A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por: 14082017 • 14/5/2019 • Trabalho acadêmico • 920 Palavras (4 Páginas) • 2.267 Visualizações
[pic 1][pic 2]
VITALINO MANOEL DA LUZ FILHO
RA:8068611
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 2
A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL:
UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Música
Disciplina: Psicologia da Educação
Tutora: Eliane Aparecida Piza Candido.
POLO DE TERESINA-PI
MAIO/2019
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Esta atividade vale como atividade de portfólio para os cursos que não tem projeto de prática, e como projeto (além do valor de portfólio) nos cursos que tem carga horária de projeto.
Esta informação sobre se há ou não projeto consta nas orientações (no canto superior esquerdo). Se for contar também como projeto, há a informação: "disciplina com projeto de prática".
Tema: A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica
Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado no PEGE: As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).
Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação (na sua casa com seus filhos ou com outras crianças, ou uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos, ou outras situações). Em seguida, descreva esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual a situação, o que se passou no momento observado, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.
Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e nível de desenvolvimento potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também mencione a mediação.
Etapa 4- Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxilia na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido na sua prática profissional.
Formato do trabalho:
Esta atividade deverá ser escrita em até três páginas, sem contar a capa do trabalho.
Capa: identificação da atividade e do autor com: nome, curso de origem e turma.
Introdução: descrever o objetivo do trabalho e os conceitos que serão apresentados.
Desenvolvimento: descrever a situação observada e relacionar com os conceitos.
Conclusão: ganhos com a realização do trabalho e na futura atividade profissional.
Referências: colocar as referências utilizadas para realização do trabalho.
Introdução
Teorias Cognitivas da Aprendizagem – Teoria de Vygotsky
Referem-se a um conjunto de habilidades cerebrais, mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.
Tais habilidades envolvem pensamentos, raciocínio, abstração, linguagem, memoria, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas dentre outras funções.
Neste conceito, tenho como exemplo meu filho Enzo Luz de um ano e nove meses de idade. Tenho observado seu desenvolvimento com o passar dos dias, vejo que ele é muito observador, tudo o que fazemos, comemos e até mesmo quando saímos para trabalhar, manifesta um tipo de comportamento.
Exemplo:
Ele já sabe onde colocamos os biscoitos, frutas dentre outros alimentos. Quando sente fome, ele corre para o local onde estão estes alimentos e aponta o dedo. Outra forma que vi nesta semana fui o raciocínio em arrastar cadeiras ou outros tipos de instrumentos que sirvam de base para ele subir em cima, isso nos deixou bastante preocupadas, diga-se de passagem, pois ele não tem noção do que está quente ou frio, podendo a vim se machucar.
Em relação à memoria, um fato que nos chamou atenção ao saímos para o trabalho, com o barulho da chave do carro ou ao abrir o portão, ele sabe que vai ficar sozinho e chora.
...