TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Benchmarking Parcerias em Busca da Excelência Empresarial

Por:   •  16/10/2023  •  Resenha  •  5.054 Palavras (21 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Tipo: Indicativo.

Título: Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional, Volume 2, Capitulo 7 “Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelência Empresarial”.

Autor(a): Luis César G. de Araujo.

Editor: Atlas S.A. – 2010, Volume 2, 3ª Edição.

Lugar e data da publicação: São Paulo, 2010.

  1. Preliminar e conceitos

Benchmarking é...

“Uma premissa imperativa de caractere exploratório e analítico que visa guiar uma organização a compreender o seu desempenho organizacional e as soluções elaboradas por si própria.”

“Conduzindo-a a “excelência” em um processo investigativo que revela alternativas incrementais de eficiente, que visa tornar a empresa competente ao ambiente externo (esse intenso, mutável e turbulento), levando-a as melhores práticas e obter a aprovação da qualidade organizacional e reconhecimento de seus serviços.”

O benchmarking então pode ser entendido como uma ferramenta gerencial que consiste em comparar processos, produtos, serviços e práticas empresariais com as melhores empresas do mercado, visando identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças que possam levar a organização a um nível de excelência.

Uma empresa "de primeira" é tida como aquela que tem as melhores práticas, aprovação da qualidade organizacional, reconhecimento de seus serviços e está à frente do mercado, sobrevivendo em um ambiente externo intenso, mutável e turbulento, que compreende a necessidade de se adequar a um novo paradigma de qualidade para a sobrevivência empresarial.

“O conhecimento sobre a si mesmo e sobre o inimigo é capaz de garantir a vitória de cem batalhas.”

Sun Tzu (em A Arte da Guerra)

O autor faz referência a Camp, que propõe três perspectivas sobre a tecnologia do benchmarking: perspectiva formal, organizacional e linguística.

Na perspectiva formal, o benchmarking é um processo contínuo que busca mediar práticas, produtos e serviços em relação a concorrentes reconhecidos como líderes, sejam organizações concorrentes diretas ou não. Se existir uma boa prática, ela será utilizada como referência. Nessa perspectiva, a estabilidade não é uma opção e são coletadas informações qualitativas e quantitativas

Na perspectiva organizacional, o benchmarking é um processo de análise realizado por um indivíduo ou grupo que vivencia o processo organizacional e busca identificar e comparar falhas (gaps) em busca de melhores práticas (prática superior).

Na perspectiva linguística, o benchmarking é definido pelo dicionário Webster

como algo que serve como um padrão para medir ou julgar outras práticas, um ponto de referência para medições e um problema ou teste padronizado que serve como base para avaliação ou comparação, como o desempenho de um sistema de computador.

         

O Menu de Spendolini (1993)

O Menu de Spendolini foi desenvolvido por Michael Spendolini como uma síntese das ações de pesquisa empregadas na tecnologia de benchmarking, com base nas considerações e estudo de Robert Camp. Essa ferramenta consiste em um guia dos principais elementos do processo de benchmarking para as empresas que desejam adotar o benchmarking como uma estratégia para melhorar seus processos e produto.

O Menu de Spendolini é composto por cinco elementos principais que incluem: processo contínuo, avaliação sistemática, comparação com empresas de classe mundial, identificação das melhores práticas e melhoria organizacional. Para obter melhores resultados ao longo do tempo, é importante que o benchmarking seja um processo contínuo e realizado de forma sistemática e estruturada. A comparação com empresas de classe mundial permite que a empresa avalie suas práticas em relação às melhores empresas do mundo, que são referência em seus setores. O objetivo final do benchmarking é identificar as melhores práticas empresariais em áreas específicas e promover melhorias organizacionais por meio da implementação dessas práticas.

  • Processo contínuo: Benchmarking é um processo que deve ser contínuo e realizado de forma sistemática para obter melhores resultados ao longo do tempo.
  • Avaliação sistemática: O benchmarking deve ser realizado de forma estruturada, formal, analítica e organizada, a fim de garantir que todas as informações relevantes sejam coletadas e analisadas de forma consistente.
  • Comparação com empresas de classe mundial: O objetivo do benchmarking é comparar as práticas da empresa com as melhores empresas do mundo, que são reconhecidas como referência em seus setores.
  • Identificação das melhores práticas: O benchmarking visa identificar as melhores práticas empresariais em áreas específicas, como processos de trabalho, produtos e serviços.
  • Melhoria organizacional: O benchmarking tem como objetivo final promover melhorias organizacionais e implementar as melhores práticas identificadas nas áreas avaliadas.

[pic 1]

  1. Tipologia

A tipologia de benchmarking é uma classificação dos diferentes tipos de benchmarking existentes, com base nas características das empresas utilizadas como referência.

Para Camp (1993):

  • Benchmarking interno:
  • Comparação entre diferentes áreas ou processos da própria empresa, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e boas práticas que possam ser replicadas em outras áreas;
  • Camp a tem como a mais simples.
  • Benchmarking competitivo:
  • Voltada a comparação com concorrentes diretos dos produtos, com o objetivo de identificar práticas bem-sucedidas em áreas críticas para a competitividade do negócio, como custos, qualidade, inovação, entre outras;
  • Camp defende que é preciso estar atendo as diferenças entre si e a organização investigada para não implementar praticas descabíveis.
  • Benchmarking funcional:
  • Comparação com empresas que possuem funções semelhantes, independentemente do setor de atuação, com o objetivo de identificar as melhores práticas em uma determinada função, como marketing, logística, gestão de pessoas, entre outras.
  • Benchmarking genérico:
  • Comparação com empresas que possuem boas práticas em áreas ou processos similares, independentemente do setor ou função;
  • Busca o maior benefício associado a descoberta de métodos, praticas, ainda não implementadas na indústria do investigador que podem ser transferidas facilmente.

Existem também outras classificações de tipos de benchmarking, como as apresentadas abaixo:

Grupo Know How (2000): além dos tipos já descritos acima, o Grupo Know How acrescentou mais três tipos: benchmarking horizontal (comparação com empresas que atuam em diferentes setores, mas possuem boas práticas em áreas similares), benchmarking vertical (comparação com empresas que atuam em diferentes níveis da cadeia produtiva) e benchmarking colaborativo (comparação entre empresas parceiras que trabalham em conjunto em um projeto específico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (233.5 Kb)   docx (279.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com