TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSOS DE LICENCIATURA EM TURISMO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  18/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CURSOS DE LICENCIATURA EM TURISMO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ALUNO: LUIZ TOSHIO GOMES TSUDA

MATRÍCULA: 11215100077

POLO: ANGRA DOS REIS

AP2

RELATÓRIO FINAL

As observações das aulas em Turma Base foram realizadas na turma 6A, do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Amélia Araújo Lage, situada no distrito de Garatucáia, Angra dos Reis.

A turma é composta por 24 alunos. Diferentemente das escolas das grandes cidades, os alunos desta escola são mais “tranqüilos”, devido ao número de alunos na turma e por serem do interior.

Durante as observações pude perceber a dedicação e talento da Professora Vera Lúcia em suas aulas, utilizando técnicas pedagógicas para não deixar as aulas monótonas.

Com a faixa etária entre 12 e 15 anos a turma 6A é heterogênea. Quando estão registrando as atividades em seus cadernos os alunos muitas vezes reclamam, pois não gostam de escrever, mas são participativos durante a apresentação dos conteúdos e das atividades. Desta forma entendi o porquê da desenvoltura da regente ao ministrar suas atividades, fazendo de tudo para atrair a participação da turma.

A professora tem um bom relacionamento com a turma. Ela mostra ser uma pessoa muito alegre e espontânea e flexível, buscando sempre motivar os alunos.

Cabe ressaltar o número insuficiente de livros didáticos distribuídos pela prefeitura para a escola nos últimos, que impossibilitou que os livros fossem cedidos para os alunos, ficando esses de posse da escola e emprestando diariamente para os alunos, para utilizá-los durante a aula e devolvendo ao fim da aula para que outras turmas possam usufruir, prejudicando a aprendizagem dos alunos, pois não permite a consulta ao livro em casa.

O primeiro contato com a turma base foi no dia 23 de março, fui apresentado à turma e observei a aula Cadeia Alimentar e Fotossíntese e correção de exercícios. No dia 29 de março participei de uma aula passeio de Geografia até a uma praça próxima a escola onde foi abordado o tema paisagens. Auxiliei o professor na condução dos alunos e na execução dos exercícios. No dia 19 de abril observei a aula de revisão para a prova de Geografia. No dia 31 de maio observei a aplicação e correção do teste de Ciências.

Em observações em turmas diferentes realizei as seguintes atividades: No dia 19 de abril, na turma 7A, observei revisão para a prova de Ciências. No dia 17 de maio participei de uma aula passeio com as turmas 8A e 8B – Geografia, História, Ciências e Matemática. No dia 25 de maio observei revisão de prova na turma 6B e na turma 7A. No dia 26 de maio correção do exercício de Matemática na turma 8A e no dia 31 de maio, aplicação de teste de Ciências na turma 7A.

As coparticipações foram nas aulas passeios, dos dias 29 de março e 17 de maio, em uma organização de material de apoio didático e em uma reunião da coordenação pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com