TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DE VIAGENS SOER

Por:   •  2/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE LEGISLAÇÃO TURÍSTICA – NOÇÕES - CDC

2016

SITUAÇÃO PROBLEMA

Um passageiro teve a mala roubada na calçada do hotel enquanto as mesmas eram colocadas no bagageiro do ônibus.

a) Como deve o guia resolver a situação sendo que a viagem ainda terá mais 10 dias pela frente.

A primeira coisa é buscar acalmar o cliente que certamente ficará muito nervoso. Em seguida intermediar a situação com relato detalhado ao dirigente do hotel e demais órgãos para as providencias legais cabíveis. É preciso ter habilidade para atender a situação de modo que não interfira demais no andamento das atividades para não atrapalhar os demais. Como a situação não se resolverá imediatamente, é necessário dar apoio ao turista para compras de itens básicos.

b) Quais os procedimentos legais que o guia deve tomar?

De acordo com o Código de Defesa do consumidor, hotel é responsável pelo roubo, neste caso. É necessário a formalização de uma reclamação por escrito, se possível com a presença de testemunhas para a gerencia do estabelecimento para as providências. É importante orientar a vítima do furto para o registro de Boletim de Ocorrência na delegacia.

c) Quais os direitos do passageiro, a quem ele deve recorrer para ser ressarcido do prejuízo.

O passageiro tem direito a ser ressarcido do prejuízo. Feito o procedimento acima relatado, de procurar o Hotel para providencias e não sendo atendido poderá pedir indenização na justiça.

d) Quais são os procedimentos de praxe em uma aduana do MERCOSUL

O Decreto n 6.579, de 05 de fevereiro de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comercio exterior.

O exercício da administração aduaneira compreende a fiscalização e o controle sobre o comércio exterior, essenciais à defesa dos interesses fazendários nacionais, em todo o território aduaneiro.

Os procedimentos de praxe em uma aduana do MERCOSUL são a verificação de documentação dos transeuntes (RG ou passaporte, documentos de veículos), fiscalização e controle de mercadorias, cobranças de tributos, prestação de informações.

Quais são as responsabilidades do guia de turismo em uma viagem aérea.

O Guia de Turismo tem como função informar o turista sobre os atrativos, e mediar o contato deste ambos. Tem responsabilidades voltadas para sustentabilidade local, preservação do meio ambiente e pela valorização da cultura.

A lei 8.623 de 1993 descreve em seu artigo 2º as principais atribuições dos guias de Turismo:

Constituem atribuições do Guia de Turismo: a) acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais ou especializadas dentro do território

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com