TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revitalizando os ambientes

Por:   •  20/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

REVITALIZANDO A CASA DO OLEIRO

2.1. MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO.

“Dar acolhimento ao dependente de substâncias psicoativas, propiciar a sua regeneração, promovendo a reinserção social e bem-estar espiritual”.

2.2. HISTÓRICO.

O CENTRO DE APOIO A VIDA – CASA DO OLEIRO – CAVCO, foi fundada em fevereiro de 2010 pelo então presidente e pastor Jacob Barbosa Anijar com intuito de acolher e ajudar na recuperação de dependente químicos. O CAVCO vem passando até hoje, por grandes melhorias para proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus acolhidos e um bem estar para seus familiares. Em setembro de 2015, o poder público reconheceu o trabalho, através da Lei de Utilidade Pública no 9.864. A casa do oleiro possui atualmente alojamento com capacidade para até 32 acolhidos. É uma organização da associação civil de interesse público, de caráter filantrópico que tem por finalidade a assistência e acompanhamento de adolescentes, adultos e famílias, oferecendo educação e aprendizado profissional, capacitando-os para a reinserção social e o exercício da cidadania. A entidade é mantida por seu quadro de associados e por doações espontâneas da comunidade, também é denominado simplesmente RRD “Recanto CASA DO OLEIRO” e Casa do Oleiro. A sede administrativa está localizada na Servidão Manoel Amaro Nunes Pinheiro, 727. Bairros Ratones. CEP 88052-250, Florianópolis/SC, localizada em uma área rural composta por pavilhões num projeto integrado que compreende:

1. Alojamento: composto por cinco quartos (quatro quartos com 6 leitos e um quarto com 8 leitos) 4 banheiros (um banheiro adaptado).

2. Administração: composto por recepção, direção, serviço social, sala de reunião, almoxarifado, enfermaria, copa, banheiro, lavanderia.

3. Marcenaria: composto por sala de pintura, banheiro e sala de compressor.

4. Estruturas de apoio: conta com auditório com capacidade para 150 pessoas, biblioteca, refeitório, cozinha, dispensa e três banheiros.

6. Instalações agropecuárias: composta por capril, galinheiro, área para hortaliças e açude.

2.3. PERFIL DO PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS DIRETAMENTE PELO PROJETO.

O perfil do público-alvo da entidade são pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas, maiores de 18 anos do sexo masculino, bem como seus familiares.

O Projeto Revitalizando a Casa do Oleiro busca atender aproximadamente 50 (cinquenta) acolhidos e seus familiares, provenientes especialmente da região sul do Brasil.

2.4. AÇÕES DESENVOLVIDAS:

As principais atividades desenvolvidas pela CAVCO estão relacionadas ao tratamento de doenças sociais e suas consequências, principalmente aquelas decorrentes da dependência química, e realização de oficinas de qualificação profissional e terapêuticas. A instituição desenvolve trabalho de apoio espiritual, complementar ao trabalho assistencial, com todos aqueles que buscam e necessitam deste atendimento. Este apoio envolve:

A formação moral e a terapia espiritual;

Programas de acolhimento, apoio e recuperação de dependentes químicos e alcoolistas, bem como o apoio as famílias afetadas pelo problema;

Programas de prevenção ao uso indevido de drogas, através de palestras em auditório, empresas, colégios, igrejas, e em todos os meios de comunicação possíveis;

Atividades de assistência social e educacional, onde oferecerá alojamento, asseio e alimentação em situação de vulnerabilidade social;

Programa de conscientização ambiental, através de palestras, cursos, fóruns, replantio e conservação de árvores nativas, limpeza de florestas, rios, córregos, nascentes, mangues, praias e terrenos baldios;

Programas esportivos com a finalidade de desenvolver e estimular o gosto pelo esporte entre os acolhidos, promovendo a mais ampla inclusão social destes através da prática esportiva, bem como administrar programas e equipes esportivas em comum acordo com a Secretaria de Esportes e rede educacional do município, dando ênfase ao trabalho com menores em situação de vulnerabilidade social, mediante o levantamento e discussão de problemas, encaminhamento de soluções e divulgação dessas atividades;

Programas sócios educacionais, culturais e institucionais, valorizando a arte e a educação como agentes de transformação social, promovendo cursos gratuitos de teatro, instrumentos musicais, canto, discutindo questões como ética, cidadania, inclusão, artes, ciências, literatura, artes visuais, músicas e novas mídias.

2.5. PARCERIAS INSTITUCIONAIS.

O CAVCO conta com parcerias do Posto de Saúde de Ratones para a realização de consultas médicas e odontológicas; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Bairro Saco Grande; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSAD e colaborações como doações de pessoas físicas e jurídicas, de empresas públicas e privadas, subvenções sociais e promoções e eventos beneficentes.

PARTE III – INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

NOME DO PROJETO

REVITALIZANDO A CASA DO OLEIRO

3.1. RESUMO DO PROJETO.

A questão das drogas é um fenômeno social bastante complexo. Em todo o mundo, a dependência química aparece como uma questão de difícil abordagem, configurando-se como epidemia e requerendo esforços coletivos para o seu enfrentamento.

O presente projeto objetiva a revitalização dos espaços físicos do CAVCO para aperfeiçoar o atendimento a dependentes e ampliar seus resultados no processo de recuperação de seu público-alvo, auxiliando no enfrentamento desse grave problema social.

O projeto fornecerá aos atendidos pelo CAVCO:

Adequação do espaço físico, através da reforma das instalações físicas, em especial dos dormitórios, para oferecer aos acolhidos mais conforto e eficácia em seu tratamento;

Montagem da infraestrutura de uma academia para atividades físicas;

Aquisição de equipamentos de academia;

Destaca-se que as ações a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com