TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste

Trabalho Universitário: Teste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  15.016 Visualizações

Página 1 de 5

1 CARACTERIZE AS DIFERENTES MODALIDADES EDUCATIVAS (FORMAL NÃO FORMAL E INFORMAL).

Educação formal: é aquela que possui uma forma, uma estrutura. É intencional e planejada para acontecer num lugar especifico. A escola tipifica a educação formar

Educação não formal manifesta-se por meio de ações educativas intencionais, mas sem estrutura planejamento rigorosos. Apresenta-se nos movimentos sociais, em trabalhos comunitários, por meio de comunicação (protestos, atitudes erradas, redes sociais.

Educação informal ocorre sem a presença de uma intencionalidade explicita, é a educação natural, os responsáveis pela educação informar são s pais e a pessoas ao nosso redor.

2 COMENTE SOBRE A ORIGEM DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

Foi na Grécia que surgiu o conceito de educação integral, pois para eles, o homem deveria se desenvolver integralmente, ou seja, corpo e espírito. Com isso, os gregos alcançaram um nível privilegiado de educação, pois aparentemente seu ideal de educação era completo. O homem deveria ser forte, ser racional. Brilhante orador, imperativo e que soubesse lutar por sua liberdade (ser guerreiro)

O termo Paidéia a que se resumia tal educação integral, era destinada apenas aos homens livres, com isso percebemos um real atraso no desenvolvimento da educação, pois para cada homem livre havia 17 escravos.

3 EXPONHA SOBRE AS LÓGICAS, QUE PASSARAM A ORIENTAR O MUNDO, A PARTIR DA MODERNIDADE.

R. Com a modernidade, as lógicas que passaram a orientar o mundo foram:

O capitalismo (no plano sociológico) competição e o lucro;

O positivismo (filosófico) domínio da razão objetiva;

Profanação do sagrado ou secularismo (religioso) ambição e lucro;

O conhecimento (epistemológico) educação.

Também predominou a razão instrumental, o pensamento objetivo, pragmático e utilitarista.

4 DISSERTE SOBRE O PERFIL DO HOMEM CARTESIANO OU MODERNO.

O homem moderno começa a fragmentar-se. Separa-se de si mesmo (da suas interioridades) dos seus semelhantes e da natureza. Desenvolve o seu intelecto, guia a sua vida pelo pragmatismo da razão técnico instrumental, mas não cuida da sua alma. Ignora o seu espírito. Isola-se, cultiva o individualismo, o egoísmo. Trabalha muito para lucrar e consumir. Aceita a competição como forma legitima de vida decente. O hedonismo, isto e, a busca insaciável pelo prazer e conforto marca agora a sua trajetória. Vivi o niilismo (a negação total de valores)

5 CITE CARACTERISTICAS CARTESIANAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS NOSSOS DIAS.

A separação impregna a educação e propõe uma ruptura entre o ensinar e o formar. O intelecto é confiado às escolas, os valores e os sentimentos, reservados a formação familiar

Diferentemente do passado, a escola passou a ser um direito de todos, os alunos passaram a pensar, questionar, enfim a educação passou a ocorrer com liberdade de o aluno participar ativamente nesse contexto.

6 ESTABELEÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO CARTESIANO OU MODERNO E O PENSAMENTO SISTÊMICO OU PÓS-MODERNO.

Em virtude do aparecimento dessas teorias, novos elementos são introduzidos no ideário cientifico: evolução (= processo) e relatividade. As certezas da ciência cartesiana são desafiadas, mas o desafio cresce, quando descobertas da física quântica, em 1905, coloca em realce a necessidade da analise global dos fenômenos, no lugar da análise as suas partes. No paradigma cartesiano a ênfase estava nas partes. Para conhecer era necessário fragmentar, dividir. Agora, há uma inversão. A questão da totalidade vai dominar o discurso cientifico.

No pensamento cartesiano, o conhecimento é algo pronto, acabado e não é passível de mudanças. Já o pensamento sistêmico, conduz um estudo voltado para a totalidade do fenômeno que está sujeito a evolução.

7 Comente sobre influencias que o pensamento Sistêmico traz para a sociedade e para a educação.

A organização da vida social, sob a influência do paradigma sistêmico, exige a compreensão de rede ou de interconexão entre as varias dimensões que a estruturam. Assim, espera-se o aparecimento do novo padrão de conduta, para os cidadões planetários. Isto significa que em setores, nos quais os homens possuem interesses diferentes, como na economia, na política, na ciência, na religião e na educação, devem ser organizados propósitos e ações comuns, em benefícios de causas humanitárias ou que envolvam interesses coletivos. O cidadão precisa deixar de ser individualista e precisa cooperar uns com os outros.

8 DISSERTE SOBRE REFORMAS QUE O PENSAMENTO SISTÊMICO PROJETA PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR.

Entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com