TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

MÚSICA – LICENCIATURA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

KELLY CRISTINA DE ALMEIDA TRINDADE (8075340)

TURMA: DGMUS1901VITA1O

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Portfólio 2 apresentado para a disciplina Psicologia da Educação, sob orientação da professora tutora Juliane Raniro Hehl.

Vitória

2019

[pic 2]

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe-se a definir e analisar os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), nível de desenvolvimento real e nível de desenvolvimento potencial, mediação, com o objetivo de se esboçar uma definição destes de forma mais adequada à situação escolar.

Uma das maiores contribuições do soviético Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1924) para a Psicologia e a Educação, sem sombras de dúvidas, consiste na forma original com que compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.

Pretende-se, portanto, com este trabalho, vivenciar e relatar em experiência, através de observação, uma situação real onde estes conceitos, formulados por Vygotsky, poderão ser observados e colocados em prática.

  1. DESENVOLVIMENTO

Zona de desenvolvimento proximal, vem da forma original com que Vygotsky compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e diz respeito a dois aspectos específicos da aprendizagem. Ela trata da distância entre o nível de desenvolvimento real (sem ajuda), e desenvolvimento potencial (com ajuda).

O nível de desenvolvimento real é a capacidade  que a criança possui  de realizar  uma atividade  de forma independente, são as etapas  já alcançadas pela criança, ou seja, que ela  realiza  sem o auxílio de um adulto, ao contrário do que ocorre  no desenvolvimento potencial.

Já o nível de desenvolvimento potencial, é entendido como o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém, que lhe dê algumas orientações adequadas (um adulto ou outra criança mais experiente), ela consegue resolver.

A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal.

A criança de 5 anos de idade pega seu tênis, senta no sofá e se prepara para calçá-lo. Coloca então o par de tênis no pé e observa o cadarço solto e desamarrado. A mãe observa a cena, aguardando já ser solicitada, porém esperando para ver até onde a filha conseguiria ir.

De repente, a criança grita: “Mãe, mãe, eu consegui! Amarrei o cadarço sozinha!” A mãe olha e percebe que a filha conseguiu amarrar em partes o cadarço, pois um lado da pontas, havia ficado solto. A mãe comemora com a criança sua conquista e logo em seguida, sem desmerecer o mérito da filha em conseguir amarrar, ainda que do seu jeitinho o cadarço, mostra-lhe em um tênis apenas, como ficará melhor ainda se ela o amarrar assim: laço com laço e vira. A criança então, amarra o cadarço do outro tênis perfeitamente como a mãe a ensinou.

Na situação descrita acima, ao pegar seu tênis, calçá-lo e o amarrar, ainda que do seu jeito, sem o auxilio  de um adulto,  ocorreu o desenvolvimento  real, pois a criança a realizou sem  nenhuma ajuda. Com a mediação e intervenção da mãe, a criança pôde amarrar o cadarço do tênis da forma correta, caracterizando aqui, o desenvolvimento potencial.

A zona de desenvolvimento proximal está entre o momento em que ela amarra o cadarço sozinha, ao momento em que ela precisou da mediação da mãe para amarrar corretamente o tênis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com