TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE DA UNIDADE DISCIPULADO CRISTÃO

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS ADVENTISTA DA PROMESSA

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

WANIA QUINTAES NAKANISHI DOS ANJOS

RA: 2019802681

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina: Evangelismo e Discipulado - ministrada pelo prof. Josias Lima, do curso livre em Teologia, do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa, o CETAP.

Síntese da Unidade II

DISCIPULADO CRISTÃO

São Paulo, 2019

DISCIPLINA:  EVANGELISMO E DISCIPULADO

SINTESE DA UNIDADE II - DISCIPULADO CRISTÃO

2.1 O significado do discipulado cristão

Podemos dizer que o discipulado bíblico e cristão é diferenciado de todos os sistemas de ensino dos homens porque foi criado por nosso Senhor Jesus. Dentro disso podemos dizer que um discipulado é nada mais ou nada a menos que vimos nas escrituras sobre a caminhada de Jesus, onde seus discípulos observavam as parábolas que contava, os sermões que retinham em suas mentem e os ensinos que Ele deixava. Sendo assim quanto mais observavam e andavam com Jesus, mas iam ficando parecidos com Ele em sua jornada. Eles tornaram-se imitadores de Jesus. Por isso o discipulado é algo muito importante dentro de uma igreja é eficaz e poderoso. Todo cristão tem que conhecer o significado e colocá-lo em prática.

2.1.1 O que é ser um discípulo de Cristo?

O termo grego de discípulo é mathetés. Ele é tão usado na bíblia que aparece 269 vezes, significando literalmente “ensinada ou treinada”. Naquela época os seguidores de Jesus não eram conhecidos como evangélicos, e poucas vezes eram tratados como cristãos. Para que Deus trabalhasse em nossa vida olha só como eram chamados – DISCÍPULOS DE CRISTO, claro que sempre teve um propósito de ensinamento, já naquela época da Era Cristã.

Etimologicamente, discípulo é o aprendiz ou aluno que aprende as palavras, atos e ações com a finalidade de ensinar outros. Aprendendo a viver no estilo de seu mestre. Assim ele mesmo vai passando a outros o que viveu com seu mestre. Mas não podemos esquecer quem é o Mestre, que para o cristão é o próprio Jesus Cristo. Temos que aprender que o discípulo tem que ser cada vez mais parecido com seu Mestre no caso Jesus.

Sendo assim discípulo é aquele que renuncia toda a sua vida e faz de Jesus Cristo a única razão de seu viver, sempre sendo orientada na Palavra de Deus por um cristão mais maduro. Existem três virtudes para se tornar um discípulo de Jesus: obediência, submissão e amor. Tanto é fato que os discípulos se tornaram discípulos de Cristo quando lhe obedeceram. Por que o convite para segui-lo era um chamado radical mesmo. Isto é a morte do eu.

Como saber se você e um verdadeiro discípulo?  É quando seu caráter tem de ser mudado, você realmente torna-se outra pessoa, deixa coisas que nunca ninguém imaginou que deixaria. Porém temos que entender e deixar bem claro que uns a mudança é rápida, mas outros levam mais tempo.

2.1.2 O que significa discipular?

É o verbo discipular em grego – matheteuo que aparece na ordem de Jesus em Mateus 28, versículo 19. É versículo que diz: FAZEI DISCIPULOS. Sendo uma ordem dada por Jesus.

Temos que aprender que discipular não é somente ensinar a vida de Jesus, mas é viver a palavra para que seu discípulo veja Jesus em você. Como fazer isso, em primeiro lugar temos os quatro elementos fundamentais, o primeiro é o ensinamento, onde aplicamos tudo da Palavra de Deus, ensinando os mandamentos e princípios da Bíblia, ela é a cartilha do discípulo. Em segundo vem o discípulo que é aquele que vai receber o ensinamento ministrado pelo terceiro elemento que é discipulador, sendo aquele que ensina. Esse é o cuidador que provavelmente aprendeu com alguém e tornou-se capaz de ensinar, cuidar e doutrinar outros. Esse é o dever de todo crente maduro.

Fomos chamados para sermos pescadores de homens. Temos que ter essa visão dentro da igreja biblicamente dita, por que senão não estaremos dispostos a pagar o preço por cada discípulo, por que exige tempo, dedicação e envolvimento. A maior satisfação é quando ganhamos um discípulo pra Jesus. E em quarto lugar vem o discipulado que é o processo de ensino ou melhor dito como vamos levar essa pessoa a Cristo. O objetivo é levar esse discipulado para que o discípulo tenha em sua mente o modelo de Cristo, estudando a Bíblia, aconselhando, pregando o evangelho, tirando suas dúvidas e levando ele ao batismo e ensinando o significado do mesmo. Claro que não vai ser fácil essa jornada, mas vale muito a pena sacrificar seu tempo por uma alma perdida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com