TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Em Busca de Timoteo

Por:   •  17/8/2022  •  Resenha  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA DE MINISTROS RHEMA

NOME: JÉSSICA SANDRE LEOPOLDINO BRAJOWITCH

LIVRO: EM BUSCA DE TIMÓTEO

AUTOR: TONY COOKE

DATA DE ENTREGA: 25/04/2022


Todo pastor precisa de homens e mulheres que promovam estabilidade, força e auxílio no seu ministério. Pessoas assim favorecem o serviço de um líder, pois o deixa mais leve e permitem que este empregue mais força onde é necessário. No livro Em Busca de Timóteo encontramos as características de um bom ministro de socorros através da vida de Timóteo, filho espiritual de Paulo.

A liderança é algo desafiador para qualquer pessoa, por isso o ministro de socorros é grandemente valorizado pelo Senhor e considerado tão importante quanto qualquer um que ocupe um cargo superior dentro da igreja. Nós, como seres incompletos, precisamos de ajuda para cumprir nosso chamado, por isso Deus deu a cada um uma habilidade que somada à habilidade de outros constrói o Reino na Terra. No Corpo de Cristo, o coletivo é mais importante que o individual. Ao longo da Bíblia vemos inúmeros exemplos de trabalho em equipe que foram favorecidos por Deus. Isso revela que Ele prioriza a unidade na equipe quando essa é usada na intenção certa e que é da Sua vontade que líderes caminhem juntos com uma equipe de apoio e suporte.

O apóstolo Paulo precisou que Timóteo fizesse coisas e o representasse aonde ele não podia estar. Hoje pastores precisam de pessoas com este mesmo espírito em suas vidas: pessoas que têm uma só mente com eles, auxiliando no que é necessário, amando, se importando com vidas, trabalhando em unidade e em harmonia. Assim como João Batista contribuiu para o sucesso do ministério de Jesus e não invejou ou se sentiu injustiçado por ser menor que Cristo, nós devemos contribuir com o Corpo da forma que pudermos, promovendo nossa liderança e os outros membros da equipe.

Bons líderes só conseguem desenvolver bons seguidores se houver cooperação é consentimento. Timóteo se permitiu ser liderado por Paulo e o fato de não buscar seus próprios interesse e demonstrar disponibilidade, lealdade e devoção fez com que ele se destacasse dos outros. Ministros de socorros precisam ser dedicados a Jesus, sua Palavra, a Igreja, ao Corpo de Cristo, ao seu próprio chamado e ao pastor para quem trabalha. Só assim ele alcançará maturidade, se desenvolverá e crescerá dentro do Corpo.

É essencial dentro da igreja, homens e mulheres que venham com o desejo de paz. Dons, talentos e disposição para ajudar são importantes, mas de nada valem se quem os tem é uma pessoa que dá mais trabalho que benefícios. Jesus ensinou os discípulos enquanto esteve com eles a forma correta de servir e isso os transformou. Da mesma forma, nós precisamos ser transformados pela Palavra e pelo relacionamento com o Pai para nos tornarmos servos úteis, bons e fiéis. As qualidades de um bom ministro de socorros podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, cabe a cada um se empenhar para fortalecê-las e expandi-las.

Timóteo demonstrou qualidades e princípios que todo cristão deveria ter, principalmente os ministros de socorros. Dentre as qualidades, podemos citar a lealdade, confiança, responsabilidade, dedicação, honestidade, firmeza, constância, pró atividade, integridade, desejo por aprender coisas novas, resiliência e um coração ensinável. Todo pastor anseia por pessoas assim em sua congregação e por auxiliares entusiasmados, que demonstram compaixão e alegria em servir, além de uma boa relação com ele. Temos que ter em mente que por mais que qualquer relacionamento tenha falhas, imperfeições e momentos ruins, onde está nosso foco é o que fará a diferença. Podemos ser pessimistas ou otimistas. A forma como vamos encarar os desafios irá contagiar o ambiente que estivermos.

Grandes ministros de socorros se dispõem a caminhar uma milha a mais em tudo o que lhe é proposto. Por mais incômodo que seja o serviço, eles têm em mente o valor de um serviço feito com amor e se entregam nisso. Eles não precisam ser constantemente motivados e fiscalizados por seus supervisores, pois trabalham como se estivessem fazendo para o próprio Deus. Esses ministros também entendem a importância da boa comunicação. Bons comunicadores são aqueles que antes de falar tiram tempo para observar e, quando falam, falam às pessoas certas, considerando toda a informação de forma correta e completa, prezando a confidencialidade do que é discutido na equipe.

Assim como precisamos cuidar do nosso corpo natural através de uma boa alimentação e praticas que fortaleçam nosso sistema imunológico, também precisamos cuidar do Corpo de Cristo. Fortalecer este Corpo evitará que ocorram as chamadas "infecções na equipe" descrita pelo autor. Infelizmente essas infecções são muito comuns no meio cristão e quando tratadas tardiamente podem trazer a ruína consigo. Alguns pontos são abordados ao longo do livro afim de nos instruir como evitar e combater as temidas “infecções na equipe”.

Evitar o desgaste físico e emocional é uma forma de evitar que nossa irritação infecte a equipe. Sempre haverá pessoas difíceis de lidar aonde quer que estejamos por isso precisamos aprender a lidar com elas da melhor forma. A fadiga é outro fator infeccioso. O ministro de socorros sábio é aquele que busca servir sempre de maneira efetiva e saudável, respeitando seus limites naturais. Bajulação e frustração são outros dois fatores potenciais para a infecção na equipe. Essa tem o poder de despertar em nós o sentimento de autopromoção, ressentimento e ciúmes. Da mesma forma, a frustração e a mágoa são capazes de nos trazer sentimentos negativos, que nos tornam pessoas muito críticas e insatisfeitas com tudo. É nossa a responsabilidade de estarmos vigilantes quanto a tudo isso e quanto à forma como discordamos e como reagimos diante uma contestação. Discordar de forma desagradável eu reagir de má forma pode despertar em nós a ira e o desânimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com