TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGAPE: A ESSÊNCIA DO AMOR

Por:   •  12/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR

PAULO HENRIQUE TELES DA SILVA

ÁGAPE: A ESSÊNCIA DO AMOR

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

2016

INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR

PAULO HENRIQUE TELES DA SILVA

ÁGAPE: A ESSÊNCIA DO AMOR

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico, do Instituto Teológico Quadrangular, como requisito para conclusão da disciplina.

Professor: Deuzileni Pereira Vieira

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OS TRÊS TIPOS DE AMOR        

2.1.        Amor Eros        

2.2.        Amor Phileo        

2.3.        Amor Ágape        

3.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O dicionário Aurélio (1988), conceitua amor como afeto, sentimento afetivo em relação a algo, ainda diz que pode ser uma afeição viva por alguém ou por alguma coisa: amor a Deus, ao próximo, a pátria, a liberdade.

O dicionário bíblico também diz que o amor é inclinação da alma e do coração, é um objeto da nossa afeição, paixão, afeto.

A bíblia do Pescador define amor, sendo uma natureza de Deus, sentimento de Deus para com o ser humano, não por méritos próprios. Na epistola de 1 João 3.1 diz: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus”; e no evangelho de João 17:26 diz: “E eu lhes fiz conhecer o teu nome e lhe farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles e eu neles esteja”. 

O amor é um sentimento inigualável, prova disso, ele pode ser dividido ou classificado em três tipos (Eros, Phileo e Ágape), dos quais o Ágape é o mais sublime, mais alto, palavra usada para expressar amor de Deus, é conhecido como um amor sem interesses, um amor que não espera nada em troca do favor oferecido, é o amor que leva a alguém a dar a sua própria vida para salvar outros, resumindo é o mesmo amor de Cristo por nós.

Logo, este trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de amor existentes, dando um foco preferencial ao amor Ágape.

  1. OS TRÊS TIPOS DE AMOR

Na cultura grega, especificamente na forma de falar, existem três nomes ou expressões, cujo significado é o mesmo para o amor: Eros, Phileo e Ágape.

  1.  Amor Eros

Eros vem do grego erotas o que significa “amor romântico”, basicamente este tipo de sentimento está ligado à atração física, fazendo com que as pessoas sintam o desejo de um relacionamento amoroso e continuo (NACIFF, 2010). O amor Eros pode ser representado por um amor carnal ou ainda pode ser sinônimo de relação sexual, é repleto de paixões inebriantes ficando clara a atração física. Eros é constituído do amor pela beleza, obsessão pelo amado e o prazer que provém deste. Este amor é muito perigoso quando não é desfrutado juntamente com Phileo e Ágape, uma vez que Eros pode trazer muita dor (NACIFF, 2010). Na Bíblia Sagrada este é o amor erótico, é um presente que Deus concedeu ao ser humano e pode ser vivido de forma sabia quando o homem integra e unifica corpo e alma.

  1. Amor Phileo

Este pode ser interpretado por um sentimento de amizade, sendo um amor nobre, desapaixonado. Está intimamente ligado com a fidelidade familiar, aos amigos e à sociedade que necessite de igualdade e familiaridade. Em controvérsia com o Eros que é constituído de uma ambição de desejo e apaixonada, Phileo se detém ao carinho e apreço pelo outro (NACIFF, 2010).

Segundo Aristóteles existem três formas de amizade: através do útil (utilidade), do prazer e do bem. Os amigos que a amizade utilitária busca benefícios instantâneos, ou seja, ama-se criar laços, não com o objetivo de uma amizade verdadeira, mas como artificio de possuir vantagens. A amizade baseada no prazer se assemelha com a anterior, busca-se o prazer para ambos. Esses dois tipos são acidentais, quando um dos envolvidos para de ser agradável ou útil, o outro o deixa de amá-lo. E por último a amizade do bem visa amar o outro por aquilo que é (NACIFF, 2010).

  1. Amor Ágape

Esta é a palavra grega para amor no seu melhor. O amor ágape não é como um amor fraternal ou um amor entre um marido e uma esposa. É o mais abnegado amor que existe. Este tipo de amor é o amor que Deus tem por seus próprios filhos.

Este tipo de amor é o que foi exibido na cruz por Jesus Cristo. Em João 3:16 está escrito que “Deus amou (ágape) o mundo que deu o seu Filho unigênito que quem nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ”

Se um marido ou um pai tiver que fazer uma escolha, entre sua família e seus filhos vivos de morrer para eles viverem e ele escolher morrer por eles, isto é semelhante ao que é o amor “ágape” é, mas o amor de Deus é ainda maior do que isso. O amor ágape é aquele que está sempre associado com o amor de Deus e raramente ele ocorre quando se trata de uma pessoa em relação com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com