TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Etapa 1 E 2 Estastítica

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Etapa 1 E 2 Estastítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Passo 1

1 - O grupo fez a leitura dos capítulos 1 e 2 – “Introdução à Estatística” e “Estatística Descritiva” do livro texto (LARSON, Ron; PATARRA, Cyro C. Estatística Aplicada. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. P. 1 – 46).

2 - O grupo realizou várias pesquisas sobre as diferenças entre os termos população e amostra, através do PLT e através de pesquisas feitas pela internet.

Os resultados que o grupo teve em relação às pesquisas realizadas foram as seguintes informações:

- população é o tipo de levantamento que obtém informações de todos os dados de um grupo, ou seja, a pesquisa por população é aquela que levanta dados de 100% dos participantes. Ex: turistas que vem a Curitiba a negócios, total de hotéis em Curitiba.

- amostra é o subconjunto da população, fração ou uma parte do grupo. Em alguns casos seria impossível levantar dados de todos os elementos, levaria muito tempo ou seria financeiramente inviável, desta forma, amostra corresponde a uma determinada quantidade de elementos do conjunto. Ex: x turistas que se hospedaram no Eco Hostel e no Roma Hostel de uma população de y turistas.

Percebemos também que existem técnicas de amostragem apropriadas, devem ser usadas para garantir que as inferências sobre a população sejam válidas. Veja os tipos de amostragem:

 Amostra Aleatória: é aquela na qual todos os membros da população têm chances iguais de serem selecionados.

 Amostra Aleatória Simples: é aquela na qual toda amostra possível de mesmo tamanho tem a mesma chance de ser selecionada.

 Amostra Estratificada: quando for importante que uma amostra tenha membros de cada segmento da população. Dependendo do foco do estudo, os membros da população serão divididos em dois ou mais subconjuntos diferentes, chamados estratos, que compartilham uma característica similar, como idade, gênero, etnicidade ou até mesmo preferência política.

 Amostra por Agrupamento: quando a população apresenta a ocorrência natural de subgrupos, cada um deles com características similares podem ser mais apropriados uma mostra por agrupamento. Para selecionar uma amostra por agrupamento, divida a população em grupos, chamados de agrupamentos, e selecione todos os membros de um ou mais agrupamentos (mas não todos).

 Amostra Sistemática: uma amostra sistemática é aquela na qual é atribuído um número a cada membro da população os membros da população são então ordenados de alguma maneira, o número inicial é selecionado aleatoriamente e depois os membros da amostra são selecionados segundo intervalos regulares que ocorrem a partir do número inicial.

3 – Tipos de Gráficos:

Diagrama de Pizza – Fornecem uma solução para apresentar dados qualitativos.

Histograma de Frequência – representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados.

Histograma de frequência Acumulativa – é uma linha poligonal que mostra a frequência cumulativa de cada classe em seu limite superior. Os limites superiores são marcados sobre o eixo horizontal e as frequências cumulativas, sobre o eixo vertical.

Polígono de Frequência – é um gráfico em forma de linha que enfatiza a mudança nas frequências.

Plotes de Pontos – para fazer o gráfico de dados quantitativos, cada entrada é desenhada usando um ponto, sobre um eixo horizontal.

Passo 2

1 - O grupo fez a leitura do artigo publicado no site https://docs.google.com/file/d/0B-Sl6Nl-2puCSklFWHVHR2hOaE0/edit?pli=1.

2 - O grupo realizou pesquisas sobre qual o melhor método de coleta de dados para um empreendedor que deseja abrir uma empresa através dos sites sugeridos pelo ATPS e pesquisas realizadas através do google.

Passo 3

1 – O grupo decidiu fazer uma pesquisa entre a população.

2 – Questionário ( anexo 1 ) elaborado para entrevistar as pessoas de Belo Horizonte.

Após entrevistar 10 pessoas, o grupo coletou os seguintes dados de acordo com os gráficos abaixo.

Após realizar entrevista com 10 pessoas percebemos que todos os entrevistados têm interesse na abertura de uma nova empresa. Entre as empresas de interesse a que mais se destacou foi e empresa de alimentício vindo em seguida à automobilística e informática conforme gráfico abaixo.

40% dos entrevistados informaram que motivo da abertura da empresa foi para atender a demanda populacional e esses 40%, representam 20% à empresa alimentícia e 20% empresa de informática.

Referente se os entrevistados frequentam as empresas 60 % disseram que sim, sendo que as empresas de alimentos são as mais frequentadas pelos entrevistados.

Outro ponto importante que o grupo pode perceber através das entrevistas é que os entrevistados estão mais exigentes quanto ao preço dos produtos, atendimento e qualidade da mercadoria. Podemos observar isso através da planilha e gráfico seguinte.

nº de entrevistados 1 2 3 4 5 6 7 8 9

10

Atendimento 1 2 3 3 4 4 4 5 5 5

Preço 1 2 3 3 4 5 6 6 6

6

Garantia 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1

Qualidade da Mercadoria 1 2 3 3 4 5 5 5 5 5

Local 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4

Necessidade 0 0 1 1 2 2 2 3 3 4

Promoção 0 0 1 1 2 3 4 4 4 4

Outro 0 0 0 1 1 1 1 1 1 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com