TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visita Técnica ao Museu da Misericórdia e a Igreja de São Francisco

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

IFBa

Aluna: Clara Hospedagem

Disciplina: História da Bahia aplicada ao Turismo

Assunto: Visita Técnica ao Museu da Misericórdia e a Igreja de São Francisco.

Como atividade pedagógica da disciplina História da Bahia Aplicada ao Turismo; fizemos uma visita ao Museu da Misericórdia e posteriormente a Igreja de São Francisco, acompanhados pela Profa. Laís Viena, no dia 14 de Dezembro.

Conhecer o Museu da Misericórdia foi conhecer um pouco da história da Cidade de Salvador, pois essa instituição, foi o primeiro hospital da Bahia (1549) , onde uma Irmandade formada por homens de posse foram os benfeitores dessa instituição.

Nas paredes da igreja estão representadas em azulejaria, várias cenas do cotidiano daquela época como: As mulheres carpideiras (mulheres pagas para chorar durante um enterro) , o enterro dos ossos, A procissão do Fogaréu.

Na parte superior da igreja ficava o coro dos músicos, local em que ficava também as jovens que eram cuidadas pelas mulheres da Santa Casa, poderem assistir as missas. O benfeitor João de Mattos Aguiar destinava verbas para esse fim.

A decoração da Igreja tinha os estilos artísticos Barroco, Rococó, Neoclássico, com talhas douradas, no altar central a figura de Jesus é de marfim.

Na parte de trás da igreja ficava: lugar de convivência, uma estátua representando a caridade, o reservatório de água ,a sacristia, na parte de baixo ficava a enfermaria das mulheres, que posteriormente foi desativada dando lugar a um ossuário.

Na parte superior encontra-se: uma imagem de São Jorge, uma árcade para guardar as roupas dos padres onde cada cor de roupa, era usada em um tipo de cerimônia, um lavabo de decoração, namoradeiras (banco nas janelas) com vista aérea, loggia-vista baseada na Arquitetura Italiana para uma área aberta.

Podemos ver também um quadro em homenagem a Santa Barbara, o Salão Nobre com uma grande mesa e várias cadeiras, para reuniões dos benfeitores com o provedor, entre essas existe uma onde D. Pedro sentou-se. Nas paredes azulejos com cenas de Portugal, cujo objetivo ere ensinar educação para as pessoas, também tinha pinturas com as virtudes (figuras femininas representando qualidades), num outro local homenageava o Sr. João de Mattos de Aguiar que criou a casa das mulheres, as crianças que nasciam e eram abandonadas e colocadas na roda, A roda dos expostos ou enjeitados (1726 séc,XVIII – 1935 séc.XX) pessoas que não podia crir seus filho, quem não tinha nome, recebia o do santo do dia e recebia o sobrenome dele (Mattos),a Pupileira pertenci a Santa Casa ainda nesse local encontra-se: peças usadas nas missas, fotos de benfeitores com o envelope contendo as doações nas mãos.

A sala da provedoria ,onde só o provedor utilizava. Havia uma foto de D.Ernestina, viúva sem filhos porém com muitas posses. Um quadro retratando a visita de Maria a Isabel. O bastão do provedor .Fotos de duas mulheres D. Militana e de D. Raimunda Porcina de Jesus essa representada com uma aparência masculina ,nunca foi casada apesar de fazer doação não era benfeitora. Podemos ver uma imagem de São José, coro dos músicos (séc.XVII), e o coro das recolhidas (séc. XVIII).as paredes era de escaiola, lembra mármore mas é gesso. vimos também a sala das vestimentas e dos quatro evangelistas, imagens de São João e Santo Antônio. Antônio de Lacerda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com