TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Um Toque de Clássicos Marx, Durkheim e Weber

Por:   •  20/11/2019  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmica: Marina Pedrini de Oliveira Rocha

Resenha

O artigo traz consigo que a sociedade surgiu a partir das duas revoluções levantaram preocupações com o aparente “caos” produzido com as transformações políticas, econômicas e sociais. Era preciso criar uma ciência que conseguisse colocar “ordem na sociedade”, resgatasse a moralidade religiosa, familiar e comunitária e que restaurasse o sentimento de solidariedade. Com isso, as primeiras tentativas de explicar racionalmente a sociedade possuíam um caráter conservador.

Neste sentido, com o novo modo de produção e a urbanização descontrolada. Os valores, familiares, religiosos e comunitários foram destruídos, pensadores consideravam que isso era fruto do enfraquecimento das instituições antigas na modernização, como a igreja. Saint-Simonianas então usando as ciências naturais criou se a fisiologia social responsável pelas ações humanas iria mostrar que o ser humano é um ser animado e suas partes se completam para diferentes funções, as vidas individuais seriam um progresso para a civilização todos deveriam cooperar para a união e interesses comuns.

Auguste Comte foi quem usou o termo sociologia que generalizou, no meio de crises Comte acreditava que a sociologia era capaz de extinguir anarquia cientifica, origem do mal esse seria o ponto Máximo da complexidade da ciência, Comte e Saint eram preocupados com a falta da igreja que supriria a necessidade de uma moral, para os dois pensadores a igreja serviria para aplicar a fraternidade á sociedade, mas seria uma religião sem Deus e sem a teologia.

Entretanto, a Sociologia assume um caráter bem menos conservador, tendo o progresso como "uma tendência inexorável". Esse avanço se torna mais claro após obra de Claude Henri Rouvroy, conde de Saint-Simon, onde expõe a existência de classes sociais e seus conflitos por interesses. Compara, inclusive, os industriais abelhas, e a elite aos zangões.

Para Saint-Simon, para atingir o progresso, seria necessário aliar a produção material, a divisão do trabalho e a propriedade. Chamou de Fisiologia Social a ciência que acabara de construir.

Como toda sociedade possui ideais em comum e há a necessidade de cada membro sentir-se ligado moralmente aos demais, na sociedade industrial ficaria, através do trabalho, com o poder dos antigos guerreiros, assim como o poder teológico seria substituído pela capacidade científica positiva. Ler documento completo

A sociologia teve portanto uma atração pela teoria evolucionista, a sociedade era vista como um sistema de funções e relações unificando seus componentes, representando isso Herbert Spencer criou o Darwinismo social – que buscaria compreensão para fenômenos e desigualdade sociais. Karl Marx procurava compreender o ‘’ homem de carne e osso ‘’ ele lançou base para explicar a vida social e o papel dos homens para a evolução da sociedade. A sociologia acadêmica só ganhou espaço a partir de reflexões de Emile Durkheim e Max Weber que dedicaram se para a investigação de temas para dar uma definição sociológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (318.1 Kb)   docx (209.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com