TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Introdução a Teologia Capitulo 7. Função da Teologia

Por:   •  4/4/2017  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  3.771 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

São Luís, 29 de março de 2017.

Aluno: Thiago Nunes Lima.

Introdução à Teologia

Capítulo 7

São Luís - MA

Resumo Introdução a Teologia Capitulo 7.

Função da Teologia

        Toda teologia se organiza ao redor de dois olhos: o olho da fé e o olho da realidade histórico-social. Os antigos mestres diziam, com acerto: “a teologia é ante ante et retro oculatra. Possui um olho voltado às fontes da fé (Bíblia e tradição) e o outro voltado a situação em que vive o teólogo, inserido numa comunidade histórica. Pelo olho de trás (retro oculatra) se apropia dos conhecimentos bíblicos,litúrgicos que compõem o discurso da fé em sua identidade. Como o olhoda frente(ante oculatra) conscientiza as questões relevantes da vida da comunidade e procura iluminá-la com a luz adquirida com o olho voltado pra trás. Entre os dois olhos há uam inter-relação dialética: os temas do passado iluminam temas de hoje; temas de hoje iluminam temas do passado”

        A tarefa fundamental da teologia e estabelecer uma sintonia entre a mensagem da salvação e os problemas humanos de determinado momento histórico e ambiente cultural. Para entendermos a função da teologia, precisamos saber primeiro que nem toda teologia tem formato acadêmico, ela não precisa necessariamente está só na forma acadêmica, ela é livre e poder está em qualquer lugar, que nem sempre é a igreja. Não existe limites para a teologia, ela se espalha por todos os lugares e influencia diretamente no comportamento das pessoas, tanto em atitudes como em palavras.

        A Teologia Pastoral visa o cuidado com o fiel da igreja, dando apoio espiritual aos que se consideram religiosos. A teologia Popular tem como função passar conhecimentos da palavra de Deus aos fieis, sem a necessidade de aprofundar o assunto.

        Toda teologia precisa ser útil a vida do cristão, o teólogo não pode demonstrar evidencias de certas realidades, mas pode chamar a atenção sobre aspectos da mesma que o intelecto seja capas de entender. A ciência teológica serve para orientar a vida do cristão, ensinando os caminhos que o discípulo deve tomar. A comunidade cristã recebe novos membros todos os dias, e têm dificuldades de ensinar e mostrar de uma forma clara e aceitável aos novos discípulos, os caminhos certos que devem seguir.

        O teólogo deve ser uma pessoa humilde, transparente, solidário e amigo de toda verdade. Ele fala da igreja, mas não por ela, através do seu conhecimento, pode ajudar a difundir a fé da igreja, ele tem que ser um agente transformador e um formador de opiniões. Para ter sucesso nessa missão, ele se baseia em evidencias, a fim de formular suas hipóteses, que são duas: a relação natural de Deus – sua criação – e a revelação escrita de Deus – a Bíblia – que exige profundo cuidado.

        O teólogo tem um papel duplo, ele pode ser visto como um conscientizador e explicador. Por um lado ele é um membro da comunidade que possui um amplo conhecimento bíblico, que vem ser muito útil para ajudar na compreensão da fé dos fiéis. Por outro lado ele é um membro da comunidade que ajuda a captar questões relevantes da realidade histórico-social e a pensa-las à luz do Evangelho e da teologia. O teólogo também é visto como um intelectual, que assume a tarefa que todo cristão tem, de poder pensar a sua fé e aprofundá-la, pois do contrario essa não seria uma fé humana. O teólogo tendo sua vida espiritual e sobrenatural por excelência serve de ponte entre o homem e Deus, assim sendo exigido dele uma vida de intensa espiritualidade, meditação e oração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com