TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: Vaidades Vãs: A Grande Lição do Profeta Jonas

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  1.870 Visualizações

Página 1 de 6

Vaidades Vãs: A Grande Lição do Profeta Jonas

O principal objetivo do livro é alertar a Igreja de Cristo acerca da proximidade do arrebatamento e das providências imprescindíveis aos servos fiéis que aguardam o tão sonhado momento, e trazer alguns exemplos da bíblia, como por exemplo o profeta Jonas.

Jonas, profeta de Deus, desobedeceu quanto a ordem que ele tinha dado para pregar na cidade de Nínive, e resolve esconder de Deus, fugindo para outra cidade (Tarsis) de navio. Vem uma grande tempestade durante a viagem, e os tripulantes lançam sorte pra ver quem está provocando a ira de Deus e a sorte cai sobre Jonas que é lançado ao mar e engolido por um grande peixe. Após três dias o peixe vomita Jonas em terra firme. Ele então segue para Nínive e profetiza à população daquela cidade conforme Deus havia lhe ordenado. Os ninivitas se arrependem de suas maldades, proclamam jejum, e se divulgou por mandado do rei que todo ser vivente não comeria, nem beberia e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até ao menor. E Deus viu que se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez.

Em meio a angustia, Jonas, no ventre do peixe faz a seguinte oração: “E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; Do Senhor vem a salvação”. (Jonas 2:1-9)

A autora faz analogias a outros relatos da bíblia sobre a vaidade do homem e ressalta o versículo oito do segundo capítulo de Jonas: “Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia”.

O primeiro texto abordado foi o do fariseu e do publicano, o fariseu se exalta perante o altar por ser um homem justo e reto, que cumpre a lei, pensando ser mais justo e melhor que o publicano que intitula ser pecador (esse texto encontra-se em Lucas 18: 10-14). O publicano, ao contrário do fariseu, apenas pede misericórdia a Deus. A diferença entre eles é que Jonas caiu diante da grandeza da nação inimiga, diferente do fariseu, que caiu por contemplar a própria grandeza, cometendo o pecado da soberba e apartando de si a misericórdia de Deus.

Depois fez referência a Davi e Golias, que se exaltava perante o exército do povo de Deus, pois não havia homem semelhante a ele, gigante e forte, desafiava o povo de Deus. Golias estava engodado na sua soberba e diariamente desafiava os israelitas. Davi pediu forças a Deus e disse ao rei Saul que lutaria contra o gigante, pois não aceitava a afronta que estava sendo feita ao exército do Deus vivo. Então pegou a sua funda e pedras e disse Golias que lutaria com ele em nome do Senhor. Davi agiu totalmente na contramão do profeta Jonas que teve medo do desafio de Deus. A fé de Davi no Senhor dos Exércitos era tanta que em nenhum momento ele levou em consideração a grandeza do gigante Golias. Ele foi humilde e reconheceu que só Deus poderia vencer essa batalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com