TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRA-REFORMA NEOLIBERAL E A POLÍTICA SOCIAL

Por:   •  23/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Pag1. Assim, a década de 1980 para a América Latina, do ponto de vista econômico, não teve bons resultados. No Brasil, houve um aumento da dívida externa, crescimento da inflação e um maior empobrecimento da população como um todo. Os efeitos da crise do endividamento foram muitos: empobrecimento generalizado da América Latina, especialmente no seu país mais rico, o Brasil; crise dos serviços sociais públicos num contexto de aumento da demanda em contraposição à não expansão dos direitos; desemprego; agudização da informalidade da economia; favorecimento da produção para exportação em detrimento das necessidades internas. Em 1989, em Washington, nos Estados Unidos da América é realizado o chamado Consenso de Washington, onde economistas de diversos países latino-americanos, juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo norte-americano se reuniram para traçar pontos no qual os países que gostariam de contrair empréstimos com os órgãos de financiamento teriam que seguir. São eles: disciplina fiscal; racionalização de gastos públicos; reforma tributária; taxa de juros de mercado; câmbio competitivo; maior abertura nas relações comerciais; abertura ao investimento direto estrangeiro; privatização de estatais ineficientes; desregulação econômica e trabalhista e, finalmente, direitos de propriedade.

Este Consenso coloca as bases para uma guinada neoliberal na América Latina, inclusive o Brasil adotando durante a década de 1990 políticas de caráter neoliberal, iniciadas pelo governo do presidente Fernando Collor de Mello, com a abertura econômica e continuada pelos presidentes seguintes, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva, chegando atualmente com Dilma Rousseff.

A Constituição de 1988 é considerada reformadora, porém, com sentido progressista. Entretanto, com o início dos ventos neoliberais, havia o entendimento que a Carta Constitucional era perdulária e atrasada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com