TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olimpiadas Rio 2016

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASO “Olímpiadas Rio 2016”

1 - Listar os problemas ocorridos para que a situação chegasse no estágio atual.

Após uma analise de todos os problemas encontrados percebemos que entre os pontos que se deve ter maior atenção estão à demora na homologação da Matriz de responsabilidade o que pode gerar risco de atraso na execução e conclusão das principais obras dos jogos.

Problemas em relação à falta de transparência em alguns projetos com apenas uma descrição genérica também a uma certa indefinição quanto aos projetos ou às ações que o Comitê Rio 2016 repassará para o poder público.

Devido a atrasos no processo licitatório das olimpíadas o orçamento inicialmente  previsto na candidatura brasileira  vem sofrendo varias alterações o que era de R$ 28,8 bilhões com atualização do orçamento, o custo da Olimpíada de 2016 já alcançaram R$ 37,6 bilhões.

Com relação as obras dos jogos olímpicos identificamos que os prazos estabelecidos para conclusão são muito curtos o que representa um risco para realização do evento, além de possibilitar um aumento nos custos a falta de qualidade e segurança nas construções.

O Parque Olímpico Deodoro, dedicado a disciplinas como esportes hípicos, tiro e hóquei na grama, não ira começar no prazo estabelecido  Uma greve dos trabalhadores paralisou a obra do Parque Olímpico da Barra, onde deve ser instalado o Velódromo e a Arena de Handebol.

O estádio Engenhão, previsto para abrigar as competições de atletismo, está fechado há um ano, devido a problemas de estrutura na sua parte superior. A reforma já deveria ter começado, mas enfrenta atraso.

Empreiteiras envolvidas nas principais obras olímpicas estão sendo investigadas pela policia federal na operação lava jato.

A falta de um planejamento de realocação das famílias nas áreas de construção do Parque olímpico gerou atraso na remoção o que impactou no inicio das obras.

Outro problema agravante citado pela Federação Internacional dos Jogos de Verão é a poluição na Baía da Guanabara, onde serão disputadas as provas de vela. Diariamente são despejadas na baía milhares de litros de águas residuais sem qualquer tipo de tratamento esta obra tem um papel muito importante na questão do legado para população do Rio de Janeiro assim como as obras transporte publico, a questão da segurança publica, telecomunicações entre outras.

2 - Explicar o que esse atraso representa em termos de Escopo, Custo e Qualidade para as obras e o para evento.

A sequencia de falhas no gerenciamento deste projeto, demostra que o escopo sofreu algumas alterações devido a dificuldade de mensurar os custos do projeto gerando também alterações no prazo o que muito preocupante uma vez que esse tipo de evento não pode ser adiável.

Existe também uma preocupação com a falta de controle de qualidade e gerencial nas licitações das olimpíadas que representa um risco no orçamento final e no cronograma das obras, o que deve levar a um aumento considerável dos recursos devido aos prazos que estão bastante justos, podendo assim comprometer  qualidade final dos projetos que serão o grande legado das olimpíadas para o povo do Rio de Janeiro

O artigo da Revista Veja tem como tema principal falar sobre a falta de planejamento orçamentária das olímpiadas do Rio 2016.

Após o anuncio das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o principal ponto levantado pelas autoridades é a questão do legado das olimpíadas, e o que de fato vem acontecendo é a falta de transparência nos orçamento e de como e quando esses investimentos serão finalizados.   Desde que o projeto começou não se tem um orçamento completo as contas públicas ainda são imprecisas.

A Matriz de Responsabilidades da Olimpíada de 2016, documento que deveria detalhar como e quanto cada projeto recebe de investimento não se encontra finalizada.

Os projetos de infraestrutura e de mobilidade urbana ficaram fora da Matriz de Responsabilidades e os custos só serão divulgado em meados de março/16. Como as obras de infraestrutura urbanística ficaram fora da Matriz de Responsabilidades, legalmente não há garantia de que serão entregues antes da Olímpiada, um exemplo de projeto é a Transbrasil, corredor de BRT que deveria fazer a ligação  do Aeroporto Santos Dumont ao parque esportivo de Deodoro, só deve estar pronto no fim de 2016 assim como despoluição da Baía de Guanabara que também não será concluída até o inicio das olimpíadas. Estes projetos foram compromissos assumidos perante o Comitê Olímpico Internacional para conseguir a realização da Olimpíada de 2016 no Rio.

        

3 - Listar o que poderia ser feito para mitigar o atraso.

Varias ações poderiam ter sido tomadas para mitigar o atraso desta obra como um plano de execução de projeto bem definido com todas as suas áreas de responsabilidades mapeadas.

Um controle gerencial nas licitações das olimpíadas de forma que gerencie os prazos, custos e que garanta a qualidade do empreendimento de acordo com o licitado.

Reuniões de projeto com os gerentes responsáveis e emissão de relatórios semanais com o acompanhamento dos cronogramas avaliando o planejado x real, avaliando possíveis cenários críticos de cada obra traçando planos de recuperação com auxilio de especialistas da área especifica.

Plano de contratação de empresas qualificadas para a construção do empreendimento, através de licitações com suas especificações e escopo bem definidas.

Acompanhamento e monitoramento das obras no campo com ajuda de um técnico especializado tendo como base a programação das atividades relacionadas no cronograma do projeto.

Avaliar se a Matriz de Comunicação do projeto está sendo entendida e acordada por todas as partes.

Realizar auditorias internas com o objetivo de verificar a regularidade, prazos, custos e a qualidade das obras para os jogos.

4 - Expor a percepção dos stakeholders (população carioca, COI, COB, atletas e demais expectadores) sobre os jogos olímpicos Rio 2016.

A população carioca, após a Copa do Mundo, demonstra menos otimismo com os benefícios que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos podem trazer para a cidade, os gastos públicos ainda são motivos de grande desconfiança da população que enxergam à possibilidade de desvio de dinheiro a má utilização da verba pública e redução de investimentos na área da educação, saúde e segurança publica tem influenciado de forma muito negativa a percepção da população para os jogos olímpicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (146.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com