TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística de sinalização e Acessibilidade

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Logística de Sinalização e Acessibilidade

Curso: Turismo

Professor: Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo

Nome do aluno: Graça Cristina da Silva

Data: 03/05/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, elaborou um vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=UBoSp0-_F-E . Assista ao vídeo e elabore um breve texto, de 08 a 12 linhas, comentando a iniciativa e mencionando quais os tipos de necessidades especiais que são citadas no vídeo, ampliando sempre o conceito de acessibilidade, que no senso comum é confundido apenas como deficiência física permanente. (3,5 pontos)

        O vídeo apresentado cita inúmeros exemplos de pessoas e grupos com necessidades especiais de acessibilidade. Podemos destacar:

  1. Portadores de inaptidões locomotoras São aquelas pessoas que possuem deficiência temporária ou permanente a qual requer aparelhos ortopédicos. Podem ser cadeirantes ou outras pessoas que sofreram algum trauma temporário, provocado por acidentes.
  2. Portadores de inaptidões sensoriais Este grupo é composto por todas as pessoas que possuem alguma deficiência temporária de visão, como utilização de ataduras, ou então que apresentam deficiência permanente, com baixa acuidade visual ou perda total de visão. Neste grupo também se encontram as pessoas com deficiência auditiva, parcial ou total, além de distúrbios da fala.
  3. Portadores de inaptidões físicas São as pessoas que se deslocam com alguma dificuldade, como idosos, cardiopatas, obesos e até mesmo gestantes. Este grupo, apesar de possuir semelhanças com os portadores de inaptidões locomotoras, é caracterizado pela lentidão de movimentos e cuidados ainda mais detalhados, pois exigem tratamento diferenciado não apenas na locomoção.
  4.  Portadores de inaptidões mentais ou culturais Composto por pessoas que possuem diferentes graus de deficiência ou transtorno mental. Também incluímos neste grupo os analfabetos e pessoas que não dominam o idioma local, como estrangeiros ou habitantes descendentes de imigrantes, com pouco contato social (como ainda acontece em regiões interioranas). Estas pessoas possuem diferentes necessidades de comunicação, pois algumas não compreendem os textos escritos na língua nativa, e outras (com deficiências mentais) podem não conseguir interpretar  nem mesmo sinais (dependendo da gravidade do transtorno mental).

       Esta classificação acima exposta foi retirada do livro didático “Logística de Sinalização e Acessibilidade”, UNISUL VIRTUAL Unidade 3.Apresentei-a com o objetivo de melhor explicar a abrangência e diversidade dos exemplos trazidos pelo vídeo acima descrito e para servir de base de esclarecimento ao texto pedido que se segue como resposta a questão.

          O vídeo, ao apresentar os portadores de inaptidões locomotoras, sensoriais, físicas, mentais ou culturais, convida a conscientização e envolvimento da sociedade promovendo a acessibilidade como meio de inclusão social desta parcela significativa da sociedade.

          Segundo o Censo de 2000, 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência e as estatísticas indicam que no ano de 2050 teremos aproximadamente 13,2% de idosos em nosso pais, sendo que esta percentagem significara 34,3 milhões de idosos. (dados obtidos através do livro didático supracitado). Precisamos participar de forma atuante e consciente, cobrando não só do governo, mas da iniciativa privada a promoção e adaptação de ambientes que melhor atendam as diversidades das necessidades especiais.

         Devemos nos recordar que nos mesmos podemos temporariamente necessitar destas adaptações e que e muito importante ampliarmos o conceito de acessibilidade e percebermos que não só o espaço físico deve ser adaptado, mas também o espaço virtual. Sabemos que muitos países já promovem há muito tempo a politica social da acessibilidade. Lutemos juntos, apoiando iniciativas como esta para que ingressemos de forma definitiva na era da inclusão e justiça social.

2. A ORGANIZAÇÃO PARA O MOVIMENTO E O DESPORTO ADAPTADO, também denominada pela forma abreviada OMDA, é uma ASSOCIAÇÃO CIVIL, de Direito Privado, de caráter social, esportivo, educacional, artístico e ambiental, sem fins lucrativos ou econômicos. Visite o site da OMDA http://www.omda.org.br/ e responda:

Dentre os objetivos da OMDA, cita-se: “Oportunizar a prática de atividades físico-esportivas por pessoas portadoras de necessidades especiais em um local adequado e com acompanhamento de profissionais qualificados trabalhando de forma transdisciplinar.”

O que podemos considerar como “ local adequado” ? (3,5 pontos)

         ORGANIZAÇÃO PARA O MOVIMENTO E O DESPORTO ADAPTADO, também denominado pela forma abreviada OMDA, é uma ASSOCIAÇÃO CIVIL, de Direito Privado, de caráter social, esportivo, educacional, artístico e ambiental, sem fins lucrativos ou econômicos. Para cumprir com sua finalidade, a OMDA conta com parceiros e parcerias e dentre eles a Unisul tem um papel muito importante fornecendo acesso aos LOCAIS ADEQUADOS para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas. A OMDA – Instituição que gerencia a equipe de basquetebol em cadeira de rodas Tubarões vem utilizando o Ginásio de Esportes da Unisul, Campus Pedra Branca – Palhoça, onde promove todos os tipos de treinamento na quadra de basquete, na piscina e demais instalações, proporcionando assim a possibilidade de desenvolvimento das tarefas propostas. A colaboração da Unisul, fornecendo o local adequado tem sido de grande importância no desenvolvimento do projeto de inclusão das pessoas com deficiência física, mental, visual e/ou auditiva através da prática de atividades físico-esportivas agregadas a programas de saúde integral, educação, capacitação e conscientização ambiental, sendo estas as finalidades e objetivos propostos pela OMDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (353.2 Kb)   docx (411 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com