TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida De Obediencia

Trabalho Universitário: Vida De Obediencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  7.548 Palavras (31 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 31

Capítulo 1

PORQUE DEVO OBEDECER?

Existe um assunto no mundo de hoje que não é muito comum. Não é também um assunto muito popular nas classes carismáticas. Na verdade, não é um assunto popular em qualquer classe. E é soletrado “Obediência”.

Isto parece como se você quisesse falar algo que você quer a tanto tempo não envolvendo a aderência de um conjunto de leis, regras ou regulamentos. Talvez a razão porque as pessoas não gostam de falar sobre obediência é porque, no passado “obediência” carregava uma conotação negativa como “não faça isso”

Nesse contexto, obediência era usada freqüentemente para um conjunto de regras e regulamentos que não estavam necessariamente em linha com a Palavra de Deus.Estes eram realmente os façam e não façam da tradição. Mas, quando você começa a estudar sobre o assunto atualmente, obediência é o tema fundamental de toda a Palavra de Deus. Quão precioso é este assunto para a Igreja do mundo hoje!

Você não pode receber a salvação sem obediência! Isso é verdade! Você tem que obedecer a Deus e viver em linha com a sua Palavra a fim de aceitar a Cristo como seu Salvador.

Em Gênesis nós vemos obediência e desobediência através da perspectiva de Deus com os filhos de Adão que vieram para adorar a Deus. Abel conformou-se com as leis de Deus e trouxe o correto sacrifício de animal como ele supunha estar de acordo com as instruções de Deus. Mas Caim queria vir a Deus do seu próprio jeito. Ele queria ser reconhecido e aprovado por Deus trazendo o sacrifício do seu jeito, não do jeito de Deus – e ainda assim receber as bênçãos de Deus!

Então Caim, sendo um fazendeiro, trouxe o trabalho de suas mãos – os frutos da terra– e ofereceu-os no altar. Mas Deus recusou seu sacrifício. Porque? Porque Deus tinha no início contado ao homem como agradá-Lo, e por isso como receber Dele. Então, a própria desobediência de Caim fez receber de Deus absolutamente o impossível.

Você notará no Velho Testamento que ninguém jamais entrou em problemas até que eles desobedecessem às leis de Deus. O mesmo modo é verdade no Novo Testamento. E hoje, nós não entramos em problemas a menos que nós desobedeçamos a Palavra de Deus. Naturalmente você percebe que a Palavra de Deus é Sua lei. Contudo, o tema fundamental da Palavra de Deus é obediência sem negociações.

Muitas pessoas têm problemas com isto. Eles dizem, por exemplo, que eles não podem conservar os Dez Mandamentos. Mas você não precisará se preocupar com os Dez Mandamentos se você apenas lembrar-se de um mandamento: “Obedecer ao Senhor teu Deus de Todo teu coração!”

Deus é o Criador de todas as coisas. Ele é o único que pode colocar em movimento as leis da Sua Palavra, e nós não temos direito ou autoridade para negociar com Ele. Deus é a Autoridade Final.

Habitualmente as pessoas que estão tendo dificuldades de se alinhar com a Palavra de Deus são aquelas que realmente não querem obedecer a Deus em primeiro lugar. Eles querem apenas encontrar uma saída na Palavra de Deus. Mas com Deus é sim ou não. Com alguns cristãos é “talvez seja”.

Mas veja, Deus tem sido específico em Sua Palavra, tanto que nós temos um caminho bem definido para seguir, onde não há confusão. A estrada assina na Palavra de Deus e não são confusas, ou com dificuldades. Além do mais, elas sempre nos guiarão para a vitória e eventualmente para o céu. Simplesmente coloque, aquela estrada que tem como sinal “Obedeça a Deus em Sua Palavra!”

Obediência a Deus pela Sua Palavra é um assunto para este dia e época e vital para o Corpo de Cristo, entretanto é algo que precisamos olhar cuidadosamente.

Como um cenário das escrituras, vamos voltar para I Samuel 15:1: “Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel, atenta pois agora às palavras do Senhor.”

Samuel está dizendo a Saul para escutar cuidadosamente o e então confiar em fazê-lo. Isso é o que significa “escutar com atenção”.

Samuel foi contar a Saul o que o Senhor dos Exércitos disse para fazer: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel – ter se oposto a Israel no caminho quando este subia do Egito. Vai pois agora e fere Amaleque e destrói totalmente a tudo o que tiver e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” (I Sm 15:2-3)

Mas ao invés de obedecer a Deus, nós lemos no verso 9: “E Saul e o povo pouparam a Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente, porém, toda coisa vil e desprezível destruíram.” (I Sm 15:9)

Para obter o impacto completo desta história, e para entender a natureza real da desobediência de Saul, você deve perceber exatamente como Saul pecou. Depois que Saul tinha saído para a batalha, ele tinha feito o que a lei normalmente exigia dele. Quando Israel vencesse uma batalha eles eram exigidos a trazer de volta sacrifícios para oferecer a Deus pela vitória. Nós podemos chamar isto de uma oferta de “ação de graças.”

Em qualquer outro tempo, o rei Saul teria estado agindo corretamente de acordo com as exigências da lei. Também, em batalhas daquelas, a vitória era dada de acordo com as presas da guerra: todos os gados, cavalos, carroças e ouro. Tudo o que poderia ser salvo era corretamente tomado pelo exército vencedor.

Além do mais, foi costumeiro para o rei conquistador tomar o rei inimigo para exibi-lo em triunfo através das ruas das cidades principais. Isto era considerado uma das maiores provas de prestígio para um rei conquistador, dando-lhe grande credibilidade, não apenas entre seu próprio povo, mas na visão de outras nações também.

Havia apenas um problema no caso de Saul. Deus tinha lhe ordenado: Não traga nada de volta! Saul não podia trazer nada de volta, nem o rei, nem animais nem qualquer preso de guerra!

Agora, naturalmente, nenhuma desobediência é oculta aos olhos do Senhor. Assim, a desobediência de Saul não foi oculta para Ele: “Então, veio a palavra do Senhor a Samuel dizendo: Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor.” (I Sm 15:10-11)

Porque Deus se arrependeu de fazer Saul o rei de Israel? Desobediência! Ele fracassou em obedecer a voz do Senhor!

Para trazer isto em perspectiva, como você supõe que Deus se sente agora, quando seus próprios filhos desobedecem a Ele? Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com