TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Visita Técnica ao Museu de Imagens do Inconsciente

Por:   •  13/11/2019  •  Abstract  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha da Visita Técnica ao Museu de Imagens do Inconsciente.

O presente relatório está relacionado à visita técnica ao Museu de Imagem do Inconsciente, localizado no Instituto Municipal Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II), que aconteceu no dia 10 de maio de 2019. No Instituto, fomos recebidos por um guia, que nos contou a história de Nise da Silveira. Logo após, conhecemos o museu.

O Museu de Imagens do Inconsciente foi fundado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira, uma mulher que compreendeu a importância do afeto no tratamento dos doentes mentais, trabalhando com respeito, humanização e defendendo a dignidade e o direito destas pessoas.

Foi um importante nome para a reforma psiquiátrica, para a desinstitucionalização, pois teve a sensibilidade de observar que aquele modelo causava uma mortificação diária, tanto na identidade do eu, quanto da morte literal. Nise criou a Casa das Palmeiras que é modelo de espaço para os CAPs.

No museu tivemos contato com obras de pessoas acometidas com a doença mental, que eram internas do Hospital Pedro II. Como nos foi relatado, existem diversas oficinas ali até hoje, que funcionam como tratamento para aqueles que são acompanhados lá. Tornando-se assim um museu vivo, pois as obras não param de ser produzidas. 

Todas as obras do museu são de pessoas que fazem tratamento no instituto e participam das oficinas, o acervo é composto por obras de qualidade artística e científica produzidas nos ateliês de pintura e modelagem. Todos deveriam tirar um dia para ir e conhecer o quão talentosos são as pessoas que sofrem de transtorno mental grave, para entender que eles fazem parte do nosso convívio e precisam estar incluídos na sociedade.

Ao final da visita o guia nos reuniu na sala de vídeo para assistirmos a um filme sobre como eram os hospitais psiquiátricos antigamente e um documentário com o relato dela a respeito do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com