TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial e plano de Curso do Estágio Supervisionado II

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO TURISMO E ARTES

CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO

JOEVAN SILVA DE OLIVEIRA JÚNIOR

Relatório Parcial e plano de Curso do Estágio Supervisionado II (Externo)

João Pessoa

2017


[pic 3]

SUMÁRIO

Considerações Gerais .........................................................................................

03

Considerações Específicas .................................................................................

04

Análise Preliminar Ciclo II ...............................................................................

04

Análise Preliminar Ciclo III ...............................................................................

04

Análise Preliminar Ciclo IV ...............................................................................

04

Proposições de Trabalho .....................................................................................

05

Plano de Curso ....................................................................................................

06

Referências Bibliográficas ..................................................................................

07


[pic 4][pic 5]

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O período de observação do estágio supervisionado ocorreu na Escola Muncipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, no bairro de Mangabeira I, na cidade de João Pessoa. As turmas observadas, durante as aulas de Arte ministradas pelo professor Josenilson Cavalcanti, correspondem aos Ciclos II, III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada turma tem duas aulas por semana com duração de quarenta e cinco minutos cada durante o período da noite. O Professor titular da disciplina tem Graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas e Especialização em Representação Teatral pela UFPB.

Como base para o planejamento das aulas, o professor usou os livros didáticos adotados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa que são: VÁRIOS AUTORES. EJA 8º, v 3, 2ª edição, São Paulo, IBEP (Coleção Tempo de Aprender), 2009; VÁRIOS AUTORES. EJA 9º, v 4, 2ª edição, São Paulo, IBEP (Coleção Tempo de Aprender), 2009.

As aulas tem um enfoque voltado para as artes visuais, seguindo a estrutura de leitura, discussão e atividade sobre o tema, normalmente, desenho, colagem, pintura. A realização desse tipo de atividades acaba sendo facilitada pelo próprio material que os alunos recebem para a disciplina, basicamente caderno de desenho, lápis de cor, tesoura, cola, réguas, estas ultimas, também, utilizadas nas aulas de matemática.

Não há espaço especifico para as aulas de arte escola, em particular para trabalhar com teatro. As aulas ocorrem na sala de aula regular, um espaço pequeno formado, basicamente, por um paredão de janelas de um lado e a porta do outro, com dois ventiladores, um quadro negro e mural pintado no fundo. A sua disposição é de uma media de 6 fileiras de mesas e cadeiras duplas, em filas. Nas turmas mais numerosas quase não cabem os alunos, o que dificulta a realização de trabalhos mais corporais.

Do lado de fora há um pátio, um quadrado fundo, com dois lances de escadas circundando o espaço e uma rampa lateral que fica ao lado da lanchonete O chão não é o mais adequeado e também não é um espaço limpo o suficiente para os alunos irem para o chão. Outro problema é que ele fica de fente para as outras turmas o que causa dispersão dos alunos.

Uma questão que me chamou a atenção foi a grande evasão de alunos no turno da noite, com turmas muito pequenas. Segundo o professor Josenilson, é normal a evasão na EJA, pelo perfil do público atendido nesse turno, normalmente pessoas de mais idade ou que vem de uma longa jornada de trabalho. Contudo, o professor aponta que houve um aumento significativo no numero de desistências durante o seu período de afastamento. Uma das explicações para isso foi dada pelos próprios alunos. Como o professor Josenilson teve que se afastar durante o terceiro bimestre em decorrência de um acidente sofrido, as aulas ficaram a cargo de um substituto. O problema é que a direção, ao invés de chamar um professor de Arte, colocou um funcionário da própria escola. Alguns problemas aconteceram na condução das aulas e muitos deixaram de frequentar nos dias da disciplina de Arte.

CONSIDERAÇÕES ESPECIFICAS

Ciclo II

Análise Preliminar

A turma é pequena, com média de 10 alunos, é formada por adultos e idosos. Há dois alunos com deficiência, uma senhora com um grau de deficiência mental e um rapaz com deficiência motora. O principal problema da turma é o grau de alfabetização. Em maior ou menor grau há dificuldades de leitura e, principalmente, de escrita. Os alunos conseguem copiar o que é colocado no quadro, por exemplo, mas não sabem, necessariamente, o que estão copiando. Em contraponto, a turma é extremamente aberta e participativa a atividades que não envolvam a escrita.

Ciclo III

Análise Preliminar

A turma é igualmente pequena como no Ciclo II, mas diferente da anterior, é composta por adultos, idosos e adolescentes. Majoritariamente formada por homens, não tem problemas de alfabetização como na turma anterior, mas, em compensação, é mais resistente às propostas.

Ciclo IV

Análise Preliminar

O Ciclo IV é o mais numeroso com cerca de 20 jovens, adultos e idosos. O maior problema da turma é a bagunça causada pelos mais jovens que não só atrapalham como são a causa da reclamação e evasão dos mais velhos.

PROPOSIÇÃO DE TRABALHO

O plano de curso será orientado pelas seguintes questões: Segundo consta no planejamento da disciplina, no quarto bimestre o eixo temático a ser trabalhado é Artes Visuais e o conteúdo programático é Arte e resistência. A Prefeitura Municipal de João Pessoa adotou as questões étnico-raciais como tema unificador a ser trabalhado pelas escolas do município, tendo em vista o dia da consciência negra no mês de Novembro. A escola na qual desenvolverei o projeto de estágio decidiu trabalhar com Zumbi dos Palmares, figura histórica da luta e resistência negra no Brasil e que lhe dá o nome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com