nuvem ia se dissipando o movimento de rotação aumentava. Em oposição a este impulso para o exterior, a gravidade atraiu a maior parte de matéria para o centro formando, assim, o Sol.

No interior, as partículas que não foram arrastadas para o centro, com o arrefecimento formando matéria que, ao colidirem entre si formaram os planetas. Atraídos pela gravidade do Sol os planetas ordenaram-se em órbita em redor do centro solar.

O planeta Terra começou a arrefecer há cerca de 4.5 biliões de anos, e, passado 1 bilião de anos, desenvolveram-se microrganismos. Ninguém sabe como isso aconteceu mas a atmosfera da Terra era composta por hidrogénio, vapor de água, dióxido de carbono e gases simples. Devido a esta atmosfera talvez os compostos orgânicos se sintetizassem espontaneamente.

Os cientistas fizeram algumas experiencias, fazendo uma réplica da atmosfera da Terra combinando todas as moléculas dos seus componentes e expondo á luz ultravioleta e a descargas elétricas. O resultado dessa experiencia foi a junção dos aminoácidos com outras moléculas orgânicas, incluindo os degraus de escada de ADN. As cadeias de ARN E ADN podem ter-se formado nesse caldo original.

        [pic 6]       ADN E ARN                    

Ou talvez a vida se deixasse levar para a Terra de outro sistema solar da nossa galáxia ou de outro no universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com