TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arenas Olimpiadas Rio

Por:   •  19/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

CONDIÇÕES ATUAIS DAS ESTRUTURAS

FÍSICAS DAS ARENAS (GINÁSIOS) PARA

A OLIMPÍADA RIO 2016

2017

Índice

1. Introdução ...................................................................................................................3

2. Desenvolvimento ........................................................................................................4

3. Considerações Finais .................................................................................................. 9

4. Fonte da Pesquisa ......................................................................................................10

5. Anexos ......................................................................................................................11

6. Justificativa Para a Execução do Trabalho ...............................................................13

 

Introdução

Ano passado, a cidade do Rio de Janeiro sediou o maior evento esportivo do mundo: “As Olimpíadas 2016”.

Este evento recebeu atletas do mundo todo, e para tanto os governos federal, estadual e municipal construíram grandes estruturas para que todas as competições fossem realizadas, estruturas estas denominadas “Arenas (Ginásios)”.

O objetivo deste trabalho é analisar como se encontram a maioria destas arenas (ginásios), nos dias atuais.

Através desta pesquisa, verifiquei que estas arenas encontram – se pouco utilizadas para eventos esportivos ou nem sequer tiveram um destindo ainda, estando inclusive a maioria praticamente parada.

Neste trabalho de pesquisa abordarei como esta a situação de algumas destas estruturas, nos dias atuais, desde seus funcionamentos, até os custos onerosos para os cofres públicos, os problemas sociais ocasionados com a desocupação dos moradores que ali habitavam, bem como os seus reais estados de uso e/ou abandono.

Desenvolvimento

Com o encerramento das Olimpíadas 2016, sediada na cidade do Rio de Janeiro, as arenas (ginásios) e toda a estrutura montada para o evento passaram a ser uma grande preocupação para os seus organizadores, visto que não desejavam repetir o que se viu em outras sedes ou mesmo em território brasileiro, depois da Copa do Mundo, com o surgimento de uma onerosa coleção de arenas, estádios e ginásios desprovidos de qualquer serventia.

No caso do Rio, são 32 instalações esportivas disponíveis para uma função. Algumas delas eram temporárias e foram desmontadas, como a estrutura para o vôlei de praia erguida na praia de Copacabana. Mesmo assim, sobram muito mais espaços de competição do que qualquer cidade do mundo necessita, a menos que tenha uma Olimpíada a realizar.

A princípio o Ministério do Esporte e a prefeitura do Rio de Janeiro apresentaram a sua estratégia para transformar os potenciais elefantes brancos em legado olímpico. A base do plano seria destinar as instalações para o desenvolvimento do esporte de base e o treinamento de atletas brasileiros de alto nível, criando condições para que o Brasil vá aos próximos jogos melhor preparado. Assim, depois de uma série de adequações, o Parque Olímpico e o Complexo Esportivo de Deodoro, os dois principais espaços de competição, dariam origem aos Centros Olímpicos de Treinamento (COT).

No que diz respeito ao Parque Olímpico, existia algumas estruturas desmontáveis, e a idéia seria de desmenbrar o Parque Aquático em três partes, que seriam destinadas a diferentes cidades brasileiras, enquanto a Arena do Futuro seria reciclada na forma de quatro escolas e outras concedidas à iniciativa privada (caso da Arena Rio, que sediará eventos e shows). A maioria dos espaços, no entanto, seria readequado para se tornar local de treinamento — sendo anunciado que isso tudo seria viabilizado por meio de convênios entre o Ministério e as respectivas confederações esportivas, que assumiriam encargos da manutenção. Também sendo citadas inclusive parcerias público-privadas.

Nos dias atuais vejamos a seguir como encontram – se algumas dessas estruturas:

  • Parque Olímpico da Barra

Prometido como um dos maiores legados da Olimpíada, o Parque Olímpico da Barra, na zona oeste do Rio, não dispõe de uma programação permanente para movimentar as instalações: as Arenas Cariocas 1 e 2, Arena 3, Velódromo e Centro Olimpíco de Tênis. Foram realizados nesses 12 meses eventos pontuais.

Entre eles estão Brincando com Esporte, com a participação de cerca de 700 crianças e adolescentes do Rio; a etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia; o Rio Bike Fest; o Circuito Interestadual de Tênis de Mesa; o Gracie Pro Jiu-Jitsu; o Tênis Rio Classes 2017 e ainda o Programa Esporte e Cidadania para Todos, que reuniu aproximadamente 450 crianças.

Das instalações, quatro estão sob administração do governo federal: as arenas 1 e 2, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis. Em busca de dinheiro para a manutenção dos equipamentos esportivos, orçamento para treinamento de atletas, competições esportivas e até realização de shows, a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) - responsável por essas unidades e vinculada ao Ministério do Esporte - tenta o apoio da iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que está sendo elaborada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), porém sem data para sair.

Segundo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani:

 “O nosso planejamento é fazer a concessão até o segundo semestre do ano que vem. Essa é a meta traçada com o BNDES”.

Para tanto são necessários R$ 45 milhões para custeio, manutenção, limpeza e segurança. De acordo com o ministro, os equipamentos têm sido usados para sediar eventos ligados a programas sociais, que atendem crianças e adolescentes.

Um fato ocorrido na madrugada do dia 30/07, foi um incêndio no Velódromo, que atingiu o teto da instalação. A unidade, que tinha programação agendada, precisou ser fechada para reparos. As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas, a princípio pode ter sido provocado pela queda de um balão. Atualmente, são gastos R$ 11 milhões para a manutenção do local, incluindo a refrigeração necessária para a pista de madeira siberiana. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (912 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com