TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DOS MODAIS DE TRANSPORTE

Por:   •  22/6/2017  •  Seminário  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CIDADE UNIVERSITÁRIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

TEMA: MOBILIDADE NO TURISMO

A influência dos modais de transporte no turismo no Brasil

Caxias do Sul

2017


SUMÁRIO

1.        HIPÓTESES        3

2.        OBJETIVOS        3

2.1        Objetivo Geral:        3

2.2        Objetivos Específicos:        3

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        METODOLOGIA        5

5.        DESENVOLVIMENTO        5

5.1 O Transporte como fator de desenvolvimento do Turismo        5

5.2        História e desenvolvimento dos transportes        6

5.3 A importância dos transportes no Turismo no Brasil        9

6        REFERENCIAL TEÓRICO        11

7        CONCLUSÃO        12

8        REFERÊNCIAS        13

  1. HIPÓTESES

Modais de transporte existentes no Brasil podem facilitar e atrair diferentes segmentos de turismo.

A logística de um destino turístico, facilita a prospecção de eventos para a cidade/estado/país.

Com maior número de modais de transporte também aumentam as variações de preços, assim sendo, o destino torna-se acessível, em relação a preço, para diferentes públicos, influenciando no processo de escolha de destino, pelo cliente.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral:

Investigar a influência dos modais de transporte no turismo no Brasil

  1. Objetivos Específicos:

Pesquisar quais os modais de transporte disponíveis no Brasil.

Avaliar qual modal possui maior demanda.

  1. JUSTIFICATIVA

Com o passar do tempo às necessidades dos homens mudaram, a forma de se transportar também evoluiu. Hoje, pode-se dizer que a distância foi vencida: a velocidade permitiu ao homem chegar cada vez mais longe em menos tempo. No século XV houve a expansão marítima, o que possibilitou a saída dos europeus de seu continente. Já no século XIX, o trem se tornou popular, apesar de não possibilitar viagens em altas velocidades. No fim do século, com os avanços tecnológicos, o trem foi considerado um dos modais mais modernos. Também houve um avanço no transporte marítimo devido a criação do motor a vapor.  

Foi através de um trem fretado, que, em 1841, Thomas Cook, possibilitou a primeira viagem de grupo e ficou marcado como o primeiro agente de viagens.

Atualmente o agenciamento se dá de diversas formas, e viabiliza ao turista a escolha do modal de transporte de sua preferência, sendo ele terrestre, marítimo ou aéreo.

Os meios de transportes turísticos se transformam em meios estratégicos para o desenvolvimento, possibilitando a integração econômica e social de diferentes regiões, são considerados de extrema importância na comunicação entre pessoas e facilitam a difusão cultural e o desenvolvimento de bens e serviços.   A existência de diferentes modais facilita o acesso aos limites internos do destino e aos limites do atrativo.  Sem mobilidade não há turismo.

Para os acadêmicos de turismo os modais de transporte são fundamentais, pois fazem parte dos três componentes fundamentais do turismo juntamente com os meios de hospedagem e atrativos. A instituição de ensino deve salientar em suas disciplinas ofertadas e incluí-los no plano de ensino relacionando os três elementos com a disciplina. Também podem influenciar o processo de escolha de destino turístico por parte do turista e das agências de viagens.

  1. METODOLOGIA

A presente pesquisa possui caráter exploratório, segundo Severino (2007, p.123) a pesquisa exploratória busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto, na verdade ela é uma preparação para a pesquisa explicativa. A pesquisa explicativa é aquela que, além de registrar e analisar os fenômenos estudados, busca identificar suas causas[...].

Uma característica interessante dessa pesquisa exploratória consiste no aprofundamento de conceitos preliminares sobre determinada temática não contemplada de modo satisfatório anteriormente. Assim, contribui para o esclarecimento de questões superficialmente abordadas sobre o assunto. (RAUPP; BEUREN, 2003, p.80)

        Para a pesquisa serão utilizados em sua maioria artigos e livros, escritos por autores que foram abordados ao longo do curso, os artigos relatam a importância dos modais de transportes, e os diferentes modais de transporte disponíveis para os turistas.

  1. DESENVOLVIMENTO

5.1 O Transporte como fator de desenvolvimento do Turismo

Existem fatores importantes para o desenvolvimento do turismo, como a coordenação e integração entre sistemas de transportes locais, regionais, nacionais e internacionais, o planejamento do sistema de transporte para elevar a acessibilidade. E também se pode destacar como um dos fatores mais importantes à concorrência entre sistemas e modais de transporte, o qual estimula a redução de preços em favor dos serviços de turismo, afinal, o turismo é um fenômeno de massa e também uma atividade localizada e individual, e ambos requisitam diferentes tipos de transportes e outras infraestruturas.

        Como parte fundamental para que a atividade turística seja realizada, as cidades devem focar na mobilidade como um todo, englobando desde o projeto de uma nova estrada e as condições das já existentes, sinalização, segurança, atendimento dos serviços de transporte oferecidos pela cidade e também na quantidade de modais de transportes disponíveis. É clara a relação entre o fenômeno turismo e os transportes,  o sistema de transportes nos serviços turísticos é considerado como um fator chave na competitividade, seja na dimensão de preço ou qualidade.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com