TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencia Cristã

Por:   •  18/8/2015  •  Artigo  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

           INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

  ITQ SC/013

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Chapecó

2015.


  1. INTRODUÇÃO

A temática vivência cristã tem sido um assunto muito comentado por grandes líderes religiosos, porém viver conforme Cristo nos ensinou, esta se tornando mais difícil, já que vivemos num mundo desligado pelas facilidades do Cristianismo atual, onde se ressaltam os benefícios de ser cristão.

Imitar a Cristo é uma missão difícil, deve ser cheia de entendimento e estudo da palavra, ainda oração e autodisciplina, toda via sem esquecer-se do padrão da vida cristã que é o arrependimento.

No texto de Paulo em Romanos 15: 1- 3 ele nos ensina que agrademos ao próximo e não a nós mesmos. Desta forma vivência cristã não é somente comparecer a uma igreja, contudo nos desprender de nós mesmos para exercer a vontade de Deus.

Em 2 Crônicas 7.14 nos diz assim: “Se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. Aconselha-nos acerca de algumas mudanças fundamentais para iniciarmos a vivência cristã.

Tornando- se assim necessário este estudo, com exclusiva necessidade de especificar tais fatos da vivência cristã.

  1. QUESTÃO DE PESQUISA

Como assumir um compromisso com Deus, segundo seus ensinamentos para formarmos nosso caráter como cristão?

  1. OBJETIVO GERAL

  • Pesquisar a importância da formação do caráter na vida cristã;
  • Compreender que todas as ações têm resultados e consequências.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Avaliar através de atitudes á conduta do Cristão;
  • Compreender a necessidade da busca constante do aperfeiçoamento segundo o caráter de Deus;
  • Identificar atitudes, comportamentos e ações desejáveis no dia a dia do cristão.
  1. Justificativa

A vivência cristã é a resposta de transformação que ocorreu desde o arrependimento e conversão, e permanece por tempo indeterminado.

Por meio de deste estudo será possível apontar, algumas regras fundamentais para desenvolver o caráter do cristão, levando em consideração que não é um progresso fácil, mas que não é impossível ao Cristão comprometido com o desejo de aprender o que Cristo nos ensina.

  1. VIVÊNCIA CRISTÃ: A FORMAÇÃO DO CARÁTER

 A Vivência Cristã só pode ser analisada no dia a dia das pessoas, desta forma seria inviável comprovar as práticas Cristãs se não convivêssemos em sociedade. Segundo a Bíblia em atos 2.44: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum” (2009, p.1726). Tal versículo exemplifica como socialmente devíamos testemunhar nossa vivência cristã, aplicando a união, que apenas é admissível à medida que, somarmos outros fatores essenciais.

Vivência Cristã é viver diariamente tendo como padrão ou referencial a vida de Cristo, a prática diária do aprimoramento da personalidade e do caráter humano nos moldes do Senhor Jesus Cristo.

Assim, é importante definir Personalidade como processo gradual, confuso e excepcional de cada indivíduo.  Descende do grego persona, com definição de máscara, caracterizava a “personagem” encenada por atores no palco. Também definida pelo Professor Sinésio como (2013 p 15):

É o conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada individuo, sofrendo influencias decisivas genéticas ou sócio - ambientais.

Desta forma entendemos que a personalidade é a conexão do homem com o mundo que o rodeia. Podendo ser mascarada, porém a personalidade revela o caráter de homem.

Sendo que o Caráter podemos definir como composto de qualidades  boas ou ruins de um ser, que determinaram o comportamento e o pensamento moral. Contrapartida Professor Sinésio define (2013 p16):

O caráter é como uma marca impressa que distingue a pessoa. É espécie de “marca registrada” que cada um de nós constrói, a partir de nossas escolhas e atitudes diárias. É o conjunto formado ou determinado pela maneira de agir de cada pessoa. É formado a partir de nossas escolhas, decisões e atitudes. É aquilo que realmente eu sou, mas que posso mascarar na Personalidade, principalmente quando se trata de uma qualidade não louvável.

Portanto caráter é a imagem, marca que cada pessoa possui ou constrói dentro de si, mas que pode ser moldada conforma a vontade de Cristo.

Certamente que a Fé é um elemento que nos aproxima de Cristo, e é por meio da Fé que prosseguiremos na sabedoria e na unidade, como constatamos em Romanos 1.17 que o justo viverá pela Fé.

Outro elemento significativo são as obras, de maneira que se nossas obras forem contrarias, não poderemos ser imitador de Cristo. Dentre estas obras pode-se ressaltar o perdão, a caridade e o amor como nos é demonstrado em Efésios 4.32 e Colossenses 3. 13 (2009, p 1899, p 1927):

Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou (Efésios 4.32, p 1899).

Suportai-vos uns aos outros, e perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai-vos (Colossenses 3.13, p 1927).

Nos tempos de hoje nos deparamos com uma das maiores adversidades na lacuna da Igreja Cristã acerca da relação dos cristãos com a Palavra de Deus.

Considerando que a Bíblia é um dos elementos imprescindível ao crescimento na vida cristã, nos esbarramos com perguntas, sendo elas: Qual nossa relação com a Palavra de Deus? E em quais momentos de nosso dia a dia está presente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com