TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo capitulo 25 teologia sistematica de wayne grudem

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO OESTE

RESUMO DO CAPÍTULO 25

DO

LIVRO TEOLOGIA SISTEMÁTICA ATUAL E EXAUSTIVA DE WAYNE GRUDEM

RIO DE JANEIRO

2022

LUCAS OLIVEIRA DE SOUSA

RESUMO DO CAPÍTULO 25

DO

LIVRO TEOLOGIA SISTEMÁTICA ATUAL E EXAUSTIVA DE WAYNE GRUDEM

RESUMO DO CAPÍTULO 25, AS ALIANÇAS ENTRE

DEUS E O HOMEM, DA OBRA TEOLOGIA SISTEMÁTICA,

DE WAYNE GRUDEM.

PODE SER SOMENTE UM BREVE PARÁGRAFO

PARA CADA UM DOS TRÊS ASPECTOS ABORDADOS NO CAPÍTULO.

ORIENTADOR: PROF. ILTON SAMPAIO

RESUMO

Qual é a relação de Deus com o homem? A aliança entre Deus e o homem foi delineada por certos critérios e promessas desde que o mundo foi criado. Deus dá instruções sobre como ele espera que os humanos se comportem e promete tratá-los em certas situações. A Bíblia tem vários tratados que explicam os vários tipos de relacionamentos entre Deus e o homem que são mencionados nas Escrituras, e frequentemente se refere a esses tratados como "alianças". A seguir está uma definição de alianças entre Deus e o homem encontrada na Bíblia: "Uma aliança é um acordo imutável, divinamente imposto, que estabelece os termos do relacionamento entre Deus e o homem".

A frase "divinamente imposto” para mostrar que o homem nunca pode negociar com Deus ou alterar os termos desse acordo está incluída nessa definição, embora também indique que duas partes, Deus nas propostas e o homem, que precisam de Deus nas propostas de relacionamento, são envolvidos. O homem pode aceitar ou rejeitar as obrigações da aliança.

A promessa divina de que serei o seu Deus e eles serão o meu povo é o componente fundamental das alianças (Jr 31:33; 2Co 6:16).

A ALIANÇA DAS OBRAS

Se é justo referir-se a um pacto de obras entre Deus e Adão e Eva no jardim do Éden tem sido questionado por alguns. Na história de Gênesis, a palavra aliança em si não é mencionada. No entanto, os componentes fundamentais da aliança estão presentes para todas as partes verem: uma descrição das pessoas engajadas, um conjunto de requisitos legal e moralmente obrigatórios para a conexão, uma promessa de bênçãos para o relacionamento e o pré-requisito para receber bênçãos.

Esta aliança está ativa? Sim, por um lado. A punição dessa aliança está em pleno vigor, e Cristo seguiu essa aliança em nosso favor. A obediência perfeita, se alguém for bem-sucedida, continua a levar à vida. No entanto, como já pecamos, a proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal não se aplica a nós; Terceiro, porque Cristo de uma vez por todas cumpriu os requisitos dessa aliança e obtivemos seus benefícios não por nossa obediência, mas por confiar nos méritos da obra de Cristo por ele. Segundo, por causa de nossa natureza pecaminosa, somos incapazes de cumprir todos os requisitos dessa aliança e receber todos os benefícios que ela propõe. Porque é dito: "Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las", aqueles que tentam obter o favor de Deus (justificação) através da obediência estarão se afastando da salvação.

A ALIANÇA DA REDENÇÃO

Os teólogos referem-se a uma forma diferente de aliança, que existe entre os membros da Trindade e não entre Deus e o homem. Chame isso de "a aliança da redenção", se quiser. Tornar nossa obrigação cumprir nossa obrigação de cumprir nossa obrigação, que merecemos, está de acordo com nosso compromisso entre nosso preço e nosso Filho. Como exatamente as Escrituras ensinam que eles existem? Eles mencionam um plano e objetivo definidos de Deus como um acordo trino entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo para garantir nossa salvação, portanto, a resposta é sim.

A ALIANÇA DA GRAÇA

Quando um homem foi resgatado, mas não pelos meios pretendidos pela aliança, Deus teve que fazer uma nova maneira de usar esse indivíduo. Os últimos versículos da Escritura 3 descrevem como Deus interveio em eventos históricos seguindo Seu plano de salvação por ele, que permitiu que humanos pecadores tivessem um relacionamento com Ele. O mediador é Cristo, entre as partes sendo Deus e as pessoas que ele resgatará. A situação: O pré-requisito para a permanência desta aliança é a confiança na obra consumada de Cristo, que é definida pelos mandamentos de Deus. Como resultado, Deus-vida eterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com