TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deus Como Pessoa

Casos: Deus Como Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

A PESSOA DE DEUS E OS ASPECTOS RELACIONADOS À BIBLIA E A TEOLOGIA

INTRODUÇÃO

O termo teologia, segundo seus aspectos etmológicos, é composto de duas palavras gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expressão). Tanto Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus. Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é para a razão.

A teologia, é portanto uma Theo-logia, isto é, uma palavra, uma fala ou expressão sobre Deus; uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação de Deus que é a expressão dos Seus pensamentos e, logo, é, também, o estudo sobre Sua própria Pessoa. Portanto teologia é o estudo sobre Deus, sua obra e sua revelação. Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter. Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Lc.8:21 temos ton Logon tou Theou (a Palavra de Deus).

A Pessoa de Deus: O que significa o conceito de pessoa quando é aplicado a Deus? Deus é uma pessoa? De inicio, é preciso conhecer o terreno propriamente cristão do mistério trinitário e afirmar a existência de três pessoas divinas. O conceito de pessoa é portador de um paradoxo: quando nós o utilizamos, nós pensamos imediatamente a pessoa humana, ao passo que é a teologia da trindade que, no decorrer dos tempos, promoveu este conceito no plano filosófico.

Ora a reflexão teológica concernente a trindade teve um papel decisivo para colocar o termo pessoa no âmbito da filosofia. Quando os cristãos dos primeiros séculos debatiam sobre o termo pessoa, eles pensavam primeiramente em Deus; mas, com efeito, tratava-se também do homem, para tanto se faz necessário entendermos mais um pouco da Pessoa de Deus na Teologia e na Bíblia Sagrada.

DESENVOLVIMENTO

O mistério dos três nomes divinos entregue pela Escritura - o Pai, o Filho e o Espírito conduziram a elaboração deste conceito. Isto quer dizer que não se pode ser uma pessoa para si só; não há pessoa sem interpessoalidade. Deus apenas pode ser realmente pessoal porque a trindade das pessoas permite a cada uma delas de existir para os outros e de ser reconhecida pelos outros.

Impossível falar da pessoa sem um vai e vem entre as pessoas divinas e as pessoas humanas. As segundas são solidárias das primeiras. Falar da pessoa é falar de nossas relações humanas e da nossa relação para com Deus. Nós somos pessoas, porque nós os somos primeiro em relação a Deus.

É obvio que o termo pessoa como toda palavra da nossa linguagem, aplicada a Deus e ao homem, é analógico; este termo contém ao mesmo tempo uma semelhança e uma diferença. Se o termo pessoa vale para Deus e para o homem, é que há um caráter comum entre os dois, como exprime a afirmação bíblica segundo a qual o homem foi criado “a imagem e a semelhança de Deus” (Gn 1,26). Mas existe também uma diferença radical: Deus não é pessoa no sentido exato no qual somos seres pessoais.

A Bíblia, juntamente com a Teologia, nos fornece muita informação sobre as características da pessoa de Deus. O termo Deus que usamos para designar o ser supremo que adoramos vem do grego Theos e serve, também, para traduzir geralmente a expressão El, do hebraico, que era a designação para uma divindade. Serve, ainda, para traduzir 'Elohim e Elyon, também do hebraico, que eram as designações mais comuns do Deus único, eterno e criador, cujo nome pessoal é Yahweh.

Hoje continuam existindo as mais diversas idéias a respeito de Deus no meio chamado cristão e, até mesmo, no meio chamado evangélico. Há os que pensam que Deus tem uma mãe, outros que pensam que Deus é a natureza, outros que pensam que Deus é um ser completamente transcendente (distanciado de tudo). Outros, ainda, pensam que é somente um poder espiritual imanente no universo e uma força criadora em forma de energia.

Enfim, não há verdade na expressão tão corriqueira de que o nosso Deus é o mesmo Deus de todas as pessoas. Quem é Deus, de fato? À luz da Bíblia podemos conhecer o que Deus revelou dEle mesmo a nós.

Três em Pessoas, mas Um em Essência, este é realmente um grande mistério que, se alguém for tentar entender por completo, pode enlouquecer! Sobre esse assunto darei a explicação mais aceita e não tentarei ultrapassar os limites desse mistério, sabendo que "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre" Deuteronômio 29:29.

Deus é, na verdade, formado por Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, as quais participam da mesma essência divina. Desta maneira Deus, em relação a pessoas, é três, mas com relação a essência, é somente um. Assim uma definição aceita para essa característica é: Deus é um só, subsistindo em três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com