TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA

Por:   •  28/5/2018  •  Artigo  •  10.527 Palavras (43 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA

RODRIGO EMILIANO DE ARAUJO BRAGA

BOCAIÚVA – MG

2018

[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA

RODRIGO EMILIANO DE ARAUJO BRAGA

Artigo científico apresentado à FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa.

BOCAIÚVA – MG

2018


ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA

Rodrigo Emiliano de Araujo Braga[1]

RESUMO

No trabalho analisa-se o processo de aquisição da leitura e escrita em educandos em fase de alfabetização, do ponto de vista das estratégias utilizadas, verificando sua contribuição ao processo e reflexão sobre a prática pedagógica. Partindo de um referencial teórico piagetiano e vygotskiano, procura-se identificar nas práticas dos alfabetizadores, situações-problema que geram desequilíbrios e atrapalham o processo de alfabetização. Participaram do projeto seis professores da pré-escola, com experiências profissionais de trabalho em educação no município de Bocaiúva/MG; e quatro pais de educandos, alfabetizados ou não. Os referidos entrevistados foram questionados ao final do projeto de pesquisa, através de formulários pré-estabelecidos. Também foram realizadas as revisões bibliográficas, pesquisas de material institucional e de legislação. A análise dos dados evidencia os problemas enfrentados pelos professores em salas de alfabetização, identificando suas dificuldades e necessidades no exercício das funções docentes. Permite constatar ainda, a importância do aprendizado da leitura e da escrita aos educandos ingressantes nas instituições educacionais. Por outro lado, demonstra que a reflexão sobre a prática e a introdução de inovações no fazer docente, estão diretamente relacionadas ao sucesso do processo de alfabetização. Aponta para a necessidade da reflexão na prática pedagógica diária dos profissionais, da formulação de métodos alternativos, estudo de materiais e da incrementação de atividades lúdicas e recreativas no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: leitura, escrita, alfabetização, Piaget, Vygotsky.

1 - INTRODUÇÃO

A pesquisa desenvolvida teve como tema: “Alfabetização: Uma análise reflexiva da prática pedagógica no processo de ensino para o desenvolvimento da escrita e da leitura” tendo como suporte inicial o grupo de crianças em fase de alfabetização e como entrave um educador inexperiente. Um outro fator relevante é a precária formação de profissionais alfabetizadores para desenvolverem esse trabalho direcionado ao ensino da escrita e da leitura.

E, assim, questionou-se: Porque é difícil aprender a ler e escrever?


No ano letivo de 2017, foi iniciado um trabalho com as 1ª série do Ensino Fundamental, onde, até então, só tinha-se experiência com Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Diante deste desafio e percebendo a necessidade de construir um processo de elaboração de conhecimentos compreendido na dimensão do desenvolvimento da escrita e da leitura, surgiu o interesse em realizar uma pesquisa abordando como problema norteador a seguinte interrogação: como e, até que ponto, a ação mediadora do educador vem promovendo o desenvolvimento da escrita e da leitura dos alunos da 1ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual “Américo Caldeira Brant” no ano de 2017.

Tendo este como um problema relevante do processo de desenvolvimento da linguagem escrita e oral, seria imprescindível refletir e considerar alguns pressupostos como:

  • Deficiência dos Métodos utilizados;
  • A mediação do professor alfabetizador X aluno durante as atividades;
  • Má formação e capacitação do docente;
  • Despreparo da criança para o processo de alfabetização;
  • Material didático inadequado como fonte de elaboração do conhecimento.

Nesse sentido, a realização desta pesquisa veio com uma perspectiva objetiva principal: analisar reflexivamente formas de apresentar e desenvolver atividades relacionadas à escrita e à leitura de acordo com as necessidade e possibilidades identificadas no grupo de crianças.

Assim para que esse trabalho se tornasse concreto, foram utilizadas e revisadas algumas fontes bibliográficas e uma pesquisa de campo, através de formulário de perguntas previamente estudado e estruturado.

Enfim, o propósito final deste trabalho é que possa despertar em nós, educadores mediadores, a auto-reflexão sobre a nossa prática diária, na certeza de que, os atos de ler e escrever são de grande importância em uma sociedade como a nossa. Essa valorização é, há muito tempo, atribuída àqueles que dominam a escrita e a leitura e que nos garante um destaque na sociedade, faz com que nos empenhemos mais na busca de soluções efetivas para o processo de alfabetização, certos de estarmos participando de um serviço de caráter social dos mais representativos.

Assim, consciente de que o domínio da escrita e da leitura é um direito e a base para a cidadania, empenhei-me na realização destes estudos e desta pesquisa, para que ajude a formar novos cidadãos, atuantes, participativos e integrados à sociedade.

O presente artigo consta de dois capítulos principais desenvolvendo os temas pertinentes à pesquisa, sendo: 2 - Precursores e reflexões: abordando uma reflexão sobre as principais teorias dos precursores e fundamentação de conceitos; e, 3 - Contextualização e pesquisa de campo: com ênfase na contextualização do ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelos profissionais, metodologia da pesquisa, formulários, coleta e análise reflexiva dos resultados coletados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)   pdf (414.7 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com