TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMBANDA CONCEITOS E PRECONCEITOS

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 14

01

A Umbanda é uma religião fundada há mais de 100 anos, no estado do Rio de Janeiro no Brasil. É uma religião sincrética que absorveu conceitos, posturas e preceitos cristãos, afros e indígenas, pois estas três culturas religiosas estão na sua base teológica e são visíveis em suas práticas.

02

A Umbanda tem suas raízes nas religiões indígenas, africanas e cristã, mas incorporou conhecimentos religiosos universais pertencentes a muitas outras religiões. Umbanda é o sinônimo de prática religiosa, magística caritativa e não tem a cobrança pecuniária como uma de suas práticas usuais. Porém, é lícito que os médiuns e as pessoas que frequentam seus templos contribuam para a manutenção deles ou para a realização de eventos de cunho religioso ou assistencial aos mais necessitados.

03

 A Umbanda surgiu em 1908, pelo médium Zélio de Moraes, com espirito caboclo das Sete encruzilhadas. Surgiu porque esse médium vinha sofrendo algumas obsessões e ele decidiu ir um dia em uma casa espirita kardecista, por que ainda não existia a umbanda. Ele chegando nessa casa os médiuns olharam pra ele e pediram pra ele sentar-se à mesa junto com o corpo de médiuns que tinha lá. Nisso um desses médiuns que estava na mesa conseguiu enxergar nele um  espirito todo vestido de branco e perguntou para esse espirito qual é o nome dele. E ele como tinha que dar um nome se chamou de Caboclo das Sete Encruzilhadas. A partir deste momento esse caboclo incorporou neste médium Zélio de Moraes e deu a informação de que no dia seguinte seria fundada a umbanda na casa dele. Convidando a todos para ir visitar e ver como funciona as doutrinas da umbanda. A umbanda surgiu puramente para a evolução tanto dos espíritos que trabalham nela quanto para as pessoas que frequentam. Que a evolução moral e a espiritual é  muito importante para essas pessoas essas pessoas geralmente procuram um centro de espirito ou uma tenda de umbanda no ultimo estagio quando não sabem mais o que fazer da vida.

04

A umbanda é uma mistura de algumas religiões como o candomblé, o espiritismo, religiões indígenas, e o catolicismo. Quanto ao sincretismo, surgiu da seguinte forma, os escravos vieram para o brasil e eles faziam as chamadas giras dentro das senzalas, e os donos das fazendas falavam que eles estavam cultuando o demônio, essas coisas, falavam que eles estavam incorporados pelo diabo, então, obrigavam eles a ter nas senzalas as imagens católicas. Ai o que acontecia, em baixo dessas imagens católicas eles colocavam as imagens dos seus orixás, então assim, eles cultuavam os orixás deles mas quando os donos das fazendas viam, achavam que eles estavam cultuando as imagens católicas. Assim, permitiam que eles fizessem os cultos deles.

05

A incorporação ocorre da seguinte forma, as pessoas acham que seu espirito sai do seu corpo para a entrada de outro espirito, não, não é assim que funciona. Quando chega o dia do trabalho de determinada linha, de determinado espirito, de alguma entidade, elas se aproximam do médium, e elas se ligam ao médium através do chacras que tem aqui atrás, que fica um cordão onde as entidades se aproximam e se conectam nesse cordão e assim sempre mandando energia pro seu chacras, elas conseguem ter um domínio sobre você. Então a energia que elas mandam, o que elas falam, o que sai da sua boca, os gestos dela são tudo através do chacras conforme a energia que elas vão mandando para você e assim você vai desenvolvendo o trabalho, elas vão conseguindo desenvolver o trabalho delas. É assim que funciona a incorporação na Umbanda, mas não existe isso do seu espirito sair do seu corpo para a entrada de um novo espirito.

06

A Umbanda ela é uma religião puramente magistica, então assim, não existe um ritual principal ou parte principal, tudo que se faz a partir do momento que você pisa em um Terreiro, que você abre uma gira, é altamente magistico e importante. Então assim, você abrir uma gira, você fazer uma defumação é extremamente importante, o estalar do dedo de uma entidade é algo também extremamente importante, a baforada de um charuto, a bebida também é extremamente importante, muitas pessoas acham que a entidade bebe por vício, não, a entidade não bebe por vicio, a baforada de um charuto, por exemplo, ela limpa totalmente o que a pessoa tem em volta dela, ela limpa todo o períspirito da pessoa, a bebida quando a entidade bebe, ela consegue ver a pessoa, ela consegue fazer como se fosse um raiox da pessoa, ela consegue ver o que a pessoa é, e o que a pessoa tem, então assim, tudo dentro da Umbanda é puramente magistico, não tem parte principal, não tem coisa mais importante. Então assim, a partir do momento que você abre uma gira, você ta abrindo um campo de energia para que as entidades possam trabalhar. A defumação em si pela fumaça, ela quebra tudo o que tiver de pesado, ela acaba transformando o Terreiro em um lugar mais leve para se trabalhar. Tudo dentro da Umbanda é puramente magistico, não existe parte mais ou menos importante.

07

A diferença da Umbanda pro Candomblé é que o fundamento da Umbanda é a incorporação do espirito para a pratica da caridade, então assim, a Umbanda trabalha com entidade, trabalha aconselhando as pessoas, mostrando um caminho para as pessoas. O Candomblé ele é um culto aos Orixás, então assim, algumas nações de Candomblé especificamente uma acaba puxando um pouco mais esse lado do atendimento espiritual, mas as outras nações de Candomblé elas são somente um culto aos Orixás, um culto as forças da natureza, não existe uma entidade que atende, uma entidade que aconselha, não, é só puramente culto as forças da natureza.

08

A função dessas oferendas que as pessoas chamam, ou até uns chamam de “macumba”, na verdade são entregas para as Entidades, porque? Eles entregam nessas esquinas, nas encruzilhadas porque é onde o “Povo da Rua” que chama, que são Exus, Pomba Giras, eles atuam, é o campo de forças deles. Assim, a entrega nada mais é que a troca de energia. Por exemplo, você vai fazer a sua entrega ou pro seu Exu ou para ‘’alguém’’ que pediu porque ele precisa daquela energia dos elementos para trabalhar, então você ve lá normalmente o pessoal que entrega, dentro da Umbanda em si, você nunca vai ver uma entrega de Umbanda com algum animal morto, isso não existe na Umbanda. A Umbanda não sacrifica animais, não bebe sangue de animal, isso não existe, assim, as entregas da Umbanda normalmente são feitas com frutas, com pimenta, farinha, charuto, pinga, que são tudo a energia desses elementos que eles precisam usar para trabalhar, as vezes eles usam, a questão de Exu e Pomba Gira, eles atuam embaixo, então eles precisam dessa energia para eles conseguirem trabalhar, conseguirem atuar com mais firmeza, onde eles tem que trabalhar, que é capturando e resgatando espíritos sofredores e sem luz. Essa é a importância de uma entrega, é a troca de energia, a energia que eles precisam para um determinado trabalho que esse trabalho não envolve o mal como as pessoas acham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com