TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese da unidade escolar: elabore uma síntese, com as suas palavras, do perfil da unidade.

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

Nome: 4°semestre

3.5 – Sintese da unidade escolar: elabore uma síntese, com as suas palavras, do perfil da unidade.

A comunidade escolar está localizada numa região periférica, sendo observado que há falta de infra-estrutura básica para uma boa parte da população. No entanto, a Unidade de Ensino procura sanar alguns desses problemas, proporcionando as crianças uma boa educação e uma alimentação adequada.

A escola junto com a família é muito importante para a educação das crianças, porém nem todos pensam assim, muitos pais consideram a escola somente um local onde deixam seus filhos para poder trabalhar.

Atividade 4

Apresentação do estagiário aos professores da Educação Infantil e solicitação de uma cópia da rotina/ planejamento dos docentes.

Encontram-se em anexo a copia do planejamento.

O primeiro contato da estagiária com os professores foi atraves da diretora Christiane Rebelo Moschetta que apresentou a  sala do AGII,  a professora  e os aluno. A professora explicou a rotina da sala como por exemplo, horários das atividades, do lanche e do soninho. Houve um acolhimento muito agradavel por parte desses.

Planejamento AGII

TEMA: HISTÓRIAS MUSICAIS COM FOCO NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

OBJETIVOS:

Ampliar conhecimentos sobre animais da fazenda;

Trabalhar psicomotricidade;

CONTEÚDO:

Projeto: Animais da fazenda;

Projeto: Casa de boneca;

Projeto: Horta

ESTRATÉGIAS:

Brincar com bolinhas, trabalhar cores;

Pintura com esponja;

Cantinhos com quebra-cabeça; dominó das cores e animais; blocos lógicos;

Brincar de amarelinha no pátio;

Desenhar no quiosque com giz de lousa, os animais da fazenda;

Parque;

Brincadeira de cabra-cega; seu mestre mandou;roda;

Incentivar as crianças a recontar história;

Brincar de faz-de-conta com animais da fazenda na casa de boneca;

Continuar a montar livro coletivo animais da fazenda;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças, registro semanal das atividades avaliando o interesse e desempenho da turma no coletivo e individual.

Atividade 5

Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola.

A concepção de aprendizagem adotada pela escola esta baseada na Pedagogia dos Sentidos, em que busca o desenvolvimento do caráter e da personalidade das crianças, com o objetivo de estimulá-las e dar a igualdade de oportunidade em fases seguintes do ensino, para a formação integral do futuro cidadão.

Pauta-se também em pensadores como Piaget (estágios de desenvolvimento) Vigotsky (interação social), Montessori (manipulação de materiais concretos) Wallon (afetividade) tendo em vista o desenvolvimento global da criança, respeitando sua faixa-etária, seu desenvolvimento físico (motor), mental (cognitivo) e emocional (afetivo).

 A equipe atua como um todo para que os objetivos traçados sejam alcançados e transformados em ações. O objetivo básico da Unidade Escolar é oferecer aos educandos amplos espaços onde possam sentir-se confortáveis, estimulados e confiantes em um desenvolvimento contínuo e prazeroso. Para o ano de 2014, segue:

A Educação Infantil, nos termos do Art.29 da LDB nº. 9.394/96 tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade (incompletos), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Leva em conta, ainda, a preparação para o ingresso no Ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando. (As Naves-Mãe atendem crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses).

Atividade 6

Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil.

Quais são suas atribuições?

  • Contribuir para a elaboração do projeto político pedagógico;
  • Controlar e avaliar o processo educativo;
  • Recomendar e propor a utilização de materiais didáticos;
  • Elaborar, coordenar e executar a programação de minha área de atuação;
  • Substituir o Diretor em suas ausências;
  • Prestar assistência técnica aos professores, visando assegurar a eficiência do desempenho dos mesmos para a melhoria do padrão de ensino;
  • Elaborar relatórios de atividades e participar da elaboração dos relatórios da escola;

Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos)?

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e o estatuto da criança e do adolescente, o trabalho pedagógico se propõe baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil. Visa a excelência das práticas de ensino e aprendizagem e à integração destas aos princípios de uma educação democrática.

Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos mais tratados nesses encontros?

Os encontros acontecem na própria unidade de ensino, duas vezes por semana, os assuntos mais tratados são sobre o planejamento e as nessecidades trazidas pelas professoras.

Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com sua experiência, por que ocorre esta dificuldade?

Sim. Isso ocorre por que a teoria sustenta a prática e muitas vezes os professores não tem o conhecimento teórico e sustenta seu trabalho em apenas metodologias.

Qual a maior dificuldade encontrada no exercício de sua profissão?

Minha maior dificuldade é levar os educadores a refletir sobre sua prática.

Qual a maior dificuldade relatada pelos professores? Eles utilizam todos os espaços da escola, bem como os materiais disponíveis?

A maior dificuldade relatada pelos professores é a falta de tempo e excesso de crianças. Sim utilizam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com