Tesouros da Bíblia
Por: Paulo Henrique Rodrigues Barbosa Silva • 21/10/2025 • Resenha • 858 Palavras (4 Páginas) • 7 Visualizações
TESOUROS DA BÍBLIA, 6 a 12 de novembro de 2023, “Se um homem morrer, ele poderá viver novamente?”.
A perda de um ente querido na morte nos trás muita dor e nos deixando um vazio incompreensível. Somente quem perdeu um ente querido pode compreender claramente essa dor intensa.
Nesses momentos de angústia, nos encoraja saber que o nosso Deus, Jeová, está ciente da situação, entende o que estamos passando e está ao nosso lado para nos fortalecer e nos dar o conforto que precisamos.
Além do mais, ele tem um desejo intenso de usar seu grande poder para trazer de volta à vida nossos entes queridos. O livro bíblico de Jó confirma a promessa do nosso criador, cujo poder se manifesta nesse desejo: restaurar a vida daqueles que morreram.
A morte faz parte da vida, assim como a sombra faz parte da luz. Por mais que tentem, o ser humano não consegue acabar com a morte ou trazer alguém de volta à vida. Pelo contrário, o homem, no seu desejo de prolongar a vida e acabar com a morte, levou-nos durante muitos anos a tentar métodos para prolongá-la. Eles ainda não conseguem encontrar a resposta para a pergunta sobre o que Jó fez: “Se um homem morrer poderá ele viver novamente?”.
Por mais que o homem tente por muito tempo se mostrar ativo, o homem não conseguirá acabar com a morte ou trazer alguém de volta à vida, isso é confirmado pelo livro de Jó, VAMOS LER JÓ 14:1,2,4,10.
Há mais de 3.500 anos essas palavras foram escritas e hoje o homem pisou na Lua, inventou o automóvel e o computador. Contudo, apesar de todos estes avanços técnicos, a humanidade continua a envelhecer, adoecer e morrer.
a ideia de viver pouco, envelhecer e morrer não é algo que gostamos muito. Por esta razão, não é surpreendente que ao longo da história os métodos para prolongar a vida tenham aumentado. Por exemplo, nos dias de Jó, os egípcios comiam testículos de animais numa vã tentativa de recuperar a juventude.
Um dos principais objetivos da alquimia medieval era produzir um elixir que pudesse prolongar a vida. Os antigos taoístas chineses pensavam que poderiam modificar a química corporal, através de técnicas como meditação, exercícios respiratórios e dieta alimentar, e assim alcançar a imortalidade. É claro que nenhum desses métodos funcionou.
Porém, como vemos ao longo da história, o ser humano tem feito grandes esforços para prolongar a sua vida, e a razão é porque em todos os seres humanos existe o desejo de viver para sempre. VAMOS LER JÓ 14:7-9.
Pensemos no cedro do Líbano. A oliveira retorcida pode parecer uma árvore insignificante. No entanto, é capaz de sobreviver às circunstâncias mais difíceis. Na verdade, existem exemplares conhecidos com mais de 1000 anos. Mesmo que seu tronco tenha sido cortado, a oliveira pode reviver graças às suas raízes. Desde que essas raízes não morram, elas podem brotar novamente.
É incrível, certo? O patriarca Jó tinha certeza de que, se morresse, viveria novamente. Visto que, ao usar este exemplo, vemos que Jó raciocinou muito bem: Se uma árvore insignificante é capaz de sobreviver às circunstâncias mais difíceis, com muito mais razão Jeová pode restaurar a vida daqueles que ele deseja.
...