TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVENCIA CRSTÃ

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 9

VIVÊNCIA CRISTÃ

Camila Cozac Leite Martins

Professor: _______________________

ITQ – Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia (EaD) - Vivência Cristã

13/04/15

RESUMO

Esta disciplina apresentou-se como uma moduladora do caráter cristão que se torna evidente por meio de atitudes, ações e palavras proferidas. Ensina-nos também a ter consciência de que o ser humano é imperfeito e para que este consiga ter intimidade com Deus, faz-se necessária a busca constante do aperfeiçoamento que somente será alcançado através da busca e vivência diária da presença e do caráter de Deus, que nos revelará as atitudes, comportamentos e ações desejáveis no dia a dia do cristão.

Palavras-chaves: Vida cristã; Deus; Jesus Cristo.

1 INTRODUÇÃO

Vivencia cristã é buscar refletir através de nossas atitudes e palavras o caráter de Cristo, buscando diariamente o nosso aperfeiçoamento, sendo este o alvo de Deus para os seus escolhidos.

Para que seja compreensível a busca pelo caráter cristão primeiramente devemos distinguir personalidade de caráter. A personalidade corresponde ao íntimo da pessoa formado pelas características psíquicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguém. Já o caráter é a marca registrada de cada um de nos, formado a partir de nossas escolhas e atitudes diárias. Assim conclui-se que enquanto a personalidade é a aparência, o caráter é o concreto, o real.

Toda transformação de caráter necessita da presença da Palavra de Deus e do Espírito Santo operante. A Palavra deve ser a base da vida cristã, a qualidade de nossa espiritualidade depende do nosso envolvimento com as escrituras, isto porque a Bíblia é a Palavra de Deus para os homens. Já o Espírito Santo de Deus tem que habitar na vida do cristão para que então seja possível a revelação da verdade, da Palavra, da realização de ministérios, enfim do cumprir a vontade de Deus em cada um dos seus escolhidos.

Quando existe no cristão um conhecimento de Deus, ou seja, um relacionamento íntimo entre o homem e Deus, a vida do cristão se transforma em um ato de contínua busca, transformando seu caráter, trazendo força e sabedoria e tornando-se seu tesouro e segurança.

Ocorre que a única forma de conhecermos a Deus é nos relacionarmos com Ele, ou seja, buscando uma intimidade constante, seja através da oração, do estudo da Palavra, da meditação, da realização de ministérios ou da memorização.

A forma mais simples que existe de manter viva a nossa vida espiritual é a realização de devocional, onde deve-se ter uma hora certa e preparada para alimentar o espírito, através da Palavra, da oração, da meditação, da memorização, do estudo e de outras formas de comunhão com Deus.

2 RELACIONAMENTOS

A vivência cristã, ou seja, o caráter de Deus, tem que ser evidente no dia a dia do cristão, através de relacionamentos interpessoais, devendo assim tornar-se como princípio básico do tema proposto por Jesus Cristo, qual seja: “amarás ao teu próximo, como a ti mesmo.”

Para que seja possível a realização de relacionamentos saudáveis aos olhos de Deus, faz-se necessário que primeiramente haja o autoconhecimento que pode ser realizado por meio de observação e indagação sobre a sua própria vida, conhecendo-nos melhor consequentemente nossos relacionamentos serão melhores.

Existem características que são completamente nocivas aos bons relacionamentos, sendo algumas delas: a crítica, a intolerância, a sofisticação, as suspeitas, o cinismo, os preconceitos, as reações rancorosas, o orgulho, a rejeição e a inacessibilidade. Portanto, deve-se rejeitar da vida do cristão todas essas características, que não devem fazer parte do seu caráter.

Os principais relacionamentos ocorrem no seio da família estabelecida por Deus, a família deve ser o centro da nossa atenção e cuidado, porque Deus ama a família e opera maravilhas naquelas que estão no centro da sua vontade. Portanto os relacionamentos familiares devem ser guiados através de um caráter cristão moldado nos termos da Palavra de Deus.

Outro tipo de relacionamento que ser abordado é o relacionamento com a liderança que pode ser eclesiástica ou civil, devendo o cristão a ambas obediência, prestação de contas e submissão.

Por fim falaremos dos relacionamentos profissionais nos quais devem ser observados tanto os direitos e deveres dos empregados, como dos empregadores, colocando-se cada um no seu lugar respeitando as ordenanças da Palavra de Deus.

3 VIRTUDES CRISTÃS

Primeiramente vale destaca que todo cristão enfrenta constantemente uma batalha dentro de si, um confronto entre a carne e o espírito, isso ocorre porque o Evangelho nos liberta do poder do pecado, contudo não da natureza carnal.

Nesse aspecto é de extrema importância frisar que é apenas pelo poder do Espírito Santo que podemos andar em vitória contra o pecado. As nossas escolhas e atitudes estão classificadas em obras da carne e frutos do espírito.

Entre as obras da carne podemos elencar: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, invejas, bebedices, orgias, entre outras mais semelhantes a estas.

Em contrapartida os frutos do Espírito são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, entre outras virtudes concedidas por Deus.

Saliente-se ainda que todo cristão deve buscar as qualidades elencadas pelo apóstolo Pedro em 2 Pedro 1.5-11, quais sejam: a excelência moral, o conhecimento, a perseverança, a piedade e a fraternidade.

Assim concluímos que enquanto as obras da carne se originam no nível humano e carnal, os furtos do Espírito são resultado de uma ação divina, onde o ser humano deve apenas submeter-se ao poder de Deus e permitir sua ação.

4 IMITANDO A DEUS

Para que seja possível uma vivência cristã com real agir de Deus é necessário que haja santificação, ou seja, a escolha de realmente viver separado do pecado. A aproximação de Deus e a separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com