TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo livros históricos

Por:   •  18/7/2017  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  1.770 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO  EBM

DISCIPLINA: Livros Históricos

prof: Léo Mariano

aluna: Monique Magalhães

Ao lermos os primeiros livros históricos, que são eles, Josué, Juízes e Rute, podemos observar nestes três livros como Deus vai agindo com seu povo nas mais diferentes situações, e a dificuldade deste povo em se manter fiel a esse Deus. Neste texto, falaremos sobre as consequências para os israelitas de estar perto e ser obediente a Deus e as  consequências de estar longe, e desobedecê-lo.

No livro de Josué, vemos Deus cumprindo suas promessas levando o povo a conquista da terra prometida. E na vida deste homem que dá nome ao livro, claramente observamos como Deus age na vida de quem é fiel aos seus preceitos. Em sua trajetória Josué se mantém firme naquilo que Deus lhe havia  prometido, guarda suas palavras  que o encorajavam a ser forte, valente e corajoso em cumprir as ordenanças e leis do Senhor sem se desviar delas. O que lhe garante uma vida onde ele enfrenta batalhas e alcança vitórias, derrota inimigos e conquista a terra prometida.

No entanto, neste livro encontramos no capitulo 7 uma batalha que este povo que Josué  liderava, acostumados a vitórias, não saiu vencendo. Foram derrotados e perseguidos na terra de Ai, como consequência da desobediência de um homem  que achou que podia esconder de Deus e do povo seu pecado, Acã desobedeceu uma ordem direta de Deus pegando prata e uma capa babilônica  e escondendo debaixo de sua tenda. Seu erro trouxe morte para ele, para sua casa e custou 36 vidas na batalha contra os homens de Ai. Tirando esse episódio vemos que durante todo o tempo da  liderança de Josué o povo se manteve fiel servindo ao Senhor  e seguindo seu exemplo. Josué morre aos 110 anos ainda sustentando a posição dele e de sua casa em se manterem fiéis a Deus.

Já no inicio do livro de Juízes, vemos um povo que com a morte de Josué e dos anciãos cada um fazia o que achava certo. Muitos se afastaram de Deus, não seguiam  mais as leis e se prostituíam com deuses pagãos. Observamos um ciclo em Juízes que se repetiu por aproximadamente 410 anos onde o povo pecava e se afastava de Deus, sofria as consequências de suas atitudes, eram oprimidos pelos povos vizinhos e inimigos (mais um resultado da desobediência, pois a ordem de Deus era que estes povos fossem eliminados durante a conquista da terra), clamavam a Deus, que levantava um Juiz no meio do povo que trazia a libertação. No decorrer do livro lemos várias narrativas, algumas intrigantes como a  história da tribo de Benjamim que quase foi extinta, e outras empolgantes como as histórias de Débora, Gideão, Jefté e Sansão. Em suma as histórias desse livro apontam para a paciência e amor de Deus para com um povo instável em sua fé e devoção, que quando se voltavam para Ele em súplica e arrependimento ele os atendia, e mostra que o pecado afasta o homem de Deus e o deixa vulnerável á ataques malignos.

Por fim, temos o livro de Rute que nos conta uma história que aconteceu no período dos juízes, quando em meio a fome e escassez em Belém ( tal cenário provavelmente resultado do afastamento de Israel do Senhor) a família  de Elimeleque migra para Moabe onde um série de tragédias acontece, deixando Noemi (esposa de Elimeleque) viúva,  sem filhos  e com duas noras. Logo no primeiro capitulo, quando esta resolve voltar para Belém ao saber que Deus havia visitado seu povo trazendo pão ( acredito eu, resultado de busca e arrependimento do povo),  ao despedir suas noras Rute decide acompanhá-la e por aí se desenrola a história que por nós é tão conhecida. O que podemos salientar nesse livro é a postura de uma moabita que abandona seus deuses e costumes  se decide por servir ao Senhor, o Deus de sua sogra, e vemos como esse Deus a recebe no meio de seu povo e muda sua sorte. Rute ao seguir os conselhos de sua sogra encontra seu remidor, se casa e tem um filho. E mesmo sendo uma estrangeira entra para a genealogia de Jesus. O que nos leva a meditar em nós, que éramos inimigos de Deus e por meio do nosso remidor Jesus Cristo somos reconciliados e passamos a ter parte na herança do Pai Celestial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com