TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Educação Física - Licenciatura

Claretiano – Centro Universitário de Batatais

Disciplina: Psicologia da Educação

Profª. Cristiane Regina Tozzo

ATIVIDADE:

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Aluna: Joyce Fernandes De Oliveira Souto

Turma: DGEFL1901MVFA4O                                                                                                  

MOSSORÓ-RN

2019

  1. INTRODUÇÃO

No processo de aprendizagem do aluno na educação infantil é de suma importância a prática pedagógica para que sejam respeitadas as etapas do seu progresso. É necessário um olhar critico sobre seu contexto social, familiar e suas respostas decorrentes a estímulos dados ao decorrer da sua vida.

Não se deve apenas inserir a criança no meio escolar, para que ele por si só venha a se interagir, deve-se criar estratégias educacionais para que ela possa ser inserida no ambiente de aprendizagem tendo contato com os conhecimentos que são repassados, despertando assim nela a curiosidade de aprender e conviver no ambiente, por aquilo se tornar atrativo para ela, se superando a cada dia e se desenvolvendo de forma rápida e progressiva. Viotto, Ponce e Vieira de Almeira (2009) relatam que é necessário o conhecer o desenvolvimento histórico da criança e sua relação com a atividade social, pois quando não se tem um processo de transmissão de resultados do desenvolvimento torna-se impossível o progresso do homem e da sociedade.

Para Vygotsky o desenvolvimento se da de fora para dentro, onde a criança se desenvolve através da interação com o meio externo, embasado nas interações sociais internalizado assim os conhecimentos adquiridos no meio. Percebe-se ai então a importância de estímulos do ambiente externo, onde as pessoas servirão de mediadoras do processo de aprendizagem. Esse processo é conhecido como “Zona de desenvolvimento proximal”.

  1. ZONA DE DESNVOLVIMENTO PROXIMAL

De acordo com Campos (2016) a zona de desenvolvimento proximal parte-se do princípio de que todos têm um potencial para aprender (nível de desenvolvimento potencial), isto é, a capacidade de desempenhar tarefas com o auxílio de uma pessoa mais experiente (adulto ou criança mais velha). No entanto, é muito importante estar atento ao momento de desenvolvimento em que a criança se encontra, pois servirá de potencial para novas aprendizagens. Caderno de Referência de Conteúdo – CRC

Para Vygotsky (1994), na zona de desenvolvimento proximal, a interferência dos outros é mais transformadora. Para tanto, a escola tem papel fundamental nesse processo. E o professor tem como função estimular os alunos nesse processo, demonstrando, fornecendo pistas, instruindo, dando assistência, estimulando avanços que ocorreriam espontaneamente, lembrando sempre que cada criança tem sua individualidade biológica, suas vivências e suas experiências.

Decorrente da compreensão de Vygotsky surge a Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) que é justamente a possibilidade da criança se desenvolver a partir das relações sociais construídas na escola, possibilitando aos educandos a apropriação dos elementos da cultura humana. Assim é primordial conhecer a relação entre esses processos de desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem das crianças, segundo Vygotsky é necessário que se desenvolva níveis de desenvolvimento, onde o primeiro é denominado como “Nível de desenvolvimento atual” e o segundo Zona de Desenvolvimento Proximal.

  1. SITUAÇÃO OBSERVADA

Diante da situação observada descreverei os processos evolutivos do desenvolvimento de um aluno da educação infantil que observei durante meu estágio em uma escola particular de Mossoró/RN. Desde o a inserção do aluno na escola ele foi visto como o mais difícil da turma onde batia nas crianças mordia as professoras, quebrava mesas, cadeiras e diversas e diversas vezes ele foi para o “cantinho feio” ou até mesmo para a secretaria. Diante desse comportamento é possível vê que sua primeira infância foi bem complicada, que talvez faltasse nos pais um acompanhamento mais intrínseco, que esse comportamento dele talvez fosse para justamente chamar atenção e isso estava de certa forma comprometendo o seu desenvolvimento proximal, pois ele não conseguia se relacionar com as demais crianças e o professor tinha dificuldade de estimular ele para que ele avança-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com