TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SANTO AGOSTINHO E SUA CONVERSÃO PELA SUA MÃE SANTA MONICA

Por:   •  29/3/2017  •  Bibliografia  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 10

SANTO AGOSTINHO E SUA CONVERSÃO PELA SUA MÃE SANTA MONICA

(Voz oculta)

Nasceu Aurelius Augustinus em 15 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, Numídia, uma província romana no Norte da África (atualmente o nome da cidade é Souk-Ahras, e fica na Argélia). Seu pai, chamado Patrício, era um pagão membro do corpo municipal. Sua mãe era Santa Mônica, uma mulher de bom coração, que aos poucos foi domando o caráter agressivo do marido; ao mesmo tempo, educou Agostinho e dirigiu o menino pelo caminho da cristianismo, teve 2 irmãos Navigio e Perpétua

Cena: Entra Santa Mônica e Patrício, com um bebe no colo, (Suposto Santo Agostinho).

(PATRICIO) Agostinho esta doente em perigo de morte, devemos batiza-lo, pelo sinal da cruz e pelo sal.

(SM) eu como mãe, piedosa e fervorosa cristã, exijo o batismo.

(Voz oculta) Porem, com o passar do tempo Agostinho de repente melhorou e o batismo foi adiado.

Cena: Entra Agostinho com Livros estudando, andado para todos os lados.

(Voz oculta) O tempo passou e Agostinho começou a estudar, em Madaura, gramática e retórica até a idade de dezesseis anos, quando o pai o fez voltar a Tagaste e aí ficou um ano, enquanto se preparavam as coisas necessárias para que fosse terminar os estudos em Cartago; a paixão de mandar esse filho estudar obrigava o pai a esforços superiores à sua fortuna, que era medíocre. Vindo pouco tempo depois o pai falecer porem converteu-se ao cristianismo, graças às orações da esposa.

(Voz oculta) Durante a permanência em Tagaste, o jovem Agostinho, desprezando os sábios conselhos de sua mãe, começou por se deixar levar a amores desonestos, convidado pela ociosidade e pela complacência do pai, que ainda não era cristão.

Cena: Entra Santo Agostinho um rapaz espécie de James Dean da sociedade decadente do Império Romano do Ocidente moribundo, que vivia bebendo, entra mulheres e varias bebidas, mostrando feliz mas ao mesmo tempo vazio por dentro.

(S.A) Vamos curtir a vida, beber, namorar, e festejar...

(MULHER) Claro, tudo na vida e passageiro..

(Voz oculta) Santo Agostinho chegou a Cartago e afundou-se cada vez mais no amor das mulheres, que fomentava com espetáculos dos teatros. Agostinho teve um filho com uma prostituta. Deu-lhe o nome de Adeodato (dado a Deus). Mônica o criou, já que a mãe não tinha condições de criá-lo. Entretanto caminhava com grande êxito nos estudos, que tinham por objetivo chegar a cargos e à magistratura, pois a eloquência lhes era então o caminho. Porem, sua mãe sempre rezava por ele.

CENA– S.M fica ajoelhada de frente ao altar onde tem um crucifixo, rezando e pedindo a conversão do seu filho Agostinho. 

(S.M)- Senhor, rogo a vos pelo meu filho Agostinho, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores esta gerando no meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho.

(Voz oculta) Com o aprofundamento nos estudos Agostinho ficou encantado e começou então, na idade de dezenove anos, a desprezar as vãs esperanças do mundo e a desejar a sabedoria e os bens imortais. Foi o primeiro movimento de sua conversão.

CENA- entra S.A com o livros na Mao.

(Voz oculta) Quis então ler as Sagradas Escrituras, mas a simplicidade do estilo desagradou-lhe, habituado como estava à elegância de Cícero.

(S.A) Este livro e muito simples, não gostei, prefiro as obras do grande filosofo Cícero. (neste momento ele abandona a Bíblia e pega um livro com o nome de Hortensius, começa a ler).

(Voz oculta) Com o passar o tempo começou a seguir o Maniqueísmo, que é a ideia baseada numa doutrina religiosa que afirma existir o dualismo entre dois princípios opostos, normalmente o bem e o mal. O maniqueísmo é considerado uma filosofia religiosa, sendo bastante disseminada por todo o Império Romano.

CENA- entra S.A discursando para outras pessoas que estão sentadas

(S.A) Existe dois princípios, o bem e o mal, sendo que o bem é o próprio Deus, que domina o reino da Luz, e o mal, as próprias trevas, que é também substância. Estes dois princípios comunicam a sua substância aos seres, que são bons ou maus conforme a sua origem. Houve uma luta entre os reinos da luz e das trevas, no qual os demônios arrebataram partículas de luz. Satanás gerou Adão e comunicou-lhe estas partículas, que seriam as almas dos homens. Deus, para libertar a luz do cativeiro da matéria, criou o Sol, a Lua, os astros e a terra, sendo que esta é de matéria corrompida. O homem é constituído de partes diferentes, cada uma com uma natureza. O corpo é matéria corrompida, oriundo do mal, e o espírito provém de Deus.

(Voz oculta) Entretanto, sua mãe sofria muito e sempre aflita do que se tivesse visto morto, não queria mais comer com ele;

CENA S.M aparece mais triste,

(S.M) Estou preocupada como anda Agostinho, com teorias erradas, desprezando o cristianismo, estou aflita, tenho medo que Agostinho acabe morto, não quero mais comer e nem ficar com ele, não quero ele mais na minha casa, vou desprezar meu filho, (Neste momento ela deita e acaba dormindo).

(Voz oculta) Monica adormeceu e veio consolá-la este sonho:

CENA S.M estava num bosque e um jovem resplandecente vinha a ela, sorrindo, perguntando-lhe:

(Jovem): Qual e a causa de suas penas;

(S.M) Estou chorando a perda do filho.

(Jovem): Vede, está convosco!

(Voz oculta) Monica de fato, viu-a junto de Agostinho, no mesmo lugar.

CENA: S.M entra e conta o sonho a Agostinho,

(S.M) Filho, tive um sonho e sempre estarei junto com você no mesmo lugar;

(S.A): Vós vereis o que eu sou.

(S.M): Não! Porque não me disseram: Tu estarás onde ele está, mas ele estará onde tu estás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com