TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTOS TÉCNICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  4/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO PROFISSIONAL

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL-

POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA)

GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS

INSTRUMENTOS TÉCNICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho desenvolvido para avaliar as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas disciplinas:Planejamento e Gestão em Serviço Social; Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência); Gestão do Sistema Único de Assistência Social – Seus Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional; Desenvolvimento Econômico. Sob orientação da tutora presencial Ana Paula Ferreira Puga.

PROMISSÃO-SP

2016

IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Solange Aparecida da Silva

Data de Nascimento: 04/05/1977

Endereço: Rua Fernando de Noronha, n°175

Bairro: São Pedro

RG: 44.065.447-2 CPF: 283.766.731-30

Estado Civil: Casada

Em 16 de Maio do corrente ano, compareceu a está UBS para atendimento a senhora Solange Aparecida da Silva (39 anos) para consulta com clinico geral. Após ser atendida a mesma foi encaminhada para entrevista com a assistente social dessa UBS. A senhora Solange reside em Lins/SP á três meses, sua família veio refugiada da cidade de Anapu no estado do Pará, devido a ameaça de morte por causa dos conflitos de terra na região. O estado de saúde da senhora Solange inspira cuidados pois tem aneurisma cerebral em estado avançado e necessita de intervenção cirúrgica com urgência. A usuária também desenvolveu um quadro depressivo em função da doença e diante de todas as dificuldades enfrentadas pela família. Solange não compareceu a última pericia agendada no INSS, portanto está há 4 meses sem receber o auxilio doença.

Número de pessoas: 9 Adultos: 5 Crianças: 4

Idade: 18 a 24 (02) 25 a 36 (0)

37 a 49 (02) 50 a .....(0) 00 a 05 (01) 06 a 11 (02)

12 a 14 (01) 15 a 17 (01)

Documento: Certidão de Nascimento (07) RG (09) CPF (08) Carteira de trab. (05)

Cartão do SUS (09 ) Passaporte (0 ) Titulo de Eleitor (05) NIS ( 0 )

Quantos estão matriculados no CEINF 01 No Ensino Fundamental 04

No Ensino Médio 01 Educação Superior 0 Analfabeto 0

Posteriormente, foi realizado visita domiciliar onde se constatou que a família, além da senhora Solange (39 anos) é composta por seu esposo Mauro (39 anos) e seus sete filhos, Kelly (21 anos), Ítalo (19 anos), Antônio (16 anos), José Luiz (14 anos), Isaías (10 anos), Lucas (07 anos) e Sophia (04 anos), sendo os quatro primeiros filhos frutos de outro relacionamento da senhora Solange. Seu esposo trabalha registrado há dois meses como de auxiliar de serviços gerais recebendo R$ 920,00 reais mensais, sendo a única fonte de renda da família. A filha Kelly e o filho Ítalo estão desempregados. Esporadicamente, a filha Kelly faz alguns “bicos” que lhe rende cerca de R$ 300,00 reais mensais. No que tange a questão da escolaridade a genitora informou que os filhos mais velhos já concluíram o ensino médio e os demais estão devidamente matriculados no ensino regular. O casal, Solange e Mauro, não concluirão o ensino fundamental. Solange relatou que há duas semanas o filho Antônio de 16 anos não está freqüentando a escola, pois está andando em “más” companhias. A genitora suspeita que o filho esteja fazendo uso de substância psicoativa. Solange chorou muito durante a entrevista, disse que Antônio sempre foi um bom filho e que ela não sabe o que fazer para reverter essa situação, pois teme que o filho também esteja envolvido com o tráfico.

A família reside em uma casa cedida por um dos familiares de Solange. Sendo uma construção de alvenaria com cinco cômodos: dois quartos, sala, cozinha e banheiro interno. O fornecimento de água e energia elétrica é padronizado. O lixo é coletado regularmente e a residência é localizada numa área urbana em um território com alto índice de drogadição e tráfico de entorpecentes. Em um dos quartos dormem os três filhos menores e os pais e no outro os filhos mais velhos, há duas beliches nesse cômodo. Embora o espaço seja pequeno para abrigar a família, estava bem organizado e asseado. A entrevistada nos informou que está com algumas contas de água e energia elétrica em atraso de pagamento e tem passado por dificuldades quanto à alimentação, não sendo suficiente o salário recebido pelo esposo para sanar todas as necessidades da família. A família não esta cadastrada em nenhum dos programas sociais disponibilizados pelo governo.

Diante das vulnerabilidades apresentadas pela família e a partir de todo diagnóstico levantado, acionamos a rede socioassistencial do município e outros segmentos para garantia dos direitos sociais e civis da família assegurados pela Constituição Federativa do Brasil no Capitulo Il artigo 6:

São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com