TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia - A Religião Indígena

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

Teologia - A Religião Indígena

Daniele C. dos Santos

Kátia Sandalo

Yasmin Tatiana Piva

Piracicaba/SP

2017

1- Introdução

No trabalho em questão, será abordado questões principais sobre o índio e a religião, de maneira a tratar sua situação na sociedade e questões culturais. Apresentaremos a relação que se encontra nas manifestações religiosas indígenas, que se fundamenta essencialmente na ligação com a natureza. Observaremos que a cultura indígena está diretamente interligada com a forma de reverenciamento religioso ao transcendente de cada tribo e sua concepção de divino.

2- Objetivo

A proposta é construir a ideia do “ser indígena”, passando pelas suas mais diversificadas áreas e problemáticas, sua liberdade religiosa, e como ela é tratada e seu direito à diferença num país laico e democrático e possibilitar ao leitor, o compreendimento de algumas da principais características religiosas dos índios do Brasil.

3-Desenvolvimento

Quem são os povos indígenas?

A Organização Internacional do Trabalho designa como povos indígenas os “ grupos étnicos dos países independentes que se distinguem da comunidade nacional por sua situação social, cultural e econômica e que dependem, inteiramente ou em parte, de seus próprios costumes e tradições ou de leis especiais” (3 Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1989.)

“O termo índio e indígena”

Os índios receberam esse nome pois os colonizadores, ao tomarem nossa terra acreditavam ter chegado na Índia. Já o termo “indígena”, vem do latim e significa “o habitante primitivo de uma terra”, no sentido de “originário”, “nativo de um lugar”.

Fazendo uma referência à colonização, vale citar que à partir desse momento a cultura e religião indígena, que poderiam ter sido disseminadas ao longo do tempo até a sociedade atual foi bruscamente ofuscada, fato que fica muito claro se pensarmos que o momento da colonização é citado até hoje como “descobrimento”, ignorando o fato de que os indígenas já habitavam nossa terra e já tinham uma estrutura própria de sociedade, hierarquia, religião e cultura (visão de mundo, crenças, princípios morais, representações ideológicas, etc.), embora fossem primitivas sob o olhar dos colonizadores.

No que difere a religião indígena?

Na religião indígena não há livros sagrados que nos sirvam como fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com