TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito e discriminação são conceitos com definições diferentes. As duas reportagens acima demonstram o preconceito e a discriminação existentes na sociedade brasileira. Identifique e justifique qual reportagem demonstra o preconceito e qual de

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Por preconceito entende-se que é um conceito formado previamente ao conhecimento do caso, fato ou circunstância em que determinada pessoa está inserida. Já a discriminação é o ato de segregar o direito de acesso as pessoas por sua condição ou opção de vida.

Entretanto vivemos em um pais que se diz laico mas que não é laicista, vivemos em um pais que faz a "inclusão de pessoas" ou das "minorias" mas, criou o sistema de cotas que diz que, para os negros e índios tem que ser dado facilidades sobre as outras pessoas de outras etinias porque por si só não é capaz ou não se oferecem as mesmas condições que a outrem.E ainda mais, nos tempos atuais se confundem o preconceito com a opção de não concordar com algo no que tange aos "direitos das minorias" ou seja se você não concordar com um conceito automaticamente se é um preconceituoso e isso é notório em todas as áreas da sociedade e em todas as vertentes ideológicas.

É necessário que todos sejam tratados de maneira IGUALITÁRIA independentemente de sua cor, raça, credo ou viés ideológico. Não é imperativo que todos concordem uns com os outros mas sim, se respeitem. Em um momento de tantas repressões é necessário que comece no inicio da vida ensinando que todos nascem livres e dignos de todos os acessos. Um bom começo também já pode começar na certidão de nascimento no espaço que descreve a raça que pode ser NEGRA, BRANCO,PARDO etc por apenas RAÇA: HUMANA

Preconceito pode ser definido como uma ação hostil, sem fundamento racional e que trata outro ser humano de maneira intolerante. Desse modo, o jovem da primeira reportagem sofreu preconceito.

Discriminação, pode ser definida como a ação de separar, colocar de lado. Neste caso, a segunda reportagem ilustra a discriminação de negros no Brasil.

Para amenizar o preconceito e a discriminação na sociedade é preciso ver que uma profissão, o lugar onde a pessoa mora ou até mesmo a cor não rotula o caráter. Se quisermos uma sociedade com mais amor e compreensão, é necessário que se tenha convívios com as pessoas independentes do que o preconceito carrega em relação a elas.O preconceito e a discriminação acabam quando há o contato com os grupos, desde que eles tenham a mesma importância e os mesmos objetivos para serem alcançados, de maneira que um dependa do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com