TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Em busca de Timóteo

Por:   •  29/4/2016  •  Resenha  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  6.487 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo do Livro

Em Busca de Timóteo

O livro ensina como ser ministros de socorros, através de princípios e exemplos bíblicos, tem o objetivo de que os leitores busquem em si próprios, maneiras que possam otimizar a qualidade do serviço prestado por eles a seus pastores, líderes e ao Corpo de Cristo.

Timóteo porque ele se destaca como exemplo brilhante de como ministros de socorros pode ajudar, servir e auxiliar seus líderes, pois além da maneira brilhante com que serviu Paulo, ele também é um grande exemplo a ser seguido por todo cristão, de como ser um ministro de socorro e trabalhar em equipe.

O autor cita ainda os exemplos de:

Moisés e sua parceria com Josué, Arão, Hur e os anciãos.

Jônatas e outros "valentes" foram parte do que Deus fez através de Davi.

Elias trabalhou com Elizeu.

Jesus tinha uma equipe de doze discípulos.

Paulo trabalhava em relacionamento com várias pessoas: Timóteo, Barnabé, Lucas, Silas, Tito, Marcos e outros.

Nas escrituras aprendemos que líderes nunca trabalham isolados enquanto cumprem a vontade de Deus. Eles foram criados para funcionar em equipe e em parceria com outros. Levantar uma nova geração de ministros de socorros que possuam o coração e a atitude de Timóteo e que melhore e aumente a qualidade dos serviços prestados por aqueles que já estão ativos no ministério de socorros.

Os desafios que Deus Pai e Jesus passaram em Sua Liderança e com seus seguidores, e citou os exemplo de Lúcifer e depois de Adão e Eva. Uma boa liderança não consegue resultados perfeitamente favoráveis sem bons seguidores.

Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha. Romanos 1:11-12

Um líder não deve caminhar solitário, quando os ajudadores de Paulo o abandonaram durante seus dias difíceis, ele pediu ajuda a seu filho na Fé. Ele estava em busca de Timóteo, mesmo diante das restrições e limitações que sofria em sua cela romana. Graças a Deus que Paulo tinha Timóteo, que era alguém que genuinamente amava aqueles irmãos preciosos e lutasse pelos seus interesses da mesma maneira que Paulo.

O serviço que você, como ministro de socorros, está fazendo para o Senhor deve feito da maneira que você gostaria que fosse feito a você, não se deve encará-lo como um degrau para sua "promoção".

O trabalhador deve aceitar as correções de seus líderes e pastores como aprimoramento e melhora para seu crescimento tanto espiritual como no serviço prestado ao corpo de Cristo.

- Ministros de socorros precisam ser dedicados a Jesus e à Palavra de Deus;

- Ministros de socorros precisam ser dedicados à Igreja ou ao Corpo de Cristo;

- Ministros de socorros precisam ser dedicados aos seu próprio chamado;

- Ministros de socorros precisam ser dedicados ao pastor para quem trabalham.

Desafios chegam para todos os tipos de relacionamentos. Somente os que estão construídos sobre um forte fundamento sobreviverão e terão sucesso. O trabalhador deve estar ciente que está servindo o propósito de Deus, não das pessoas, respeitando o ofício do pastor e a posição dos outros líderes, exercendo sempre um trabalho em equipe, gerando expectativa em exercer um trabalho de excelência.

Paulo e Timóteo tinham personalidades completamente diferentes. mesmo assim Paulo dizia que ele e Timóteo tinham uma só mente (ou igual alma). O autor enfatiza que o ministro de socorros não tenha somente uma relação profissional e formal com seus pastores, mas que se tornem verdadeiros Timóteos espirituais - ministros de socorros que tenham uma só mente, que realmente queiram os bem das pessoas e que andem em verdadeiro companheirismo com seu pastor. Que todas equipe de liderança da igreja ande em unidade e trabalhe em harmonia.

Ministros auxiliares de sucesso estão dispostos a promover a liderança do pastor e os outros da equipe, eles evitam ser competitivos com outros líderes e não se preocupam a respeito de quem vai levar crédito, receber a atenção, ou ser reconhecido. Eles se preocupam mais com o "nós" do que com o "eu"; e o benefício da equipe é mais importante do que a popularidade individual, posição ou eminência.

O esforços não podem estar concentrados em nossa autopromoção. Nossos esforços têm que se concentrar em fazer outros obterem sucesso.

Você deve ter ouvido ensinamentos a respeito da lealdade e devoção do escudeiro Jônatas. De onde você acha que o escudeiro aprendeu tais características? O próprio Jônatas demonstrava lealdade e devoção fora do comum para com Davi. Estes atributos faziam parte do caráter de Jônatas e não foi algo que aconteceu uma só vez. A alma de Jônatas estava ligada à alma de Davi.

Davi disse a um grupo de voluntários: Se vocês vieram em paz, para me ajudarem, estou pronto para recebê-los (1º Crônicas 12:17 NVI). A Nova versão King James diz: Meu coração estará unidos ao de vocês. Pastores não querem que seus voluntários ou membros de equipe simplesmente completem uma tarefa; pastores querem um senso de união espiritual com seus ministros de socorros enquanto cada um contribui para alcançar o propósito e a missão da igreja. Líderes reconhecem a necessidade dos corações estarem unidos - numa conexão divina - para que com todos juntos, a vontade de Deus seja cumprida.

Eliseu foi exemplo de verdadeiro seguidor, nós vemos que Eliseu levou muito a sério quando Elias (e Deus) o chamou para o ministério. Ele não perdeu tempo em seguir seu líder. Ele não ficou indeciso ou debatendo se deveria ou não ouvir o chamado de Deus em sua vida, uma vez tomada a decisão, Eliseu não olhou para trás ou preservou qualquer coisa de sua vida anterior, para guardar se "precisasse". Não, ele colocou a "mão no arado", figuradamente falando, como está na Bíblia em Lucas 9:61-62 e nunca mais olhou para trás. Esse tipo de determinação em seguir Elias (e principalmente o plano de Deus para sua vida) serve como exemplo  para os ministros de socorros nos dias de hoje.

Como líder importante ou trabalhador na igreja, lealdade não significa necessariamente que você estará naquela igreja pelo resto da vida, mas significa que, enquanto você estiver debaixo do "guarda-chuva" da liderança de seu pastor, dará a ele o melhor que você puder. Durante seu tempo ali, você sempre buscará e promoverá o bem estar da igreja - dedicando-se a ser alguém que adicione, ao invés de causar prejuízos.

Provérbios 20:6 nos fala: Muitos proclamam a sua própria benignidade; mas o homem fidedigno, quem o achará? Não são os faladores que contribuem para a igreja, mas os executores - a saber, pessoas que realmente completam seu trabalho! Devemos almejar ser ministros de socorros confiáveis. Como Josh Billings disse muitos anos atrás: "Seja como um selo. Mantenha-se grudado em algo até você chegar lá".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com