TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA VELHA-NOVA INTRODUÇÃO: O PRESÉPIO

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  9.191 Palavras (37 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 37

Novena de Natal -2011

[pic 1]

CONHECENDO O MENINO JESUS

“E o Verbo se fez carne e acampou entre nós”

Equipe Bíblica Ruah

UMA VELHA-NOVA INTRODUÇÃO: O PRESÉPIO

Greccio, Itália, a uns setenta quilômetros ao sul de Assis. Ano de 1223. Francisco conversa com um homem, chamado João, a quem manifesta um desejo: celebrar a memória do Menino nascido em Belém.

“Quero contemplar de alguma maneira com meus olhos o que Ele sofreu em sua fragilidade de recém-nascido, como foi reclinado no presépio, no meio do feno, entre o boi e o burro.” E acrescenta: “É necessário representar com realismo o nascimento de Deus feito homem, num presépio, sem qualquer comodidade, com todo o rigor do inverno.”
Verão para nós e inverno para eles, no Hemisfério Norte.

São tomadas as providências. Um pastor da comarca faz o papel de José e uma pastora, o de Maria. As comunidades vizinhas se aproximam com tochas acesas, iluminando a escuridão da noite. Um recém-nascido é colocado no presépio. Está dormindo.

Francisco se aproxima da criança e, num gesto de amor, a desperta. É como se quisesse dizer que o Menino Jesus, sepultado no esquecimento de muitos corações, renasce pela força da fé na Noite de Natal.

Foi o primeiro presépio da história. Um presépio vivo, com gente de carne e osso. Presépio: lugar onde se recolhe o gado, estábulo, curral.

Presépio é também evangelização, é catequese. É memória do mistério da encarnação, sobretudo em sua forma de "presépio vivo", como idealizado por São Francisco de Assis: Deus entra para sempre na história humana, faz-se carne, gente como a gente. "Ele acampou entre nós”, como preferimos traduzir a frase bíblica.

A partir desse instante, para quem tem fé, o rosto de cada homem e de cada mulher é expressão do rosto do próprio Deus, feito homem em Jesus de Nazaré.

Nesta Novena de Natal vamos conhecer Jesus. Jesus é o libertador, o Mestre, o Senhor! Jesus aprendeu de criança a ser irmão, a chamar Deus de Pai, a lutar pela justiça, a semear o amor. Conhecemos a árvore pelos frutos. As atitudes de Jesus adulto foram desenvolvidas já na infância. A escola de Jesus foi sua família. É quando criança que aprendemos os bons valores. Assim foi com Jesus. Que Ele, que já libertou tantos corações aflitos, liberte nosso coração de todo egoísmo e nos ensine a Ternura que transforma o mundo...

Peça para uma criança colorir os desenhos desta novena e o cartaz da porta. Pintar é uma forma de catequizar. Seu livro ficará muito mais bonito.

Shalom e um Feliz Natal para todos e todas.

Pe. Demetrius e Ir.Marizângela

Equipe Bíblica Ruah


PREPAREM A NOVENA COM O CORAÇÃO

Mais um Natal. Não queremos aqui dar orientações para se fazer a novena. Vocês já fazem os encontros muito bem. Queremos lembrar apenas as nossas motivações.

Quando esperamos a chegada de uma criança, preparamos tudo com carinho: arrumamos um bercinho, preparamos um pequeno enxoval, arranjamos uma banheirinha... Tudo fica perfumado na espera do bebê que muda a rotina de nossas vidas.

Mas, não dá para arrumar tudo sozinho. A situação é difícil. Tudo é muito caro e somos pobres. Assim precisamos da ajuda das irmãs e dos irmãos. É aí que nasce o Chá de Bebê. As amigas contribuem com a chegada da criança: cada um dá um pouquinho do que tem e a criança é recebida com toda a ternura. Uma roupinha, um sabonete, fraldas e mais fraldas... O pouco com Deus é muito...

É assim a Novena de Natal: um Chá de Bebê para o Bebê mais
importante.
É o Bebê Jesus quem nos dá o maior presente: o Amor!!! Preparem com todo o carinho este belo chá de Bebê para Jesus. No fim da novena, faremos um chá de bebê real e poderemos doar para alguma família gestante ou com um recém nascido. Todos podem ajudar

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

Animador(a): Paz e bem a todos vocês. Vamos iniciar nossa Novena de Natal invocando o nome do Senhor. Em nome do Pai... (pode ser cantado)

Animador(a): Ó, Espírito Santo de Amor, dai-nos a Sabedoria, a força e a graça para rezarmos de coração aberto esta Novena de Natal. Desejamos fortalecer o nosso diálogo com o Pai Eterno, por meio de Jesus, nosso Mestre. Queremos formar uma só família com os irmãos e irmãs.

Canto: A nós descei Divina Luz (pág. 28) (Ao cantar acender uma vela para cada dia, formando no fim, uma coroa de nove velas)

Leitor(a) 1: Ó Jesus Cristo, Deus menino, queremos, através do
presépio
, fortalecer o nosso encontro pessoal de amor contigo. Ensina-nos a sermos sustentados por esse encontro e assim, despojados de nosso egoísmo, testemunhar a tua Palavra.

Todos(as): Nosso coração se enche de alegria à espera de tua vinda Senhor Jesus, nosso Deus menino.

Alguém da casa: Que a nossa casa se torne um grande presépio, onde os homens são José e as mulheres são Maria.

Todos(as): Ó Jesus, nasça em nossos corações. Que sejamos
impulsionados pela tua gratuidade para amar os irmãos e irmãs.

Leitor(a) 2: Queremos nos comprometer com o teu projeto de amor e anunciar com a vida as tuas maravilhas.

Todos(as): Que vivamos neste tempo do Advento, no Natal e em todos os dias de nossa vida, desejos de comunhão com os irmãos e irmãs, vivenciando a paz, a justiça e a solidariedade. Pai nosso ...

Canto: a escolher. (fim do livro)

Celebrando a Palavra de Vida:

Oração Final para todos os dias

Animador(a): O que o Texto Bíblico de hoje me faz falar a Deus? (preces espontâneas)

Leitor(a) 3: Irmãs e irmãos, no presépio pequenino Deus se fez nosso irmão. Iluminados pela manjedoura de Belém, agradecemos esta presença de amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (632.7 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com