TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subsidios Para O Desenvolvimento De Praticas Pedagogicas

Ensaios: Subsidios Para O Desenvolvimento De Praticas Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos: Aprender e adquirir conhecimentos sobre a história da cultura Afro- Brasileira.

Recursos de estratégias Didáticas: Desenvolver a agilidade de cada aluno através de um quebra cabeça, que foi montado em cima deste tema, esse jogo desenvolverá o neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial e aumento de conhecimento de vários assuntos.

Texto informativo:

A história da relação entre Brasil e África vai muito alem do período colonial e do trafico de escravos ao qual a população se acostumou a referir-se a negros. Ela sempre esteve vinculados nos meios a acadêmicos e em bancos escolares de forma secundaria. Trabalha-se a África como se fosse a história, isto é, um continente marcado apenas por guerras fomes, epidemias, miséria, sem nenhum contexto histórico, político, social, ficando reduzida apenas a estereótipos.

De fato, muitas criticas surgiram com essa lei, visto que alguns grupos podem se sentir desprestigiados e exigirem o estudos de suas culturas também, uma vez que a identidade cultural brasileira é formada por condições de vários povos.Podendo haver, assim, um risco de aumentar ainda mais a segregação.

Apesar de acreditar que outras culturas merecem destaque igual ao que seria dada a cultura negra com aplicação da lei, Martins destaca que os riscos ser minimizados caso a história e cultura Afro seja inserida dentro do currículo da disciplina História.

Ensinar História e Cultura Afra Brasileira e africana não é mais uma questão de vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter obrigatório que envolve as diferentes comunidades; escolar, familiar e sociedade. O objetivo principal para a inserção da lei é o de divulgar e produzir conhecimentos, bem como, atitudes, postura e valores que eduquem cidadãos quanta a pluralidade étnico racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantem respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram (contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira.

A lei 10639/03 visa fazer um resgate histórico para que as pessoas negras afro brasileira conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria história.

Desse modo, prevê ainda trabalhar o conhecimento da história e cultura da África a partir do processo de escravidão, bem como conceitos sócios- político-historicos baseados no estudo da mesma como produtora de temáticas diversas: filosofia, medicina, matemática dentre outras.

Contudo, na tentativa de amenizar os preconceitos em sala de aula propõe-se que não sejam abordados nas escolas certos temas como: raça, racismo, etnia, etnocentrismo, descriminação racial, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com