TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 DE HISTORIA E TURISMO

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 3

Olá, está chegando a hora da nossa AD1. Não perca tempo e comece já a sua produção. Em nosso material didático estudamos logo nas primeiras aulas alguns antecedentes do turismo e conhecemos certas práticas antigas relacionadas ao uso de águas termais que envolviam o ócio e os deslocamentos na Antiguidade. Nesta AD1 propomos uma imersão na história do uso das águas termais brasileiras e temos certeza de que você irá se interessar pelo tema e aprender bastante com este trabalho. Selecionamos um material produzido por uma das principais pesquisadoras da história das águas termais no Brasil, Jussara Marrichi, e propomos que você faça uma reflexão a partir do conjunto desse material para conhecer o percurso histórico desses famosos balneários que atraem grandes fluxos em nosso país e que hoje se reinventam com novas roupagens para atender às características das demandas contemporâneas.

Considere os seguintes materiais:

MARRICHI, Jussara. Da Hidrologia Médica ao Turismo Balneário: apontamentos históricos entre 1894 e 1933. In: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História a ANPUH.  Disponível em:  http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364593827_ARQUIVO_DaHidrologiaMedicaaoTurismoBalneario-Anpuh2013.pdf 

JORNAL SUL DE MINAS ENTREVISTA JUSSARA MARQUES DE OLIVEIRA MARRICHI. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=b46rPlzgAn8

Com base nesse material indicado e em outras referências que você queira adicionar, desenvolva as seguintes questões:

  1. O uso das águas quentes desde o Império Romano já era realizado e foi bastante disseminado ao longo do período moderno. No Brasil, essa prática até o século XVIII não era conhecida.  Explique como se deram os primeiros usos das estâncias termais no Brasil: periodização, finalidade das viagens, crenças e sentimentos da época em relação às águas.

No período do Seculo XIX Os primeiros usos da agua eram em torno da medicina. As crenças era de que a agua curava e os sentimentos de esperança por causada suposta cura que a agua trazia ç] W

  1. Que práticas culturais começaram a surgir em torno do uso dessas águas medicinais na virada do século XIX para o século XX?
  2. A autora indica uma mudança de usos, comportamentos e expectativas quanto às águas termais por volta dos anos de 1930. Caracterize essas mudanças e relacione-as ao contexto da urbanização das cidades.
  3. Pesquise e cite duas estâncias hidrotermais de grande atratividade turística no Brasil da atualidade e aponte as mudanças ocorridas em relação ao uso dessas águas em outros tempos de nossa história. Dica: você pode assistir peças promocionais desses destinos escolhidos no Youtube e ver que elementos são destacados pelo marketing turístico atual e quais as inovações existentes nesses espaços.
  4. Comparando o uso das águas termais na Antiguidade, estudado em nosso material didático, com o que é feito na atualidade no Brasil, que diferenças básicas você consegue identificar?

É fundamental que você leia o texto indicado, estude a aula Aula 1 de nosso material didático e assista à entrevista com a pesquisadora Jussara Marrichi para realizar esta tarefa, podendo acessar outras fontes que achar interessante. Caso necessite, entre em contato com nossos tutores presenciais e a distância, que estão a postos para auxiliá-los sempre que preciso. Não deixe para cima da hora e seja pontual na postagem do trabalho na plataforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com