TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM TOQUE DE CLÁSSICOS: MARX, DURKHEIM e WEBER

Por:   •  16/4/2015  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

 

O PODER DO DINHEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE MODERNA

Ensaio apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Metodologia do Estudo e da Pesquisa, do curso de Bacharel em Teologia, ministrado pelo Professor Cleinton Souza.

VITÓRIA – ES

2015

O PODER DO DINHEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE MODERNA

        O Jornal a Gazeta publicou em 02/07/2013, publicou matéria sobre o golpe da pirâmide financeira disfarçada de marketing multinível, aplicado pela empresa Telexfree, empresa que supostamente comercializava minutos de telefonia via internet (VoIP). A empresa atraiu entre os anos de 2012 e 2013, mais de 450.000 (quatrocentos e cinqüenta mil) clientes divulgadores no Brasil, mediante a promessa de elevados lucros em curto espaço de tempo. O fim de 90% (noventa por cento) destes investidores foi trágico, vez que a Justiça Federal, depois de investida judicial do Ministério Público, bloqueou os bens da Telexfree, gerando grandes prejuízos aos divulgadores.

        A obra do Sociólogo alemão Georg Simmel, elucidada pelo professor Jessé Souza, na obra Simmel e Modernidade (2005)[1], nos oferece razões para compreender o grande número de pessoas que aderiram ao sistema piramidal da Telexfree, mesmo diante da lógica escancarada de que a remuneração dos líderes dependia mais das taxas de adesão pelos membros recrutados, do que da renda e comissão sobre as vendas dos produtos e serviços.

        A busca pelo dinheiro, ora exemplificada no caso Telexfree, proporcionou transformações significativas na sociedade metropolitana moderna, em especial a cisão entre a cultura objetiva e subjetiva. Neste sentido, “o dinheiro, ao separar as esferas subjetiva e objetiva, contribui para o desenvolvimento de ambas, na medida em que permite que cada qual siga uma lógica imanente”[2].

        Sobre o papel libertário e universalizador do dinheiro, assim aduz o autor:

“O poder libertário da economia monetária reside, como vimos, no fato de uma personalidade jamais estar em jogo nas transações monetárias. Essa distancia é o que possibilita o desenvolvimento individual.(...) O papel universalizador do dinheiro como equivalente geral é de uma uniformização unilateralmente dirigida para ‘para baixo’, ou seja, com  qualidades sendo transformadas em quantidade”[3].

Na visão de Simmel, o cotidiano moderno está eivado da patologia monetária reducionista, isto é, os valores da vida foram reduzidos ao dinheiro. Todavia há uma diferenciação basilar de comportamentos e atitudes neste reducionismo.

Neste cenário, o comportamento cínico, “não reconhece o valor ou a especifidade de valores não-monetários, como convicção, talento, beleza, ou virtude. Estes perdem a sua especificidade e são monetarizados”[4].

De igual modo se evidencia a atitude blasé, que consiste no embotamento do poder de discriminar e na indiferença que compromete a capacidade de vontade e sentimento.

A indiferença nasce, parte como produto da calculabilidade que embota emoções, parte como produto do efeito nivelador do dinheiro. Vimos como essa circunstancia acarreta perda de sensibilidade para nuances e uma concentração no mero estímulo. Na grande cidade, essa tendência atinge proporções endêmicas. A quantidade de estímulos, produzindo cansaço dos nervos expostos constantemente a fortes apelos, produz precisamente a incapacidade de reação que caracteriza, como vimos,a personalidade blasé”[5].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com